Caderno de Estudo
BS
CARÁTER
26/06/1999

Desta forma, vamos rever as orientações do presidente Ikeda por meio da apostila do 3º Fórum e 2º Encontro Nacional do Grupo Alvorada (páginas 24, 25, 26 e 27), conforme segue:
DESENVOLVENDO O SEU POTENCIAL
“A palavra ‘rei’ pode ser interpretada de diferentes modos, mas, em termos budistas, indica alguém que socorre e auxilia muito mais pessoas do que os outros. Vocês estão se esforçando para se tornarem ‘reis’ do futuro e ‘reis’ dos ideais humanísticos, dedicando-se totalmente ao bem-estar das pessoas. Espero que vocês sejam aplicados em seus estudos e se esforcem para desenvolver suas habilidades. Isto requer que se cultive um forte caráter, do contrário não desenvolverão plenamente os seus potenciais.”
(A Grande Correnteza Para a Paz, vol. I, pág. 351.)
“Simón Bolívar (1783–1830) disse certa vez: ‘Onde não há energia, não brilham conquistas; onde não há força, não há virtude; e onde não há coragem, não há glória.’ Diz-se que seu indomável espírito de luta crescia cada vez mais forte a cada derrota que sofria. Ele fez calorosos apelos ao povo, e resolutamente avançando um passo de cada vez, enquanto vencia inúmeros obstáculos ao longo do caminho, foi finalmente capaz de abrir a trilha para a vitória.”
(Ibidem, pág. 20.)
“A vida é luta. Todo nós somos soldados. Devemos viver como guerreiros. Esta é a lei de nossas existências. Tentar escapar dessa batalha nada mais é do que ser derrotado. Mas lutar nem sempre é algo glorioso. De fato, noventa e nove por cento de nosso esforço é uma luta particular, uma humilde batalha contra nós mesmos. Esta é a realidade.”
“Quando os senhores são apoiados por uma grande força, por muitos companheiros, é fácil falar sobre batalha. Mas se uma pessoa é ou não verdadeiramente responsável, isso só pode ser observado pelo seu comportamento quando age sozinho.”
(A Grande Correnteza Para a Paz, vol. IV, pág. 54.)
“Creio que é justamente o aspecto de convicção o que muita gente não consegue manifestar, ou seja, embora compreendam a importância das orientações, não acreditam no próprio potencial de mudança. Isso faz com que eu pondere: cada um de nós é capaz de mudar a vida, basta querer.”
(BS, no 1476, de 12/9/98, pág. 2.)
“Sejam sempre guiados pelo bom senso e por um forte otimismo, permaneçam inabaláveis aos ventos do elogio ou da censura e jamais sejam influenciados por tendências ou modas passageiras. É fundamental que não sejam derrotados.”
(Ibidem, pág. 3.)
HUMANISMO
“Ter consideração pelos outros é valorizar e respeitar a dignidade de cada pessoa.
“Aqueles que possuem uma genuína preocupação pelos outros mantêm-se inabaláveis ao deparar com a injustiça. O budismo ensina que a ira pode ser construtiva ou destrutiva. Quando a justiça ou o bem são postos em perigo, é necessário se tornar furioso. Mas a ira que se manifesta de um puro sentimentalismo não é nada mais do que uma manifestação do estado de Animalidade. Quanto mais grandiosa for a pessoa, mais abrangente será o seu amor pelos outros, tendo como base sua força e benevolência.
“Ter consideração significa que quanto maior for o sofrimento de uma pessoa, maior será sua demonstração de amor por ela. Isso os incentivará a ajudar uma outra pessoa a se levantar. E significa reconhecer sua real infelicidade, tentando compreender e compartilhar de seu sofrimento. Isso os capacitará a se desenvolverem como pessoa e, ao mesmo tempo, a ajudar uma outra a se fortalecer. Ter consideração é treinar a nós próprios na arte de incentivar os outros.”
(BS, no 1450, de 28/2/98, pág. 3.)
PERSONALIDADE
“O budismo considera a personalidade inata de uma pessoa, ou sua natureza, como essencialmente imutável.
“Há um vasto vocabulário para descrever os vários tipos de personalidade e os traços característicos que as pessoas possuem; diz-se que o idioma inglês tem dezoito mil palavras para esse propósito. Algumas até separam as personalidades em grupos distintos.
“Nessa multiplicidade de personalidades, vamos viver conforme o conceito budista de que ‘a cerejeira, a ameixeira, o pessegueiro e o damasqueiro florescem cada qual com suas próprias características. Assim como cada pessoa é dotada com suas próprias qualidades especiais.’
“Ser introvertida não torna uma pessoa incapaz, assim como ser impaciente não a torna inútil. Devemos viver de uma maneira autêntica. O objetivo fundamental do budismo é possibilitar isso.
“Certa ocasião, quando encorajava uma pessoa que estava começando a praticar o Budismo de Nitiren Daishonin a mudar sua natureza exaltada, o segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda, disse: ‘Você não precisa se preocupar em mudar a sua personalidade; tudo o que tem a fazer é recitar Daimoku e viver da melhor forma possível. Então, naturalmente, verá os aspectos negativos de sua personalidade desaparecerem, deixando apenas os positivos. O senhor deve ter um propósito claro e trabalhar para melhorar a sociedade.’
“A nossa personalidade não determina a nossa felicidade ou infelicidade, ao contrário, o importante é a forma como vivemos nossa vida. O propósito do budismo e o da educação, assim como o de todos os nossos esforços para o auto-aprimoramento e o crescimento é aprimorar essa essência. Isso é viver.
“Recitando Daimoku podemos purificar nossa vida eliminando a negatividade e as impurezas. Podemos conduzir tudo em direção à felicidade. Por exemplo, a timidez de uma pessoa pode ser transformada numa qualidade valiosa como prudência ou discrição, enquanto a impaciência pode ser transformada na habilidade de fazer as coisas rápida e eficientemente. Da mesma forma, se fizerem contínuos esforços, sua personalidade irá se desenvolver lenta mas firmemente. A chave está em continuar avançando sem jamais parar.”
(Apostila do 3º Fórum e 2º Encontro Nacional do Grupo Alvorada, pág. 26.)
PROTAGONISTA
“No decorrer do jantar, Jujo fez uma pergunta a Shin-iti:
“— Os companheiros de Okinawa estão realmente radiantes, demonstram uma disposição transbordante de alegria e benefícios, como também estão comprovando um extraordinário desenvolvimento. Como será que conseguiram progredir tanto se não tiveram quase nenhum apoio da sede, uma vez que é praticamente um outro país?
”Shin-titi respondeu:
“— Os membros de Okinawa vieram se esforçando com a consciência de que somente eles seriam capazes de trazer a felicidade para cá. Todos estão lutando por iniciativa própria, independentemente de alguém pedir ou não. Eles mesmos sentem a responsabilidade e a missão de serem os protagonistas do Kossen-rufu. É daí que surgem a alegria, os benefícios e o progresso.
“— É verdade. Tudo dependente da conscientização como protagonista.” (Apostila do 3º Fórum e 2º Encontro Nacional do Grupo Alvorada, págs. 26-27.)
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