Notícias
BM
Informativo #2 - Curso de Aprimoramento da SGI da Primavera 2025
Relatório das atividades realizadas em 10 de abril de 2025
Redação
11/04/2025

Representantes da BSGI em Curso de Aprimoramento da SGI da Primavera — Foto: Colaboração local
Na manhã do dia 10 de abril, os representantes da BSGI que estão participando do Curso de Aprimoramento da SGI da Primavera se deslocaram até o campus da Universidade Soka. Ao chegarem ao local, foram recebidos pelas belíssimas árvores de cerejeiras floridas.
O almoço foi realizado no refeitório New Prince da universidade. Alguns estudantes brasileiros estavam no ambiente e, durante o almoço, alguns desses jovens puderam relatar um pouco sobre suas experiências na universidade. A presença do Sr. Eduardo Taguchi e da Sra. Helena Taguchi aqueceu os corações de todos, com abraços e lembrancinhas oferecidas.
O grupo presenteou os estudantes brasileiros da Universidade Soka. Após o almoço, teve início a visitação à universidade, nos seguintes pontos: Lago da Literatura, Sakura Zhou Enlai e Deng Yingchao, Sakura dos Três Mestres e o Prédio Central.

Sakura dos Três Mestres
Luiz Mormille, que foi estudante da Universidade Soka e atualmente faz parte do corpo docente, relatou um episódio marcante que aconteceu em uma das salas de aula. Ele disse que um dia, Ikeda sensei entrou na sala e sentou-se ao lado de um jovem “rebelde” que vivia em conflito com seus pais. O presidente Ikeda incentivou esse jovem a mudar a realidade na qual vivia.
Além disso, o grupo apreciou uma exposição que conta a história da Educação Soka pelo mundo e os encontros de Ikeda sensei com personalidades. No mesmo local, existe um painel com todos os 409 títulos honoris causa concedidos a Daisaku Ikeda em todo o mundo. Após sair da exposição, o grupo tirou uma foto no local onde Ikeda sensei determinou, em 1969, que seria construída a Universidade Soka.

Descrição exata das coordenadas geográficas, onde Ikeda sensei determinou a construção da Universidade Soka
O grupo dialogou um pouco mais com o professor Luiz Mormille, que compartilhou sobre os costumes dos estudantes da Universidade Soka e mencionou que existem clubes mistos (meninas e rapazes) na universidade. Ele citou, como exemplo, o Clube da Nova Revolução Humana. O professor falou que esse é o momento em que os estudantes criam fortes laços de amizade. Sobre o movimento das reuniões de palestras e de shakubuku, Mormille compartilhou que anualmente eles realizam um festival em Kanagawa, com o objetivo de atrair convidados e concretizar o shakubuku.

Grupo com o casal Taguchi,(Sr. Eduardo, primeiro à esq., Sra. Helena, quinta à esq.,) professor Luis Mormille, (quarto da dir para à esq.,) e todos os jovens estudantes que estiveram compartilhando experiências e auxiliando os membros do grupo nos deslocamentos e explicações sobre os pontos da universidade
Foi citada a atuação da Soka Gakkai do Japão na sociedade através da Banda Masculina de Jovens, Soka Gloria Wind Orchestra, que realiza desde 2011 (quando aconteceu o terremoto na região nordeste do Japão) concertos em locais abertos à sociedade, com o objetivo de levar esperança para as pessoas por meio da música.
Já no Auditório Ikeda, um espaço para 5 mil estudantes, onde são realizadas a recepção e a formatura dos estudantes universitários, os representantes dialogaram com o casal Taguchi. Um dos pontos mais emocionantes do diálogo ocorreu quando a Sra. Helena Taguchi disse que os integrantes brasileiros do Curso de Aprimoramento da SGI são os mais esperados no Japão e que impressionam a todos ao saber o número de inscrições para o treinamento. Ela comentou que o espírito de procura dos líderes brasileiros é admirável.

Representantes do Brasil em frente ao Auditório Ikeda
Logo após a foto, em frente ao Auditório Ikeda, às 15h15, o grupo retornou para o hotel e recebeu oferecimentos da Universidade Soka. Os estudantes brasileiros se despediram do grupo de forma muito calorosa, encerrando assim a programação do dia.
Compartilhar nas