Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Um viva aos educadores!

Fontes de inspiração que nos capacitam a desenvolver nossa humanidade de forma plena e verdadeira

ícone de compartilhamento

Redação

15/10/2024

Um viva aos educadores!

Hoje, 15 de outubro, é o Dia do Professor. Nos anos 1980, era comum perguntar às crianças o que elas queriam ser quando crescessem e ouvir de resposta: “Quero ser professor!”

Mesmo que deixem a escola, as jovens vidas jamais se esquecem dos bons professores que cuidaram delas. Com certeza, em meio aos senhores, deve haver aqueles que passaram a aspirar o sonho de se tornarem educadores por conta da existência desses professores em sua vida.¹

Com o passar do tempo, algumas pessoas escolheram outras profissões, porém, a admiração pelos amados professores permaneceu.

A Soka Gakkai é uma organização que surgiu a partir de dois excelentes educadores, Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda. Eles foram professores humanistas que criaram ternas lembranças em seus alunos, não apenas pelos aprendizados mas também pelo respeito e carinho que dedicavam aos alunos.

Daisaku Ikeda, terceiro presidente da Soka Gakkai, ao compartilhar sua profunda aversão à guerra, comentou:

Em 1947, conheci Josei Toda, um educador extraordinário. Ele e seu mestre, Makiguchi, foram aprisionados por se oporem às guerras e às invasões japonesas. Makiguchi morreu na prisão e Toda sobreviveu aos dois anos de encarceramento. Quando ouvi isso, aos 19 anos, compreendi em meu coração que ali estava alguém que, por suas ações, merecia minha confiança. Decidi seguir Toda como meu mestre da vida. Josei Toda sempre defendeu com inabalável convicção a ideia de que a humanidade só poderia se libertar dos horrores da guerra criando novas gerações de cidadãos imbuídos de profundo respeito pela dignidade da vida. Por essa razão, ele sempre deu prioridade máxima à educação. A educação é um privilégio que só os seres humanos possuem. É a fonte de inspiração que nos capacita a desenvolver nossa humanidade de forma plena e verdadeira e cumprir nossa missão de vida com serenidade e confiança. (...) A principal tarefa da educação deve ser a de assegurar que o conhecimento sirva para fortalecer as ações em prol da felicidade e da paz.²

Atualmente, a educação Soka está presente em vários países. No Brasil, além de estar concretizada no sistema de educação formal por meio do Colégio Soka do Brasil, temos a Coordenadoria Educacional da BSGI (CEDUC), que completou 40 anos e, no último domingo, realizou um encontro comemorativo no Centro Cultural Campestre, em Itapevi (SP).

Um viva aos educadores

Foto do encontro comemorativo aos 40 anos da CEDUC da BSGI (Brasil Seikyo)

Num ambiente de alegria contagiante, os participantes tiveram a oportunidade de reconfirmar a missão como educadores Soka.

Um vídeo intitulado "A educação é minha vida" apresentou emocionantes relatos de Crystina Ranieri, diretora pedagoga em Diadema (SP), Arieli Colella, vice-diretora de uma creche na Irlanda, e Caroline Hasheda, ex-aluna do Colégio Soka do Brasil que compartilhou como a educação que recebeu moldou sua vida e influenciou profundamente sua identidade.

Ju Colombo subiu no palco para prestar uma emocionante homenagem aos veteranos da CEDUC e enaltecer a importância dos pioneiros que, ao longo de 40 anos, contribuíram para fortalecer e expandir a educação Soka. A Sra. Dirce Iwamoto, que teve um papel fundamental na construção dessa história, também foi homenageada.

A segunda parte do evento foi transmitida pelo Youtube e contou com mais de mil visualizações. Iniciou com um vídeo especial que celebra os 40 anos da CEDUC da BSGI. Em seguida, teve o juramento do educador Soka e relatos inspiradores das educadoras Débora Valença, de Fortaleza (CE), Tatiane da Conceição Carneiro, do Rio de Janeiro (RJ) e Raquel Tonetto, de Ribeirão Preto (SP).

Nesse dia, foi apresentado o plano de ação da CEDUC para 2025, o qual tem como um dos pilares o projeto Magia da Leitura. Outro destaque foi o lançamento de um clube virtual de leitores que terá sete encontros programados para discutir o livro O Pastor Batista e seu Mestre Budista, de autoria de Lawrence Edward Carter Sr.³

A mensagem especial de felicitações enviada pelo presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, foi lida pelo vice-presidente da BSGI, José Luiz Prieto. 

Ao afirmar que “Os senhores são a força fundamental para moldar a sociedade e influenciar positivamente a era em que vivemos”, o presidente da Soka Gakkai destacou que a missão de cada educador é imensa e essencial para o renascimento do século 21.

Ele também encorajou os educadores a manterem o orgulho de serem porta-estandartes dessa transformação, irradiando a energia do Buda e iluminando o futuro do Brasil e do mundo com a prática diária da oração, do estudo e da ação.

Um viva aos educadores!

Ardísia Farias, coordenadora da CEDUC, expressou sua admiração por todos que venceram as adversidades para estar ali presentes e enalteceu a trajetória da CEDUC, marcada por esforços e superações (Brasil Seikyo)

Em sua orientação, o presidente da BSGI, Miguel Shiratori, pediu que os participantes visualizassem os próximos 50 anos e encorajou-os a expandir o movimento educacional Soka para levar esperança a cada pessoa. Ele afirmou que a educação Soka está conduzindo a transformação do Brasil, elevando os valores humanistas e construindo uma base sólida para um futuro mais brilhante.

Vamos expandir o respeito e a valorização dos educadores para aumentar a quantidade de vozes que declarem alegre e dignamente: eu sou professor!

Um viva aos educadores!

Participantes do encontro comemorativo dos 40 anos da CEDUC da BSGI (Brasil Seikyo)

O link para a transmissão ficará disponível até o dia 20 de outubro. Clique aqui para assistir.

Notas:

1. IKEDA, Daisaku. Aos Educadores – Por uma Sociedade Melhor. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2023. Saiba mais sobre o livro clicando aqui.

2. IKEDA, Daisaku. Educação Soka: Por uma Revolução na Educação Embasada na Dignidade da Vida. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2017. p. 119-120. Saiba mais sobre o livro clicando aqui.

3. https://cile.brasilseikyo.com.br/o-pastor-batista-e-seu-mestre-budista

Compartilhar nas