Notícias
BM
O papel do Museu de Música Min-on nos tempos atuais
Reflexão sobre a importância dos intercâmbios culturais voltados para a paz
Redação
18/10/2024

O Museu de Música Min-On, em Shinanomachi, Tóquio, recebe seu 61º aniversário com a inauguração da exposição “Música para a Construção da Paz”, uma parceria com o Instituto de Pesquisa Min-On, anexo ao museu, que neste ano celebra seu 10º aniversário.
A exposição apresenta o tema “Potencial da música”, objeto de estudo do instituto, e traz exemplos que se tornaram força de mudança social, como o concerto beneficente Live Aid, que arrecadou fundos para combater a fome no continente africano, e a disseminação de canções contra o apartheid na África do Sul.
A música sempre esteve junto às pessoas. Olivier Urbain, diretor do instituto, ao refletir sobre os dez anos de pesquisa, disse:
“Quanto mais profunda se torna nossa compreensão da música, mais percebemos a grandeza do potencial humano. Acredito que Ikeda sensei criou o Min-On porque, intuitivamente, percebeu isso”.

Foto da fachada da Associação de Concertos Min-on
Este dia 18 de outubro marca o aniversário de fundação da Associação de Concertos Min-on. Em fevereiro de 1961, durante sua primeira visita à Ásia, Ikeda sensei visitou a Birmânia (atual Mianmar), onde seu irmão mais velho morreu na guerra. Ao refletir profundamente sobre o que seria necessário para pôr fim às guerras devastadoras e construir a paz, ele concebeu a criação de uma organização com o objetivo de promover intercâmbios culturais que fomentassem o entendimento mútuo.
A associação foi fundada em 18 de outubro de 1963, dois anos e meio depois, para promover intercâmbios culturais que conectassem o coração das pessoas. Com o objetivo de aproximar o povo da cultura erudita e clássica, o museu convidou grupos e artistas de renome internacional para oferecer ao público a oportunidade de apreciar suas performances e transmitir amplamente o valor de diversas culturas à sociedade.
“Não fazemos um movimento cultural porque há paz. Realizamos um movimento cultural para alcançar a paz.”
Esse era o sentimento de Ikeda sensei. O poder da música conecta as pessoas, transcende as diferenças, como fronteiras e etnias, e cria oportunidades para descobrir o que temos em comum.
Em um mundo em que os conflitos persistem e a violência e o ódio continuam a crescer e dividir as pessoas, a missão do Min-On, que promove o entendimento mútuo por meio da cultura, se torna ainda mais significativa.
Texto adaptado do editorial publicado dia 17/10 no jornal Seikyo Shimbun.
No topo: Associação de Concertos Min-On apresenta concerto dos vencedores do Concurso Internacional de Regência de Tóquio na Academia de Música Franz Liszt ©Steirer Mate
Leia mais informações sobre o museu clicando aqui.
Você sabia que o maestro brasileiro José Soares foi o vencedor do 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio, evento promovido pela Associação de Concertos Min-On? Clique aqui para ver a entrevista.
Compartilhar nas