Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Encontro comemorativo do 50º aniversário de fundação da SGI é realizado em Guam

O diretor-geral da SGI, Yoshiki Tanigawa, participou dos eventos junto com representantes de todas as localidades dos Estados Unidos

ícone de compartilhamento

Redação

31/01/2025

Encontro comemorativo do 50º aniversário de fundação da SGI é realizado em Guam

Membros de Guam celebram o 50º aniversário de fundação da SGI — Foto: Seikyo Press

Traduzido e adaptado do Seikyo Shimbun do dia 27 de janeiro de 2025

O encontro comemorativo que celebrou o 50º aniversário de fundação da Soka Gakkai Internacional (SGI) foi realizado de maneira resplandecente no Centro Cultural para a Paz Ikeda de Guam, na Ilha de Guam, na tarde do último dia 26. O evento contou com a presença do diretor-geral de SGI, Yoshiki Tanigawa, e comitiva, além de cerca de 300 representantes da SGI dos Estados Unidos e membros da localidade.

Na manhã desse dia, antes da reunião de orientação, um radiante arco-íris surgiu entre o maravilhoso céu e o mar de Guam. Era como se as divindades celestiais congratulassem a SGI por essa auspiciosa partida rumo ao próximo cinquentenário.

Em 26 de janeiro de 1975, Ikeda sensei disse na cerimônia de fundação da SGI: “De um ponto de vista, esta conferência pode parecer muito pequena. Os representantes das nações neste evento podem ser indivíduos anônimos. Entretanto, estou convicto de que, dentro de alguns séculos, esta reunião de hoje brilhará intensamente na história e seus nomes ficarão marcados nos anais do kosen-rufu, assim como na história da humanidade”.

Meio século se passou desde aquele dia. Os guerreiros anônimos do kosen-rufu, que acenderam as chamas do juramento seigan diante das palavras do Mestre, desbravaram o grande caminho da luta conjunta de mestre e discípulo e, a partir daí, a rede de solidariedade dos emergidos da terra se expandiu para 192 países e territórios. Hoje, o som do daimoku pela construção da paz ecoa continuamente pelos cinco continentes.

Os sorrisos repletos de entusiasmo e alegria daqueles que se reuniram em Guam e nos ensinaram o significado do Dia 26 de Janeiro passaram a brilhar ainda mais ao longo desses cinquenta anos.

O centro cultural, que teve sua tão esperada inauguração em janeiro de 2023, estava todo decorado com a sincera dedicação da família Soka. Tanto o interior como a parte externa do prédio foram enfeitados com vários ornamentos artesanais em estilo tropical e todos os participantes receberam um lindo colar de flores — expressão do sentimento transbordante de querer recepcionar cada pessoa com todo o coração.

2025-01-26 - Centro Cultural Guam

Fachada do Centro Cultural para a Paz Ikeda de Guam – Foto: Seikyo Press

O encontro comemorativo foi aberto com os cumprimentos do vice-diretor-geral da SGI, Shinji Shimizu, e as palavras da coordenadora da Divisão Feminina dos Estados Unidos, Naoko Leslie, que externou sua infinita gratidão ao Mestre e conclamou todos a dar uma nova partida.

O vice-diretor-geral da SGI, Danny Nagashima, relembrou os dois anos desde a conclusão do centro cultural e os intensos esforços para expandir a legião de “valores humanos” e propagar os ensinamentos junto com os companheiros de Guam. Ao final, ele declarou vitória!

Outro ponto alto da atividade que emocionou a todos foi o relato de experiência de Cathy Alegria, que atua como responsável da Divisão Feminina de regional na localidade. Ela falou da alegria que sentiu por ter transformado seu destino ao manter a fé, juntamente com a irmã, em uma região onde as religiões tradicionais estão profundamente enraizadas.

O trompetista Shunzo Ohno fez uma apresentação especial da canção Over the Rainbow e inspirou ainda mais a determinação de todos.

Na sequência, o coordenador da Divisão Masculina de Jovens da SGI, Hideaki Yanashima, declarou que são os jovens sucessores que irão desbravar a vitória nos próximos cinquenta anos e clamou a todos para cumprir o juramento de que “o kosen-rufu mundial é a paz mundial”. A coordenadora da Divisão Feminina de Jovens da SGI-USA, Amelia Gonzalez, reconfirmou seu forte compromisso de assumir a vanguarda do movimento da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial.

Por fim, o diretor-geral da SGI, Yoshiki Tanigawa, enfatizou que o Budismo de Nichiren Daishonin reluz cada vez mais à medida que avança. Ele solicitou a todos que se juntassem à luta atemporal de Ikeda sensei, eterno presidente da SGI, e que impulsionassem ainda mais o kosen-rufu mundial visando o centenário de fundação da Soka Gakkai.

Assista ao vídeo das comemorações em Guam:

Compartilhar nas