Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Jovens empreendedores

Professora de Harvard realiza palestra de empreendedorismo para alunos do Colégio Soka

ícone de compartilhamento

Redação

09/04/2025

Jovens empreendedores

Final da palestra de empreendedorismo para alunos do Colégio Soka (São Paulo, 07 de abril de 2025) — Foto: BS

Na última segunda-feira, 7 de abril, os alunos do Colégio Soka tiveram a oportunidade de participar de uma palestra de Milena Rubel, professora da renomada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A aula magna foi realizada na Sala Humanismo do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, reunindo estudantes do oitavo e nono ano, além de alunos do ensino médio do colégio. A palestra foi conduzida inteiramente em inglês, proporcionando uma experiência única para todos os participantes.

Rodrigo Conceição, diretor do Colégio Soka, destacou a importância do evento, explicando que não se tratava apenas de uma aula especial, mas do início de um legado. “Hoje, convido-os a abrir suas asas e expandir suas mentes”, afirmou Rodrigo, enfatizando a importância de momentos como esse para ampliar os horizontes dos estudantes. Ele também compartilhou com os alunos sua crença de que todos possuem uma “faísca” capaz de mudar o mundo.


O que é ser um bom empreendedor

Milena Rubel explicou que ser um bom empreendedor envolve a capacidade de gerar novas ideias, manter uma mente aberta e saber o momento ideal de tirar essas ideias do papel e aplicá-las no mundo. Ela ressaltou que uma característica fundamental nesse processo é o pensamento crítico, segundo a orientação da professora: “Pessoas inteligentes fazem perguntas. Mesmo que você tenha receio, pergunte. Isso é o que nos ajuda a crescer e a aprender.”

Alunos do Colégio Soka compartilhando ideias, fazendo questionamentos e colaborando entre si.

Alunos do Colégio Soka compartilhando ideias, fazendo questionamentos e colaborando entre si


Durante a conversa, Milena destacou as habilidades essenciais para empreender com sucesso e trouxe provocações como: “Faça o seu melhor e, como empreendedor, faça a pergunta: ‘Qual será o meu diferencial em relação aos outros produtos?’ Por que as pessoas irão contratar os meus serviços?”. Acrescentou ainda: “Apresentar algo único requer estudo, esforço e determinação”.


A mentalidade do empreendedor

Ao explorar o conceito de empreendedorismo, desafiando os estudantes a refletirem sobre o que significa empreender e quais habilidades são essenciais para o sucesso, a professora ressaltou que: “Para obter sucesso, devemos transmitir as ideias com clareza e ouvir os outros com atenção. Lembre-se de que não é sempre que teremos sucesso, mas é neste processo que aprendemos, criamos resiliência. A mentalidade do empreendedor é correr risco”.

Esse pensamento despertou nos estudantes a ideia de que empreender é um processo em constante evolução, onde cada tentativa — dando certo ou não — ajuda no aprendizado e na criação de soluções cada vez mais criativas e práticas.

Cada aluno teve a oportunidade de apresentar uma ideia e receber feedback dos colegas, desenvolvendo habilidades de comunicação e colaboração.

Cada aluno teve a oportunidade de apresentar uma ideia e receber feedback dos colegas, desenvolvendo habilidades de comunicação e colaboração



O lado humano de quem faz acontecer

Mais do que desenvolver habilidades técnicas, empreender também exige olhar para dentro. Durante a aula magna, os alunos foram convidados a pensar sobre atitudes e comportamentos que fazem diferença nas relações e no dia a dia profissional.

A seguir, quatro pontos que fortalecem esse lado mais humano no caminho do empreendedorismo:


1. Reconheça seus próprios sentimentos.

Entender o que se passa dentro de você é o primeiro passo para lidar melhor com os desafios. Priorizar suas emoções não significa se deixar levar por elas, mas sim ter maturidade para acolhê-las e agir com mais consciência sobre si mesmo. Autoconhecimento é uma ferramenta poderosa para quem quer empreender e construir um caminho voltado a um propósito maior.

2. Aprenda com as críticas.

Saber receber feedback — sem levar para o lado pessoal — é uma habilidade valiosa. Críticas construtivas mostram caminhos de melhoria que talvez você não enxergue sozinho. Mais do que isso, quem empreende precisa estar aberto ao diálogo, ao trabalho em equipe e à construção coletiva de soluções.

3. Pratique a empatia.

Empreender é, acima de tudo, lidar com pessoas. Colocar-se no lugar do outro, compreender diferentes realidades, apoiar e saber pedir apoio tornam as relações mais humanas. A empatia fortalece vínculos e cria ambientes mais saudáveis e produtivos.

4. Valorize a gratidão.

Ser grato pelos aprendizados, parcerias e até mesmo pelos desafios que surgiram. No empreendedorismo — e em qualquer carreira — a gratidão é o diferencial de um profissional excelente.

Com a aula magna, os jovens estudantes foram inseridos em um universo inspirador, com ideias e possibilidades para a construção de um futuro alinhado à missão do próprio Colégio Soka: “Criar cidadãos de bom senso e rico caráter para a consolidação de uma sociedade justa e humana”.

Seja qual for o caminho que escolham seguir, os alunos levaram aprendizados valiosos para a vida. A experiência despertou reflexões sobre autoconhecimento, propósito, responsabilidade e atitude proativa — competências fundamentais para qualquer trajetória pessoal ou profissional. Mais do que abordar o universo dos negócios, a aula magna foi um convite para que cada jovem reconheça seu potencial de transformar o mundo à sua volta.

canção colegio soka


A aula magna foi encerrada com uma apresentação musical da Canção do Colégio Soka do Brasil 



Quem é Milena Rubel

Milena_Rubel


É professora de Empreendedorismo e Inovação na Universidade de Harvard desde 2018. Também leciona Gestão Estratégica na mesma universidade. Ela possui mestrado em Gestão e certificação em Liderança. Milena é criadora de iniciativas educacionais voltadas à formação de líderes e diretores de instituições de ensino, além de programas inovadores de aprendizagem para estudantes do ensino médio.

Fotos: BS

Compartilhar nas