Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Nova Revolução Humana

Avanço (11)

ícone de compartilhamento

20/03/2010

Avanço (11)
Após explicar brevemente o cenário histórico e o tema principal do escrito “Resposta a Ota Jomyo”, Shin-iti explanou o seguinte trecho: “Como é maravilhoso o senhor acalentar este sutra mais do que sua própria vida! Tal sentimento não pode ser explicado somente com base na presente existência, mas por meio de sua relação cármica com o sutra desde existências passadas. Isso é gratificante, muito gratificante!” (Gosho Zenshu, pág. 1.015.)

— Daishonin louva a convicção de Ota por considerar o budismo muito mais precioso do que sua própria vida. Em outras palavras, Ota estava decidido a consagrar a vida em prol do budismo. Nessa disposição encontra-se o caminho para se atingir a iluminação e para estabelecer uma condição de vida de absoluta felicidade que se estenderá pelas três existências.

Até mesmo uma única gota de chuva, quando se junta às águas do oceano, torna-se capaz de envolver todo o globo terrestre. Da mesma forma, quando uma pessoa se dedica em prol da propagação da Lei Mística, sua condição de vida se tornará tão grandiosa quanto o Universo e tão sólida como o diamente, a qual não será derrotada pelas adversidades e dificuldades. Colocar em prática essa fé é o caminho fundamental para ultrapassar todos os tipos de infortúnios.

Shin-iti continuou:

— Nós que abraçamos a fé na Lei Mística não temos nada a temer. O mais importante é evocar o poder da fé e da prática. Por isso, mantendo sempre a disposição de considerar a recitação de Daimoku em primeiro lugar, vamos avançar pela jornada da vida com base na oração.

Os membros o aplaudiram com entusiasmo. Shin-iti prosseguiu:

— Nitiren Daishonin afirma também que o fato de Ota Jomyo considerar o Sutra de Lótus mais importante do que a própria vida dele não era simplesmente uma consequência da causa de presente existência, mas de sua relação com a Lei Mística desde existências passadas.

Na frase seguinte, Daishonin explica essa relação: “Por ter ouvido em sua existência passada a doutrina dos Três Mil Mundos em um Único Momento da Vida, a qual é apresentada no 16o capítulo do Sutra de Lótus, ‘Revelação da Vida Eterna do Buda’, como princípio da verdadeira iluminação no remoto passado”. (GZ, 1.016.)

Portanto, a causa principal foi a de ter ouvido a doutrina dos Três Mil Mundos em um Único Momento da Vida, implícita no capítulo “Revelação da Vida Eterna do Buda”. Não há coincidências na fé. a razão pela qual estamos conduzindo a fé no Budismo Nitiren e nos dedicando em prol do Kossen-rufu, é por causa da profunda relação cármica do passado.

Compartilhar nas