Notícias
BM
Grandiosas realizações
Há 14 anos, Ikeda sensei recebia o 700º título de cidadão honorário
Redação
24/03/2025

Imagem aérea da cidade de Santarém, PA. Foto: BS
Certa ocasião, o presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Daisaku Ikeda, em agradecimento pelos títulos recebidos, fez a seguinte declaração:
Todas as honrarias que me foram concedidas são de vocês. E, por estarmos unidos pelo mesmo compromisso de mestre e discípulo, todos receberão essas homenagens, nesta ou nas próximas existências. De acordo com a perspectiva do budismo, essa alegria e esse sucesso tornam-se parte de sua vida e ficam gravados por toda a eternidade. Quero que tenham certeza disso.1
Em 24 de março de 2011, Ikeda sensei recebeu o título de cidadão honorário da cidade de Santarém, no estado do Pará. Na mensagem de agradecimento, o presidente Ikeda escreveu: “Este é o 700º título de cidadania honorária que recebo de inúmeras partes do mundo. Estou profundamente honrado! E é especialmente gratificante por ser de Santarém, da minha querida nação brasileira”. Atualmente, Santarém possui um distrito da BSGI e duas comunidades, Amazonas e Tapajós.
Dentre as diversas homenagens recebidas por Ikeda sensei no Brasil, destacamos a primeira, que foi concedida pelo município de Osasco, na Grande São Paulo, em 1º de abril de 1974, e a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração do governo brasileiro, concedida em 25 de abril de 1990 pelas contribuições de Ikeda sensei à paz, à cultura e à educação no Brasil e no mundo.
Todas essas homenagens são frutos dos esforços de cada membro da BSGI na organização de base, na promoção de diálogos com coragem e esperança e na propagação do budismo e dos ideais da Soka Gakkai e do presidente Ikeda.
Nota:
1. Brasil Seikyo, ed. 2.131, 12 maio. 2012, p. B4.
Compartilhar nas