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"Todos podem atingir o estado de buda"
O dia 16 de fevereiro marca o aniversário natalício de Daishonin, que revelou o Nam-myoho-renge-kyo como meio para se alcançar a felicidade absoluta
Redação
16/02/2025

Nichiren Daishonin nasceu em 16 de fevereiro de 1222, no Japão. Sua família vivia da pesca. Quando criança era chamado de Zennichi-maro.
Em 1233, aos 12 anos, ingressou no templo Seicho‑ji, onde estudou sob a orientação do sacerdote Dozen‑bo e, nessa época, fez o juramento de “se tornar o maior sábio de todo o Japão”, país assolado pela miséria e pelo infortúnio de todo tipo, para conduzir todas as pessoas à verdadeira felicidade.
De 1238 a 1242, Daishonin viveu em Kamakura, centro do governo japonês na época, a fim de aprofundar os estudos religiosos. Após retornar ao tempo Seicho-ji, foi para Quioto e Nara, importantes centros de estudo do budismo. Anos mais tarde, Daishonin concluiu que o verdadeiro ensinamento se encontrava no Sutra do Lótus, que revela a essência da iluminação do buda Shakyamuni.
Em 28 de abril de 1253, Daishonin recitou o Nam-myoho-renge‑kyo (daimoku) pela primeira vez, mudou seu nome para Nichiren, que significa Lótus do Sol, e iniciou as atividades de propagação dos seus ensinamentos em Matsubagayatsu, em Kamakura.
Eliminar o sofrimento
Daishonin declarou que o Sutra do Lótus era o único capaz de conduzir todas as pessoas ao estado de buda. Por causa disso, sofreu grandes perseguições dos governantes da época e líderes de outras escolas budistas e chegou a ser exilado duas vezes.
Daishonin escrevia cartas para seus discípulos com o objetivo de incentivá-los a persistir com forte fé.
Em artigo publicado na revista Terceira Civilização, o Dr. Daisaku Ikeda fala sobre a importância de ler e aplicar os escritos de Nichiren Daishonin na vida diária:
Os escritos de Nichiren Daishonin constituem uma eterna bússola de respeito pela dignidade da vida. Eles transbordam de coragem para enfrentar qualquer obstáculo cármico; são repletos do espírito compassivo de ajudar aqueles que estão sofrendo para transformarem e revitalizarem a vida e resplandecem de sabedoria para superar quaisquer desafios da época.1
Após o falecimento de Nichiren Daishonin, em 13 de outubro de 1282, Nikko Shonin, seu fiel discípulo, herdou o espírito do Mestre de dedicar a vida ao kosen‑rufu. Ele preservou os escritos (Gosho) e incentivou os discípulos a estudar, despertando-os para o caminho da prática e do estudo do budismo.
Nota:
1. Terceira Civilização, ed. 578, out. 2016, p. 6.
Linha do tempo da vida de Nichiren Daishonin
- Nasceu em 16 de fevereiro de 1222 com o nome Zennichi-maro.
- Em 1239, aos 18 anos, partiu para Kamakura a fim de estudar o budismo.
- Aos 32 anos, recitou Nam-myoho-renge-kyo pela primeira vez, em 28 de abril de 1253, e adotou o nome Nichiren.
- Em Matsubagayatsu, foi atacado em sua cabana pelos seguidores da Terra Pura em 27 de agosto de 1260. Daishonin escapou, mas foi enviado para o exílio em Izu.
- Sofreu a Perseguição de Komatsubara, em 11 de novembro de 1264, pelos soldados de Kaguenobu.
- Daishonin foi condenado à morte. No momento da decapitação, em Tatsunokuchi, em 12 de setembro de 1271, um corpo celeste brilhante surgiu no céu, os soldados entraram em pânico e fugiram.
- Daishonin foi condenado ao exílio na Ilha de Sado. Chegou lá em 11 de novembro de 1271 e foi perdoado em fevereiro de 1274, quando retornou a Kamakura.
- Em setembro de 1279, vinte camponeses, discípulos de Daishonin, foram detidos injustamente e torturados para que abandonassem a fé, mas eles não cederam. Três irmãos, Jinshiro, Yagoro e Yarokuro, foram executados. O incidente ficou conhecido como Perseguição de Atsuhara .
- Faleceu em 13 de outubro de 1282, após transferir seus ensinamentos a Nikko Shonin.
Os cinco principais escritos de Nichiren Daishonin
Em 16 de julho de 1260, endereçou a Hojo Tokiyori um tratado intitulado Estabelecer o Ensinamento para a Pacificação da Terra (Rissho Ankoku Ron). Escrito na forma de um diálogo entre um viajante (Hojo Tokiyori) e seu anfitrião (Nichiren Daishonin), trata sobre a causa dos desastres da época e a crença em religiões errôneas.
Abertura dos Olhos (1272). Shijo Kin go é o destinatário e o escrito, que aborda sobre o juramento de propagar o Sutra do Lótus, é dividido em dois volumes.
O Objeto de Devoção para Observar a Mente (1273). Endereçada a Toki Jonin, a carta mostra que a prática de observar a própria mente nos Últimos Dias da Lei é a recitação do Nam-myoho-renge-kyo com firme fé no verdadeiro objeto de devoção.
A Seleção do Tempo foi redigida em Minobu e endereçada a um seguidor chamado Yui que vivia em Nishiyama, província de Suruga. Assim como outras obras importantes, é apresentado na forma de diálogo entre Daishonin e um interlocutor fictício. O “tempo” do título refere-se aos Últimos Dias da Lei, quando a Lei pura dos ensinamentos de Shakyamuni iria se obscurecer e a grande Lei pura do Nam-myoho-renge-kyo se propagaria.
Saldar as Dívidas de Gratidão. O que impulsionou Nichiren Daishonin a escrever esse tratado foi a notícia da morte de Dozen-bo, sacerdote que fora seu mestre quando ele ingressou no templo Sejcho-ji.
O significado de Gosho
Denominação do conjunto dos escritos de Nichiren Daishonin compilados por seu sucessor, Nikko Shonin. No termo “Gosho” em japonês, go é um prefixo honorífico e sho significa “escrito”.
O Gosho foi escrito há mais de 700 anos em japonês clássico de difícil compreensão para a época atual.
A obra The Writings of Nichiren Daishonin (Os Escritos de Nichiren Daishoin), dividido em dois volumes, é composta por 406 escritos e inclui tratados doutrinais, teses e cartas.
No Brasil, a Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin (CEND) também está disponível para leitura em dois volumes. O primeiro foi lançado em 2014 e reúne 88 escritos. O segundo volume foi lançado em 2017 e reúne 121 escritos.
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