Notícias
BM
Construindo um castelo de felicidade com coragem e fé
Do Acre para o mundo: conheça Helena, a jovem que venceu desafios com fé e conquistou seu sonho
Redação
16/04/2025

Abril é um mês muito especial, em que comemoramos o aniversário dos estudantes. Para celebrar, o BS+ publica o relato de Helena, uma jovem cheia de energia que, com apenas 12 anos, já inspira todos ao seu redor. Moradora de Rio Branco, no Acre, ela representa a essência da juventude que transforma dificuldades em força e sonhos em realidade, sempre ao lado de sua mãe, Raquel.

Helena e sua mãe Raquel
Tudo começou em 2021, quando ambas conheceram o Budismo de Nichiren Daishonin, em um momento delicado: a separação dos pais e os desafios da pandemia. Participando das reuniões on-line do bloco, com o apoio da amiga Lina, mãe e filha encontraram acolhimento, esperança e coragem para seguir em frente. Pouco depois, decidiram receber o Gohonzon e iniciaram sua prática budista.
A maior provação veio em 2023, quando Raquel enfrentou uma fase crítica de saúde emocional. Juntas, superaram esse inverno com o apoio dos amigos, da prática e do estudo. Helena precisou mudar de escola, enfrentar o medo do novo e fazer novas amizades. Com determinação, concluiu o 5º ano com sucesso — e viu sua mãe vencer a depressão.
Já em 2024, com a saúde restaurada, Raquel conseguiu matricular a filha em uma escola particular e voltou a sua rotina. Helena se dedicou aos estudos e, no segundo semestre, surgiu a oportunidade de participar do processo seletivo para bolsas em uma excelente escola da região.
"Quando chegou outubro de 2024, começou o período das provas para bolsas de estudo em escolas particulares, e eu não perdi tempo: estudei e fiz várias provas. Meu objetivo era passar na seleção de uma excelente escola aqui no Acre, então me dediquei intensamente. Eu fazia gongyo e daimoku, orando ao Gohonzon todos os dias. Minha fé era forte!", compartilha Helena.
Com oração, determinação e muito esforço, Helena conquistou uma excelente nota e garantiu sua vaga na escola dos sonhos. “Foi uma vitória minha e da minha mãe”, diz, emocionada.

Helena e Raquel com os amigos Lina, Nelson e Satiko, considerados parte da família
Helena adora desenhar, cantar e brincar nos intervalos da escola, fazendo novas amizades. Sonha em ser policial no futuro, motivada por um forte senso de justiça que carrega desde pequena. Também participa com entusiasmo das reuniões do Bloco Village e do daimoku semanal da Área Acre, fortalecendo sua fé constantemente.

Com os membros da localidade
Entre desafios e conquistas, Helena e Raquel mostram que, com coragem e união é possível construir um verdadeiro castelo da felicidade — assim como Ikeda sensei fez o seguinte incentivo direcionado aos jovens: “Nossa vida é como um grande castelo. E a juventude é a época em que construímos o alicerce deste castelo.”
Compartilhar nas