Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Imagem edicao

Conteúdo

Caderno da Comunidade

Exemplos de mestre e discípulo

Caderno da Comunidade

Ser melhor que o mestre? Como?

Reflexão Sobre o Gosho do Mês

Perseverar na fé conduz à vitória

Budismo na Vida Diária

Sobre a prática do Gongyo

Monarcas em Ação

Torne-se um oceano!

Nova Revolução Humana

Florescimento (22)

Caderno da Comunidade

Mestre e discípulo o caminho de vitória e superação

ícone de compartilhamento

21/04/2007

Mestre e discípulo o caminho de vitória  e superação
A unicidade de mestre e discípulo é a essência do budismo.

À primeira vista, a relação de mestre e discípulo pode levar à uma concepção equivocada, se baseada em uma visão hierárquica ou desigual.

No budismo, o mestre não é superior ao discípulo, eles compartilham o mesmo ideal. É um relacionamento que exige total comprometimento na vida de ambos. O mestre é um modelo ou padrão para a vida do discípulo que, como seu herdeiro espiritual, coloca em prática tudo o que aprendeu com seu mestre, sem a mínima distorção.

Ou seja, o mestre ensina o caminho correto da vida, mas depende do discípulo seguir ou não.

O Buda Nitiren Daishonin contou, também, com valiosos discípulos, como Nikko Shonin. Ele se preocupou em assegurar que os ensinos de Daishonin não fossem corrompidos após o seu falecimento.

Esse espírito foi revivido nos dias atuais pelos três primeiros presidentes da Soka Gakkai (Tsunessaburo Makiguti, Jossei Toda e Daisaku Ikeda).

Se não fosse esse espírito de união indestrutível de mestre e discípulo, a organização não teria vencido as diversas intempéries pelas quais passou e se tornado tão grandiosa.

Cabe a cada discípulo, em sua respectiva organização, manter vivo esse espírito, que é a chave para se conquistar a vitória infalível. Mestre e discípulo é o tema do Caderno da Comunidade deste mês, que também traz uma pesquisa sobre o Dia 3 de Maio, a fundação de uma nova comunidade e muito mais. Boa leitura!

Compartilhar nas