Datas significativas
BM
45 anos do anúncio da canção “Haha”
Tradução do Seikyo Shimbun de 5 de agosto de 2021
REDAÇÃO
05/08/2021

O hino das mulheres que abre o grande caminho para a paz!
Dia 5 de agosto marca o auspicioso 45o aniversário do anúncio da canção Haha (Mãe), da Soka Gakkai. A música foi apresentada no encontro da Divisão Feminina realizado em 1976 que contou com a participação de Ikeda sensei. A letra foi baseada no extenso poema Mãe, composto por Ikeda sensei em outubro de 1971. Na obra, pulsa a grandiosa convicção do Mestre: “Quando as mães realizarem sua revolução humana, tornando-se mais perspicazes, e a bela natureza maternal for a base do pensamento, abrirá, com certeza, o grande caminho da paz”.
Cinco anos após a publicação do poema, em 18 de julho de 1976, Ikeda sensei solicitou a duas funcionárias da Associação de Concertos Min-on a composição musical de Haha. Na ocasião, seu único pedido foi que a canção fosse como a de Morigasaki Kaigan (Praia de Morigasaki), que lembrava a juventude. Com muito esforço, a melodia foi criada para que todos conseguissem entoá-la facilmente.
A composição foi concluída um mês antes do falecimento da Sra. Ichi, mãe de Ikeda sensei. Conta-se que, ao receber a gravação, a Sra. Ichi ouviu a fita diversas vezes, sorriu e demonstrou muita felicidade.
Mais tarde, o presidente Ikeda narrou seu verdadeiro sentimento em relação à música: “Pensei em fazer do longo poema Haha uma canção com o sentimento de gratidão às admiráveis mães do povo que, dia e noite, atuam devotadamente e oram pela paz e pela felicidade de todas as pessoas”.
A canção Haha vem sendo entoada em todo o mundo com o sentimento de gratidão às amadas mães e respeito às mulheres que contribuem pela paz e pela segurança da sociedade. Ao som dessa melodia refrescante, vamos avançar na construção de um mundo de paz repleto de sorrisos das mães.
Para assistir ao vídeo do coral Shirayuri (Lírio Branco), da Divisão das Mulheres, entoando a canção Haha, clique no link: https://youtu.be/36xYkl8MUe8
Compartilhar nas