Notícias
BM
A relação entre a SGI e a ONU
Contribuições pela paz e pela felicidade da humanidade
Redação
24/10/2024
O Dia da Organização das Nações Unidas (ONU) é celebrado no dia 24 de outubro. Composta por 193 estados-membros, a ONU foi criada em 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial, e tem como propósitos:
- Manter a paz e a segurança internacionais;
- Desenvolver relações amistosas entre as nações;
- Alcançar a cooperação na resolução de problemas internacionais;
- Ser um centro destinado a harmonizar a ação das nações na obtenção desses objetivos comuns.
Na obra Nova Revolução Humana, capítulo “Brado da Vitória”, encontramos o seguinte trecho:
A ONU precisava ter força para que cada país somasse esforços na promoção do diálogo em posição de igualdade em torno das Nações Unidas e avançasse em direção à concretização da paz mundial — essa era a afirmação consistente de Shin’ichi.
Ele disse claramente ao secretário-geral adjunto Akashi:
— Nós dedicaremos todas as forças para apoiar a ONU. Isso porque acreditamos que é missão das religiões que pregam a dignidade da vida edificar a paz do mundo e proteger o ser humano da fome, da pobreza e da doença.
[...]
Shin’ichi Yamamoto somaria dezoito encontros com Akashi, secretário-geral adjunto da ONU. Nesse período, contribuindo para as Nações Unidas, a Soka Gakkai promoveu, em diversas localidades do mundo, exposições como Armas Nucleares: Ameaça ao nosso Mundo, Guerra e Paz e Rumo ao Século da Humanidade: Uma Visão Geral dos Direitos Humanos no Mundo de Hoje.
E ainda em 1992, Akashi, que havia se tornado representante especial do secretário-geral da ONU da Autoridade Provisória das Nações Unidas no Camboja (Untac), solicitou apoio para a captação de rádios usados. A Divisão dos Jovens da Soka Gakkai desenvolveu a Voice Aid, uma campanha de ajuda de rádios para o Camboja, e arrecadou e doou mais de 280 mil rádios.¹
Em maio de 1983, a Soka Gakkai Internacional (SGI) foi registrada como organização não governamental (ONG) com status consultivo no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC).
A SGI veio se dedicando com afinco no fortalecimento da cultura de paz. O fundador, Dr. Daisaku Ikeda, encaminhou quarenta propostas de paz, uma por ano, entre 1983 e 2022, com ações concretas para a solução de conflitos e injustiças que assolam a humanidade. Na Proposta de Paz comemorativa ao 25º Dia da SGI, em 26 de janeiro de 2000, consta:
A SGI é um movimento dedicado ao empoderamento — do povo, pelo povo e para o povo —, por meio de um processo que descrevemos como revolução humana. A essência desse empoderamento reside em liberar completamente o limitado potencial inerente a cada ser humano, com base na compreensão budista de que nossa própria felicidade é ligada de modo inseparável à felicidade dos outros.²
Nesta oportunidade em que a ONU celebra seu 79º aniversário e, inspirados pelos direcionamentos do Mestre de zelar pela felicidade de si e dos outros, vamos, por meio de nossos próprios esforços e exemplo, expandir a rede solidária de pessoas engajadas no movimento de paz e felicidade em nossa comunidade.
No topo: Daisaku Ikeda visita a sede da ONU (Nova York, out. 1960)
Fonte:
https://brasil.un.org/pt-br/279573-sobre-onu. Acesso em: 23/10/2014.
Notas:
Compartilhar nas