Nova Revolução Humana
BS
DINÂMICO AVANÇO - 37
11/01/2003
Essas alegações pareciam razoáveis, porém, nada mais eram que artifícios para ocultar a covardia e o medo de defrontar e combater a maldade, o objetivo primordial do budismo. Eles criticavam o mestre para justificar o abandono da luta como discípulos, apesar de se dizerem como tais. Esse é o meio comumente usado pelas pessoas que abandonaram a fé devido à autodecadência.
Muitas das cartas escritas em Sado revelam o rigor de Nitiren ao ensinar a verdadeira atitude na prática do budismo na tentativa de banir a fraqueza do coração de seus discípulos. Na escritura “Abertura dos Olhos” consta: “Mesmo que os deuses me abandonem e todas as espécies de dificuldades me ocorram, ainda assim darei minha vida em prol da Lei.” (As Escrituras de Nitiren Daishonin [END], vol. 1, pág. 166.) Nitiren registrou sua própria decisão de consagrar sua vida em prol do Kossen-rufu sem se importar com as perseguições e dificuldades. Era seu brado para despertar seus discípulos da visão distorcida de esperar apenas a proteção dos deuses e a tranqüilidade na vida diária.
E Nitiren completa essa frase com as seguintes palavras: “Seja tentado pelo bem ou ameaçado pelo mal, aquele que abandonar o Sutra de Lótus terá o carma de inferno como destino.”
Na escritura “Aspiração à Terra do Buda”, ele afirma: “A vida é limitada pelo tempo e não devemos poupá-la no anseio de atingir a Terra do Buda.” (END, vol. 5, pág. 145.) Ele declara que o supremo objetivo da vida encontra-se no ato de devotar todos os esforços em prol do Kossen-rufu.
Ele escreveu também: “Quando um mau imperador profana a verdadeira Lei e os bonzos heréticos ficam do lado dele para banir um sábio, aqueles que conseguirem manter o espírito de mestre e discípulo atingirão certamente o estado de Buda.” (END, vol. 1, pág. 196.) Nitiren ensina que o espírito de lutar com base na unicidade de mestre e discípulo é o caminho para a iluminação. Em outras palavras, ele afirma que as dificuldades são condições indispensáveis para se conquistar a felicidade absoluta. Por isso, ele recomenda que as pessoas acatem as dificuldades com alegria e também como benefícios. Ele próprio afirma que se não fossem as pessoas que o perseguiram, não poderia provar que era o verdadeiro devoto do Sutra de Lótus.
Pode parecer contraditório praticar o budismo e sofrer dificuldades. Porém, esta é a suprema fórmula da transformação do “negativo” em “positivo” e é o que gera a mudança na vida das pessoas e proporciona a revolução humana.
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