marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

A filosofia budista e a influência do comportamento do indivíduo no ambiente

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

07/09/2023

A filosofia budista e a influência do comportamento do indivíduo no ambiente

Recentemente, as tristes notícias do maior desastre natural ocorrido no Rio Grande do Sul nos últimos 40 anos dominaram as manchetes e os noticiários brasileiros. A passagem do ciclone, infelizmente, causou muitas vítimas na Região Sul do Brasil.

Em um ensaio, o presidente da Soka Gakkai Internacional, Dr. Daisaku Ikeda, orientou uma localidade do Japão impactada por uma grande tragédia:1

Pelo mundo afora, catástrofes naturais continuam a ocorrer, como abalos sísmicos na Indonésia, incêndios florestais nos Estados Unidos, erupções vulcânicas no Havaí, entre tantas outras. Envio daimoku de todo o meu ser desejando que a normalidade se restabeleça o mais breve possível nas regiões afetadas e pelos louváveis companheiros que lutam com espírito indomável pela recuperação e pelo restabelecimento dos locais devastados.
Nós oramos para termos paz e tranquilidade por meio do estabelecimento do ensino e da transformação do veneno em remédio e que esta oração permeie todo o território japonês e o mundo. Nichiren Daishonin afirmou: “O infortúnio de Kyo’o [filha pequena de Shijo Kingo] se transformará em boa sorte. Reúnam sua fé e orem a esse Gohonzon. Então, o que não poderá ser concretizado?” (CEND, v. I, p. 431).

Nos momentos mais sofridos, nós, da família Soka, devemos manifestar coragem, sabedoria e compaixão para estender à legião de pessoas o espírito de “estabelecer o ensinamento para a pacificação da terra” e “transformar o veneno em remédio” para a felicidade de si e dos outros e pela paz e tranquilidade da sociedade e da comunidade em que vivem.

Sobre o papel do indivíduo no ambiente, o presidente Ikeda esclarece com base na filosofia do Budismo de Nichiren Daishonin:

Os desejos têm sido a força motriz por trás do desenvolvimento da civilização moderna. Nós fizemos com que a natureza e a vida se tornassem um meio para um fim (...). Mas agora, no início do século 21, atingimos nossos limites. A busca egoística da felicidade surtiu um efeito contrário, trazendo o sofrimento, resultante dos problemas ambientais e tecnológicos (...). Quaisquer que sejam as soluções globais duradouras para esses desafios, devem ser iniciadas com o que podemos chamar de revolução humana individual. Isso significa que, em vez de ser absorvida pelo eu menor que é o ego, cada pessoa deve reconhecer sua ligação com todas as formas de vida do cosmos. Com isso, podemos fugir da obsessão pela ganância, avançar por um caminho mais compassivo e criar a felicidade tanto para nós como para os outros. Tenho a convicção de que essa é a chave para criar uma nova civilização fundamentada na dignidade da vida.2

Dessa forma, o presidente Ikeda nos apresenta o caminho para um novo futuro: cada um de nós nos tornarmos pessoas que, com sabedoria, constroem um mundo melhor a partir da mudança do nosso comportamento.

Nota de Solidariedade

É com doloroso pesar que a BSGI acompanha as notícias da passagem do ciclone extratropical que atinge diversas cidades do estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e manifesta sua solidariedade às vítimas, em especial presta sinceros sentimentos pelas vidas perdidas.

A BSGI está em contato com os membros locais para prestar apoio.

Leia mais:

As questões climáticas e o alerta aos cuidados com o meio ambiente

Os desastres naturais frequentes que estão acontecendo no mundo servem como um alerta para o Brasil e os brasileiros. Segundo a CNN Brasil,3 a intensidade dos ciclones aumentou devido ao aquecimento das águas do oceano.

Recentemente, a ONU fez um alerta sobre a ODS 13 “Ação contra a mudança global do clima”, que busca incentivar ações urgentes para combater os impactos das mudanças climáticas.

As questões climáticas são tema frequente das Propostas de Paz enviadas pelo Dr. Daisaku Ikeda à Organização das Nações Unidas (ONU) e citadas em suas recentes propostas emergenciais, como a do G7

No topo: Brasil Seikyo

Notas:
1. Brasil Seikyo, ed. 2.437, 29 set. 2018, p. B2.
2. IKEDA, Daisaku; HENDERSON, Hazel. Cidadania Planetária – Seus Valores, suas Crenças e suas Ações Podem Criar um Mundo Sustentável. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, p. 19. 2017.
3. https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/entenda-o-que-causou-o-maior-desastre-natural-do-rs-nos-ultimos-40-anos/. Acesso em: 6 set. 2023.

Compartilhar nas