Datas significativas
BM
Acreditar no seu potencial, ser feliz e possibilitar a felicidade de todos
Texto elaborado pela Divisão Feminina de Jovens da BSGI para comemorar os 70 anos de fundação da divisão
COLABORAÇÃO
19/07/2021

Após um ano e meio de isolamento devido à pandemia da Covid-19, buscamos força, esperança e coragem para continuarmos vencendo rumo aos objetivos e às metas lançados, mas que foram interrompidos ou deixados de lado diante de uma realidade de incertezas.
Na proposta de paz enviada à Organização das Nações Unidas (ONU) este ano, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, ressaltou:
Soka significa “criação de valor” e personifica nosso compromisso, enquanto Soka Gakkai, de criar uma sociedade cujos princípios orientadores são a busca pela felicidade de si e dos outros ao possibilitar a máxima expressão da capacidade humana de gerar valor.1
Mas como ser feliz em meio a uma realidade tão dura?
Dentro da Soka Gakkai, a Divisão Feminina de Jovens vem atuando sem recuar um único momento. Ao receber seus 70 anos de existência, desde a sua fundação, em 19 de julho de 1951, acalenta fortemente o desejo de “sem exceção sermos felizes”, conforme idealizado pelo segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda.
A felicidade não existe no passado nem no futuro mas no momento presente em que avançamos com toda firmeza pelo caminho da revolução humana. A felicidade não deve ser buscada fora de nós. O presidente Ikeda ensina que "revolução", do termo "revolução humana", significa reformar a própria vida. Sendo assim, o ponto básico está em como reformar a nós mesmas para que não sejamos facilmente arrastadas pelo destino nem derrotadas pela própria fraqueza. Devemos nos conscientizar de que a fonte da felicidade se encontra dentro de nós, no âmago da nossa determinação.
Ao elevarmos nossa condição de vida, reconhecemos o potencial de cada pessoa como um buda e fazemos isso por meio de ações dedicadas, encontros de vida a vida e diálogos encorajadores com cada membro e com os simpatizantes. Esse movimento, uma verdadeira ação para a vitória, desperta naqueles que estão sofrendo o desejo de avançar e manifestar o seu máximo potencial. Nesses esforços sinceros e corajosos, estão as palavras do Mestre: “O que vibra um coração é outro coração”.
Pássaros que não voam perdem a habilidade de voar. Suas asas perdem a utilidade e não conseguem alçar voo no céu da felicidade. Um atleta olímpico que não corre ou não treina não pode vencer. Pessoas preguiçosas, que não se esforçam, não agem, não avançam, acabam sendo perdedoras na vida.2
A essência da felicidade encontra-se em nos esforçarmos e progredirmos por algum propósito ou objetivo.
E, nós, membros da Soka Gakkai, somos estas pessoas dedicadas ao maior de todos os propósitos: o kosen-rufu. Somos uma rede de amigos unidos pela nobre aspiração de realizar a paz em benefício de toda a humanidade. Acreditamos em nossa capacidade de atingir o estado de buda e procuramos possibilitar a todos os demais atingi-lo também. Sem dúvida, ao longo desta jornada e do processo de realização da nossa revolução humana, estabeleceremos uma condição de vida realmente vasta e inabalável, fundamentada na fé correta.
O dia 19 de julho não representa apenas uma celebração mas o ponto primordial de cada jovem que impulsiona sua vida com o espírito de shitei funi e que conquista sucessivas vitórias ao longo da incessante busca pela revolução humana.
Notas:
1. Terceira Civilização, ed. 633, maio 2021, p. 55-61.
2. Brasil Seikyo, ed. 2.323, 14 maio 2016, p. B4.
Compartilhar nas