Notícias
BM
Inteligência artificial
Trecho do discurso do presidente Minoru Harada na 6ª Reunião de Líderes
Redação
27/01/2025

A inteligência artificial tem sido tema de diversos debates na sociedade — Imagem: Getty Images
Durante seu discurso na 6ª Reunião de Líderes da Soka Gakkai, o presidente Minoru Harada abordou o assunto inteligência artificial. Compartilhamos um trecho abaixo:
Atualmente, com o desenvolvimento da tecnologia de inteligência artificial (IA) generativa, os serviços de busca possibilitam encontrar respostas para as perguntas facilmente, como se estivessem conversando com a pessoa. Houve também esse tipo de sugestão para ser utilizada na Gakkai.
Nesse sentido, decidimos iniciar o desenvolvimento de serviços de busca das obras e das orientações de Ikeda sensei utilizando a tecnologia de IA generativa.
Quando se fala em inteligência artificial (IA), talvez haja pessoas que imaginem a existência de algo que replique a voz de Ikeda sensei com o qual consigam conversar com ele. Porém, o serviço de busca a que nos referimos não é nada disso. Trata-se de mera utilização da tecnologia de IA generativa para serviços de busca. Portanto, os resultados da busca não serão palavras criadas automaticamente por inteligência artificial. Acreditamos que deva ser um serviço de busca amigável capaz de apresentar as obras e as orientações de Ikeda sensei na forma de citações.
De todo modo, nossa IA será uma simples ferramenta, isto é, um meio, e não um fim.
No romance Nova Revolução Humana consta uma cena em que um membro fica admirado ao presenciar o aspecto de Shin’ichi Yamamoto dedicando-se a uma orientação individual: “Orientação é compaixão; consiste em compartilhar do sofrimento dos outros. É convicção. Essa energia vital comove as pessoas e desperta a coragem interior delas”.1
Leia o discurso na íntegra e a visão do presidente Ikeda, na próxima edição do jornal Brasil Seikyo.
Nota:
1. Nova Revolução Humana, v. 25, p. 231-232.
Compartilhar nas