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Conheça o Budismo

Nossa única escolha é vencer

Ser budista é vencer sempre. O que importa é ser vitorioso em tudo o que faz. Há várias citações nos sutras definindo buda como “o mais vitorioso”, “o que conquistador objetivos”. Conheça o princípio “vitória ou derrota”, o padrão budista para uma vida continuamente vitoriosa. O presidente Ikeda afirma que “budismo é ‘vitória ou derrota’. Sem a vitória, tudo o mais não tem nenhum significado”.

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14/05/2016

Nossa única escolha é vencer

Ao pé da letra:

O conceito “vitória ou derrota” significa vencer na instância mais profunda da mente eliminando a escuridão fundamental por meio da recitação e propagação do Nam-myoho-renge-kyo. O presidente Ikeda orienta: “‘Vitória ou derrota’ é um tema abordado de diversas formas em muitos dos escritos de Daishonin. Podemos encontrá-lo sintetizado especialmente na carta O Herói do Mundo, em que Daishonin declara: ‘O budismo preocupa-se principalmente com a vitória ou a derrota’ (The Writings of Nichiren Daishonin [WND], p. 835). O presidente fundador da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, dizia que essa passagem continha a ‘vida da religião’”.

“Budismo é ‘vitória ou derrota’. Conquistamos a verdadeira vitória na vida quando enfrentamos e vencemos nossos aspectos internos, quando vencemos nossa batalha interior”

Dr. Daisaku Ikeda

Vencer sempre não quer dizer ter uma vida sem problemas. Ganhos e perdas acontecem.

O budismo propõe uma mudança de prioridade e afirma que a vitória que realmente interessa deve acontecer na mente: é a vitória da fé. Quem vence no nível da fé eleva o estado de vida, se livra do medo e age com coragem em situações positivas e também nas negativas.

O conceito “vitória ou derrota” é um modelo revolucionário porque empodera cada pessoa a triunfar em tudo. É uma vitória espiritual na qual se diz continuamente a si mesmo: “Ou vai ou racha! É agora!”. A pessoa vence sempre quando nunca desiste de si mesma, nunca desiste de tentar, de ousar e de se levantar quando cair. É uma vida ativa, impulsionada pela recitação enérgica e entusiasmada do Nam-myoho-renge-kyo.

A energia mais duradoura

Vida é luta. Ganhar sempre é lutar sem cessar no nível da fé, expulsando a negatividade fundamental que ilude e obscurece seu brilho. A força maior que provoca essa vitória são o daimoku e o shakubuku realizados conforme o presidente Ikeda ensina.

Ganhando ou perdendo em relação aos fatos cotidianos, o que importa é fazer de cada assunto motivo de mais alegria e força para lutar. O modo de vida ensinado na SGI faz a pessoa desfrutar em todos os momentos de uma energia supremamente positiva que vem de dentro.

O Mestre afirma: “Budismo é ‘vitória ou derrota’; portanto, a vida é uma luta. Esse é o motivo pelo qual devemos desenvolver uma fortaleza interior para avançar continuamente. Uma vida que é forjada e fortalecida dessa forma desfruta uma eterna alegria” (BS, ed. 1.527, 9 out. 1999, p. 4).

Decida hoje também fazer do seu mundo mental uma fortaleza rica em otimismo, amizade, coragem, compaixão; uma fortaleza inabalável ante qualquer ataque da negatividade. Ao cerrar os punhos e determinar que assim viverá todos os dias, estará aplicando a “vitória ou derrota” budista.

Um novo padrão mental

É fundamental definir qual parâmetro você adota quando o assunto é a vitória.

O padrão que costumamos seguir é o da “recompensa e punição”, segundo o qual nossa felicidade está nas mãos dos ganhos e perdas convencionais: se temos emprego, tudo está bem; se não conseguimos aquela promoção, tudo desmorona; se somos reprovados por alguém, nos deprimimos etc.

O budismo propõe um novo modelo: “vitória ou derrota”, ou seja, a batalha que vale a pena lutar deve acontecer no nível fundamental da mente: vencer a escuridão mais ampla e profunda da vida e, com isso, manifestar a felicidade absoluta — aquela que influencia o ambiente e não mais é influenciada por ele. Não é uma postura na qual você pensa: “Vou enfrentar essa situação e se não vencer tudo bem, não vejo problema em ser derrotado”. Quem parte para a batalha com essa crença já é espiritualmente derrotado.

Acima das pequenas vitórias e derrotas está a “Vitória” budista, com “v” maiúsculo. Essa Vitória exclui a derrota porque o ponto de partida é a eliminação total da escuridão fundamental: a luta começa com o triunfo já garantido.

Eliminar a ilusão na raiz

O presidente Ikeda afirma que “Nem o padrão da sociedade (a reputação) nem o do governo (a justiça e a injustiça) são suficientes para servir como um padrão para a nossa vida, por não conterem o padrão essencial — ou seja, se podemos ou não triunfar sobre as funções maléficas que procuram nos levar à miséria” (Terceira Civilização, ed. 440, abr. 2016).

Quem se baseia na “recompensa e punição” convencional perde o chão quando está em desvantagem; lamenta-se e se culpa quando perde alguma batalha. Só se alegra quando a situação externa é favorável — esse modo de vida acarreta uma felicidade frágil à mercê dos ventos do destino.

Quando abraçamos o presidente Ikeda como mestre da nossa fé, vencemos sempre e vivemos totalmente livre das flutuações dos humores e situações externas.

Tudo depende do foco da nossa mente

“Vitória ou derrota” é, em suma, o padrão budista para se vencer continuamente. É a vitória no nível mais profundo e abrangente da vida e acontece no coração.

O presidente Ikeda afirma que basear-se na vitória ou derrota budista “Não significa que devemos ignorar os padrões da sociedade e do governo. Na verdade, podemos dizer que eles estão inclusos no padrão do budismo (‘vitória ou derrota’). Por essa razão, temos de evidenciar nosso estado de buda e mostrar a força do nosso caráter para combater as funções maléficas e vencê-las. Assim fazendo, atenderemos ao padrão da sociedade (obtendo uma excelente reputação), e seremos capazes de tomar grandes decisões e o curso de ação correto conforme exige a situação” (Terceira Civilização, ed. 440, abr. 2016).

Vida grandiosa

A sabedoria budista é louvável porque ensina a fazer as coisas na ordem correta:

Primeiro, vença a raiz da negatividade por meio da recitação entusiasmada do Nam-myoho-renge-kyo desejando com máxima coragem ser feliz e fazer todos felizes [essa é a estratégia da ‘vitória ou derrota’ budista].

Em seguida, munido dessa poderosa energia vital resolva cada tarefa com farto senso de responsabilidade. Isso o deixa firme diante das mudanças das circunstâncias.

Se ganhar algo, recite Nam-myoho-renge-kyo com gratidão. Se perder algo, recite com firmeza de propósito e senso de desafio. A vitória budista não se baseia na perda nem no ganho superficial; o que interessa é vencer a escuridão fundamental. Nesse caso, a vitória estará sempre lá, no coração.

Transforme sua vida interior num reino de alegria e entusiasmo. E, sem tirar os olhos da realidade, aja com rapidez, compaixão e coragem para revolucionar cada aspecto da vida pessoal e coletiva.

“A fé conduz à vitória, enquanto a descrença e a arrogância levam à derrota. Dizemos que o ‘budismo é vitória ou derrota’, mas o que exatamente nos faz triunfar? Nosso coração, nossa mente! Tudo depende do nosso coração estar do lado certo, do lado da Lei, ou estar do lado errado. [...] Devemos nos precaver rigorosamente de sucumbirmos à descrença e às más ações. O caminho fundamental para a vitória encontra-se em manter uma fé resoluta na Lei Mística; reside também em viver e agir de modo racional e com base na fé. É certo que um praticante budista honesto e sincero irá prevalecer no final sobre as injustiças daqueles no poder. O que realmente determina esse resultado é a nossa forte fé como budistas. Tudo depende do coração”

Dr. Daisaku Ikeda

(BS, ed. 1.839, 15 abr. 2006, p. A4)

Ou vai ou racha! — a capacidade de romper barreiras e limites

O conceito “vitória ou derrota” significa jamais se desencorajar, jamais perder a confiança em si e na sua incrível capacidade de reverter qualquer situação.

É ter um coração forte e livre que manifesta coragem e encara todo desafio com o espírito de “ou vai ou racha!”.

Mesmo os fracassos momentâneos tornam-se lenha para um novo avanço.

O presidente Ikeda afirma: “Fracassos são preciosos e esforços são tesouros. Mesmo que não sejam bem-sucedidos, não fiquem desanimados. Basta que renovem a decisão e desafiem novamente. Com coragem e com o espírito de ‘ou vai ou racha’, lancem-se destemidamente aos desafios. [...] Esta é a fé que transforma o veneno em remédio. É possível criar valor mesmo em meio às adversidades. A grandiosa batalha pelo kosen-rufu sem medir esforços faz surgir grandiosos benefícios e evidencia uma condição de vida magnânima. [...] A base para conquistar a vitória em tudo existe somente no Nam-myoho-renge-kyo. Devem recitar daimoku e continuar lutando com alegria” (BS, ed. 2.318, 9 abr. 2016, p. A2).

Unicidade de mestre e discípulo

Quando a pessoa abraça o presidente Ikeda como mestre, sincroniza sua vida ao princípio “vitória ou derrota”. Aí, as situações não mais a oprimem; mas a animam, a impulsionam a desafiar com mais vigor e a conduzem a recitar Nam-myoho-renge-kyo cada vez mais empolgada e desejando a felicidade alheia.

O exemplo de Daishonin: nunca retroceder

“Mesmo nas circunstâncias mais difíceis, Nichiren Daishonin sempre conseguia abrir um caminho de avanço. Ele nunca retrocedia. Avançava sempre, mais e mais”

Dr. Daisaku Ikeda

(Terceira Civilização, ed. 406, jun. 2002)

A conduta do presidente Ikeda: vencer sempre pelo mestre

“Como discípulo dos presidentes Makiguchi e Toda, eu triunfei em todas as batalhas contra os três poderosos inimigos. Sendo discípulo, escrevi uma história de vitórias absolutas. Relato com orgulho ao Toda sensei que triunfei em todas as frentes. Não tenho nada do que me arrepender. A unicidade de mestre e discípulo é a força motriz para obter a vitória”

Dr. Daisaku Ikeda

(Terceira Civilização, ed. 406, jun. 2002)

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