Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Nova Revolução Humana

NOVA ROTA-46

ícone de compartilhamento

15/12/2001

NOVA ROTA-46
Dando prosseguimento à viagem pela Europa, na tarde de 25 de outubro, Shin-iti e sua comitiva partiram de Milão rumo à cidade de Nice, no sul da França, onde se encontraram com alguns membros e fizeram contato com fornecedores de materiais de construção para o Sho-Hondo.

No dia 27, eles embarcaram no vôo para Lisboa, Portugal, com escala na cidade espanhola de Barcelona. Logo depois da chegada, os membros da comitiva foram conhecer os principais pontos da capital portuguesa.

Portugal foi o primeiro país da Europa a ter contato com o Japão. Os portugueses introduziram no Japão a cultura ocidental e as primeiras armas de fogo. Shin-iti nutria uma especial expectativa em conhecer esse país.

Eles visitaram as ruínas do Castelo de São Jorge, no alto de uma colina que oferecia uma visão panorâmica da cidade. Mais adiante, viram o rio Tejo e a ponte 25 de Abril em fase de construção. Em Lisboa havia muitas edificações históricas que poderiam servir de modelo para a construção do Sho-Hondo, como a Torre de Belém e o Palácio de Queluz, cuja arquitetura fora inspirada no Palácio de Versalhes, na França.

Quando percorriam as margens do rio Tejo de carro, eles depararam com um grande monumento de uma caravela em mármore. Todos desceram para observar a obra. Era o monumento erigido em memória de Dom Henrique, o Navegador, no quinto centenário de sua morte. O monumento tinha 52 metros de altura e a estátua de Dom Henrique estava à frente de uma fileira de navegadores que contribuíram para a descoberta de novas rotas marítimas.

Shin-iti havia estudado com Toda a respeito do infante Dom Henrique como também havia lido alguns livros sobre suas aventuras. Ele disse aos membros da comitiva:

— O presidente Toda comentou certa vez sobre a coragem dos portugueses e manifestou também o desejo de conhecer Portugal. No século XIV, a rota terrestre do Caminho da Seda começou a entrar em decadência e os portugueses tiveram de desistir desse caminho e partiram em busca de uma rota marítima. Nessa época, Portugal era apenas um pequeno país no extremo oeste do continente europeu, localizado na Península Ibérica. Porém, no século XV, deu origem à Era das Grandes Navegações e expandiu seu território pelo mundo. Como isso foi possível?

Compartilhar nas