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Encontro com o Mestre

11.5 - Nenhuma doença é obstáculo para a felicidade

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05/09/2015

11.5 - Nenhuma doença é obstáculo para a felicidade
INTRODUÇÃO

Uma passagem do romance Nova Revolução Humana relata a visita de Shin’ichi Yamamoto a Kansai quando incentiva os integrantes da Divisão Sênior que estão sofrendo devido à saúde fraca.

Discurso do presidente Ikeda

Extraído e adaptado da Nova Revolução Humana, v. 10, capítulo “Coroas de Louro”, publicado em português em março de 2012.

Shin’ichi incentivou-o dizendo:

— No capítulo “A Extensão da Vida” (Juryo) do Sutra do Lótus consta que podemos prolongar nosso tempo de vida. Isso quer dizer que, mesmo que nosso tempo de vida seja limitado, podemos estendê-lo. Este é um dos benefícios da prática do budismo. Se conseguimos obter até uma vida mais longa, então é impossível que o senhor não consiga vencer a doença e recuperar a saúde. Por favor, empenhe-se numa intensa recitação de daimoku e desfrute uma prolongada existência.

— Sobre a discussão da origem da doença, Daishonin cita a passagem de Grande Concentração e Discernimento de Tiantai na qual afirma: “Existem seis causas da doença: 1) desarmonia nos quatro elementos; 2) maus hábitos na ingestão de alimentos ou bebidas; 3) forma incorreta de realizar a meditação sentada; 4) ataque de demônios; 5) ação das maldades; e 6) efeito do carma” (CEND, v. I, p. 659).

— Vamos analisar essas causas em mais detalhes. A primeira é a desarmonia nos quatro elementos do corpo humano, isto é, terra, água, fogo e vento. A filosofia oriental revela que tanto o corpo humano como tudo o que há na natureza e no universo são constituídos por quatro elementos. Esse distúrbio também pode ser externo, como o clima irregular e a degradação do meio ambiente, que influenciam negativamente o corpo e provocam o surgimento de doenças.

— A segunda e a terceira — maus hábitos na ingestão de alimentos ou bebidas e forma incorreta de realizar a meditação sentada — referem-se à alimentação desregrada e ao ritmo da vida diária. Se mantivermos uma vida sedentária, sem exercitar o corpo e sem dormir o suficiente, seguindo ainda uma alimentação inadequada ao bom funcionamento do organismo.

— A quarta causa cita os demônios, ou seja, causas que vêm de fora do corpo, como bactérias e vírus. Podemos incluir ainda o estresse provocado por várias circunstâncias cotidianas.

— A quinta causa é a ação das maldades, como as condições mentais e psíquicas que perturbam o funcionamento normal do corpo. É chamada de ação das maldades pelo fato de a doença originada dessa perturbação impedir a prática do budismo.

— A sexta, efeito do carma, se refere às causas que se originam das causas negativas acumuladas nas profundezas da nossa vida. Isso mostra que a doença surge das desorientações ou das tendências com profundas raízes do nosso carma. O budismo considera tais desorientações como carma.

— A origem da doença pode ser dividida em seis diferentes categorias, mas muitas delas possuem causas intercaladas. No caso de uma gripe, por exemplo, a causa é o vírus. Isso pode ser encarado como “ataque de demônios”. A causa principal não é somente o vírus, mas diversos fatores, como a irregularidade do clima, que pode criar distúrbios nos quatro elementos do corpo. Além disso, uma condição física originada de estilo de vida não saudável, “maus hábitos na ingestão de alimentos ou bebidas”, pode ser fator contribuinte. Funções negativas nas profundezas da vida de uma pessoa para impedir a prática budista, e há casos em que o carma pode ser uma importante consideração.

Shin’ichi continuou a explicar detalhadamente sobre as seis causas da doença de acordo com a visão dos escritos de Daishonin:

— De toda forma, devemos pensar em como proteger nosso organismo das doenças. Numa época de mudanças repentinas no clima, devemos nos agasalhar. Os cuidados com a alimentação também são essenciais. Não devemos comer em demasia nem consumir bebidas alcoólicas exageradamente. Caminhar, exercitar e descansar também são uma regra que devemos pôr em prática. Se tomarmos cuidados com esses pontos, poderemos evitar as três primeiras causas das doenças. Além disso, com os recursos da medicina e a eficácia dos medicamentos, é possível sanar a quarta causa, que se manifesta pelas bactérias e vírus. Qualquer que seja a doença, sua cura em pouco tempo depende da energia vital. E a fonte dessa energia é a prática da fé. Se uma doença tem origem na maldade ou no carma negativo, não poderá ser curada somente com os recursos da medicina. É necessário orar firmemente ao Gohonzon para combater a maldade e transformar o carma negativo.

[A seguir, a resposta a um diabético que toma injeções de insulina diariamente. O homem disse ter perdido todas as esperanças na vida porque seu médico havia dito que nunca iria se curar.]

Shin’ichi afirmou:

— Se o senhor se empenhar firmemente na prática da fé, sem falta desfrutará uma vida cheia de esperança e felicidade, mesmo que tenha de conviver com uma doença crônica. No escrito Resposta a Kyo’o consta: “O Nam-myoho-renge-kyo é como o rugido de um leão. Que doença pode, portanto, ser um obstáculo?” (CEND, v. I, p. 431). Nam-myoho-renge-kyo é o rugido de um leão. O rugido de um leão é capaz de espantar até os outros animais para longe. Da mesma forma, quando encaradas com a recitação do Nam-myoho-renge-kyo, nenhuma doença se torna num obstáculo para a felicidade de uma pessoa ou para o kosen-rufu.

— Há pessoas que são perfeitamente saudáveis mas não são felizes porque são doentes em espírito. Por outro lado, há muitos membros da Soka Gakkai que, enquanto batalham contra alguma doença ou inabilidade, são verdadeiramente felizes e, além disso, se dedicam à felicidade dos outros.

— Talvez seja difícil continuar aplicando insulina pelo resto da vida. Mas, se pensar bem, comer e beber também são coisas que faremos todos os dias para viver. Tente enxergar as injeções apenas como mais um item de sua rotina. Não lhe fará nenhum bem se permitir ficar deprimido.

— Espero que vivam de maneira que as pessoas, que se encontram em condições parecidas, irão se admirar e dizer: “Veja quão enérgico ele é mesmo sendo diabético!”, “Olhe que vida longa ele está desfrutando”, “Como ele é feliz!”. Se conseguir se tornar um indivíduo que consiga inspirar dessa maneira, o senhor será um extraordinário exemplo de poder do budismo. Essa é sua missão de vida. Não se permita ser derrotado. Continue a avançar e jamais desista!

Shin’ichi direcionou suas palavras a todos os presentes:

— Daishonin não irá falar em proteger àqueles que dedicam a vida ao kosen-rufu. Na carta que enviou a Nanjo Tokimitsu quando este adoeceu, Nichiren escreveu: “E vocês, demônios, que fazem este homem sofrer, estão tentando engolir uma espada pela ponta, abraçar um fogo violento ou se tornar o arqui-inimigo dos budas das dez direções e das três existências? Que terrível isso será para vocês!” (WND, v. I, p. 1109). Este é o espírito com que Nichiren Daishonin desafia a maldade da doença para proteger seus discípulos. Todos nós somos abraçados por esta grande convicção e compaixão de Daishonin.

— Espero que todos os senhores também tenham essa certeza e resoluta convicção em não ser derrotado por essas forças negativas. Convoque sua coragem. Eu também sofri com uma saúde fraca chegando a ser desenganado pelos médicos de que não viveria além dos 30 anos. Mas agora sou forte, saudável e capaz de enfrentar uma agenda de intensas atividades. Os senhores também podem ser saudáveis.

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