Notícias
BM
Prêmio Nobel da Paz é concedido à Nihon Hidankyo
Organização japonesa dedicada à eliminação das armas nucleares conquista o prêmio em 2024
Redação
18/10/2024
Na manhã do dia 11 de outubro, foi anunciado que a organização Nihon Hidankyo, do Japão, venceu o Prêmio Nobel da Paz de 2024. Formada por sobreviventes das bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki, a organização defende a eliminação das armas nucleares. Segundo o comitê do Nobel da Paz, a escolha da Nihon Hidankyo foi um lembrete ao mundo de que essas armas não devem ser usadas nunca mais.
O impacto das bombas lançadas no Japão em 1945 matou aproximadamente 120 mil pessoas. Nos anos seguintes, outras milhares morreram de queimaduras, ferimentos e consequências da radiação.
Ao divulgar relatos das vítimas dos ataques nucleares e enviar delegações para conferências de paz, entre outras ações, a Nihon Hidankyo vem transmitindo a mensagem da importância da eliminação dessas armas.
Justamente no momento em que alguns governantes estão considerando a possibilidade de criar um programa nuclear militar e outros estão deixando os acordos de não utilização, a premiação faz um alerta para que o mundo não repita a tragédia provocada pelas bombas atômicas.
Essa luta também é travada pela Soka Gakkai. Os três mestres (Tsunesaburo Makiguchi, Josei Toda e Daisaku Ikeda) demonstraram esse pensamento por meio de suas ações, declarações, documentos e discursos ao longo dos anos, como a Declaração pela Abolição das Armas Nucleares proferida por Josei Toda em 8 de setembro de 1957.
Em setembro de 2009, Daisaku Ikeda publicou uma detalhada proposta em que consta o seguinte trecho:
Mesmo quando não são utilizadas armas nucleares, os testes com artefatos atômicos expuseram à radiação uma grande quantidade de indivíduos e produziram todo tipo de câncer e de enfermidades genéticas. No mundo inteiro, pôde-se observar esse mesmo impacto devastador sobre a saúde e a vida de seres humanos que vivem perto de instalações nucleares. A determinação mais profunda de Josei Toda talvez se manifeste da forma mais plena em sua declaração: “Não quero que a palavra ‘sofrimento’ seja empregada para descrever o mundo, um país ou um único indivíduo”. Seu pedido pela abolição das armas nucleares é uma expressão em que essa determinação está condensada. E muito tem em comum com o que hoje se denomina de “segurança humana”, um enfoque que busca mitigar o tormento na vida de cada indivíduo — erradicando o sofrimento — como condição imprescindível para o estabelecimento da paz. Parece-me especialmente importante o fato de Toda ter enfatizado a necessidade de eliminar situações de desgraça e de sofrimento tanto no plano individual como também no nacional e global.¹
Mesmo depois de todo o empenho dos mestres, a atuação em prol da paz continua extremamente necessária. Portanto, é fundamental que mais e mais pessoas se conscientizem sobre a importância de cada ser humano para que se estabeleça a paz e a felicidade em todo o planeta.
A Soka Gakkai emitiu felicitações à Nihon Hidankyo. Veja aqui.
Nota:
Fontes:
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/nobel-da-paz-saiba-o-que-e-a-nihon-hidankyo-organizacao-vencedora-de-2024/. Acesso em: 15/10/2024
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/10/11/nobel-da-paz-2024-vai-para-organizacao-japonesa.ghtml. Acesso em 15/10/2024
Compartilhar nas