Notícias
BM
Informativo #6 — Curso de Aprimoramento da SGI da Primavera 2025
14 de abril de 2025, último dia do Curso de Aprimoramento da SGI da Primavera
Redação
14/04/2025

Após o diálogo com presidente Harada, grupo posa para foto comemorativa com os líderes: senhores Harada, presidente da Soka Gakkai; Tanigawa, diretor geral da SGI; Shinji Shimizu, vice-diretor-geral da SGI e senhora Yumiko Kasanuki, coordenadora das Mulheres da SGI.
Mesmo sob o céu nublado que cobria a cidade desde as primeiras horas do dia, sentíamos intensamente a presença do nosso mestre, como em todos os dias em que estivemos aqui.
Assim teve início o último dia do Curso de Aprimoramento da SGI da Primavera.
Às 9h30, os dezesseis representantes caminharam até a estação de Shinjuku, onde embarcaram com destino a Shinanomachi.

A caminho de Shinamomachi
A emoção era visível nos rostos de todos, ao imaginarmos que trilhávamos o mesmo caminho tantas vezes percorrido por nosso mestre, Ikeda sensei, ao lado de seu mestre, Toda sensei.
Em Shinanomachi, o grupo se dirigiu ao prédio administrativo da Soka Gakkai, onde foi recebido para um diálogo com o presidente Minoru Harada. O encontro durou cerca de uma hora e foi marcado pelos incentivos com base no escrito A Prática dos Ensinamentos do Buda.
O senhor Harada incentivou dizendo: “Não sejam derrotados por nada!”. Antônio Ricardo, representando o grupo, fez uma pergunta respondida pelo presidente Harada com base nas orientações de Ikeda sensei sobre o ciclo dos Sete Sinos, incentivando todos a sempre trilhar o caminho de mestre e discípulo, eternamente junto a Ikeda sensei.
O almoço foi realizado no refeitório da SGI e, após a refeição, ocorreram os diálogos por divisão. A Divisão Sênior reuniu-se com o senhor Matsuyama, secretário; a Divisão Feminina dialogou com a senhora Tsuda, vice-secretária; e a Juventude Soka, com o senhor Nishikata, coordenador da Divisão dos Jovens da SGI. Os detalhes desses diálogos serão apresentados em relatórios específicos por cada divisão oportunamente.
Na parte da tarde, os integrantes visitaram o Centro Internacional das Mulheres Soka. Cada detalhe — o piso, o carpete, as paredes com papéis florais — evoca a beleza e a delicadeza das flores de lírio, refletindo o espírito da Divisão Feminina.
Ao visitá-lo pela primeira vez, em 9 de setembro de 2000, Ikeda sensei o descreveu como um “local de sonhos”. No primeiro andar, o grande lustre com cristais representa o retorno do Budismo ao Ocidente e a famosa foto do “Caminho de Windsor” simboliza o eterno caminho de mestre e discípulo.
Em 25 de junho de 2016, Ikeda sensei e a senhora Kaneko visitaram o Centro Internacional das Mulheres Soka e, em celebração ao Dia da Divisão Feminina, Ikeda sensei tocou ao piano duas canções: Ha Ha e Dainanko.
Ao final da visita, o grupo tirou uma foto diante do quadro “A Estrada de Windsor”, eternizando esse momento histórico.

Foto comemorativa no Centro Internacional das Mulheres Soka
O grupo encerrou este dia com uma reunião na Sede da SGI, na presença do senhor Shinji Shimizu, vice-diretor-geral da SGI, que parabenizou o grupo e incentivou a transmitir, com coragem e esperança, o coração de Ikeda sensei. O presidente Harada também enviou uma mensagem, solicitando que o grupo transmitisse suas mais calorosas saudações e recomendações a todos os companheiros e familiares no Brasil.
Durante a cerimônia de encerramento, representantes do grupo receberam o Keitai Gohonzon, em um momento de profunda emoção.
O grupo retorna ao Brasil com o coração repleto de gratidão e a firme decisão de, junto a todos os membros da BSGI, consolidar a “BSGI Monarca do Mundo”.
Nosso sincero agradecimento a todos pelo apoio, pela confiança e, especialmente, pelo daimoku enviado. Cada momento vivido aqui será eternamente gravado em nossas vidas como nossa eterna missão de luta conjunta de mestre e discípulo. Em meio à linda paisagem do desabrochar das flores de cerejeira, concluímos hoje o último dia do Curso da SGI.
Com profunda gratidão,
Grupo do Curso da SGI de Primavera — abril de 2025.
Compartilhar nas