Encontro com o Mestre
BS
19.4 - Fé para levantar-se só, imbuída do juramento pelo kosen-rufu
Sabedoria para criar a felicidade e a paz [46]
08/10/2016

INTRODUÇÃO
Este trecho do romance Nova Revolução Humana apresenta partes de uma explanação feita por Shin’ichi Yamamoto — personagem do presidente Ikeda — sobre o escrito de Nichiren Daishonin O Verdadeiro Aspecto de Todos os Fenômenos, acompanhado de ponderações que o guiaram na preparação dela. É referência de uma explanação do presidente Ikeda publicada no Seikyo Shimbun no início de 1977, denominado pela Soka Gakkai de “Ano do Estudo”. Nessa explanação, o presidente Ikeda ressalta que uma fé autônoma e imbuída do juramento pelo kosen-rufu é uma característica que define os bodisatvas da terra.
Discurso do presidente Ikeda
Adaptado da Nova Revolução Humana, volume 24, capítulo “Proteção Plena”, publicado em japonês em novembro de 2012.
Shin’ichi continuou: “Por sermos bodisatvas da terra, discípulos legítimos de Nichiren Daishonin desde o remoto passado, surgimos no grandioso palco do kosen-rufu nos Últimos Dias da Lei. Possuímos uma missão profunda e estamos ligados diretamente a Nichiren Daishonin. Quando realmente encaramos os problemas e desafios, recitamos daimoku e empreendemos esforços com base num grande senso de responsabilidade em relação ao kosen-rufu, não há como a condição de vida do estado de buda do Nam-myoho-renge-kyo incorporado por Nichiren Daishonin deixar de se manifestar em nossa vida. Agarrei-me a essa crença exatamente nos momentos de minha vida em que não havia ninguém a quem pudesse pedir ajuda, quando tinha de decidir por mim mesmo o que deveria fazer e avançar corajosamente”.
Shin’ichi tinha a firme convicção, imperturbável como o Monte Fuji, de que a Soka Gakkai sempre havia seguido o caminho da fé diretamente ligada a Nichiren Daishonin.
Aprofundando-se na verdadeira natureza dos bodisatvas da terra, ele disse: “A característica que define os bodisatvas é o seu juramento. O juramento dos bodisatvas da terra é propagar o Sutra do Lótus. Por isso, para nós é importante recitar o Nam-myoho-renge-kyo com esse juramento pelo kosen-rufu determinando com todo o nosso ser ajudar àqueles ao nosso redor a serem genuinamente felizes. Recitar Nam-myoho-renge-kyo sem esse juramento não é fazer a oração dos bodisatvas da terra”.
O juramento pelo kosen-rufu está repleto da poderosa energia vital de um buda capaz de extinguir todas as influências negativas.
Shin’ichi queria que cada membro, sem exceção, pudesse desfrutar grandes benefícios. Desejava que vencessem doenças, dificuldades financeiras e todos os tipos de adversidades e que se tornassem felizes de verdade. Para suplantar os obstáculos, a oração deles precisava estar imbuída do juramento de concretizar o kosen-rufu.
Todos nós temos nossos problemas e sofrimentos. Para ultrapassá-los, é importante ter a determinação de que faremos isso para contribuir para o kosen-rufu. Se estivermos sofrendo em decorrência de doenças, por exemplo, então, jurar vencer essa doença e obter força e energia vital necessárias para poder agir livremente pelo kosen-rufu e demonstrar a validade do Budismo de Nichiren Daishonin às pessoas irão se transformar num impulso para nossa recuperação.
A recitação do Nam-myoho-renge-kyo, em si, certamente nos traz benefícios. Mas quando nossa oração para vencer a doença se une a um profundo senso de missão pelo kosen-rufu, isso põe em movimento as engrenagens da mudança direcionando-a para uma transformação interior fundamental, a transformação de nosso estado de vida e de nosso destino. Quando oramos sinceramente com base no juramento de realizar o kosen-rufu, a nobre condição de vida dos bodisatvas da terra surge dentro de nós, o estado de vida iluminado de Nichiren Daishonin começa a pulsar em nosso ser e somos capazes de manifestar nosso estado de buda inato. Esta é a revolução de nosso estado interior que torna possível uma transformação drástica em nosso destino.
Além disso, quando nos empenhamos e oramos pensando em como compartilhar o budismo com outras pessoas e concretizar nossos objetivos referentes ao kosen-rufu, já estamos expressando o estado de vida dos bodisatvas da terra. Portanto, mediante tais esforços também podemos ultrapassar e solucionar nossos problemas pessoais.
Quando o radiante sol do estado de vida dos bodisatvas da terra se levanta em nós, a escuridão dos sofrimentos se dissipa e podemos trilhar brava e intrepidamente o caminho seguro rumo à felicidade.
Ao comentar a passagem “No início somente Nichiren recitou o Nam-myoho-renge-kyo, mas depois duas, três, cem pessoas o seguiram, recitando e ensinando aos outros” (CEND, v. I, p. 404), Shin’ichi salientou a importância da fé de corajosamente se levantar só.
Ele disse: “Em qualquer época o princípio essencial e imutável do kosen-rufu é o espírito de se levantar só. Nichiren Daishonin, professor Makiguchi e Toda sensei se ergueram sozinhos bravamente com o espírito de um budista e o coração de um herói Soka.
“Levantar-se só”, falando de modo prático, significa cada um de nós assumir total responsabilidade pela missão de propagar a Lei Mística em todas as nossas esferas de influência, incluindo nossa família e comunidade. Todos nós temos relacionamentos — com familiares, parentes, amigos e outros — peculiares a cada um de nós. Na perspectiva da Lei Mística, esses vínculos são a órbita de nossa missão, e a pessoa no centro desses relacionamentos compartilha uma profunda relação cármica conosco. Cada um é responsável e qualificado para propagar a Lei Mística no exato local onde se encontra. É isso o que torna esse princípio de “levantar-se só” tão importante. Precisamos ter consciência de que estamos aqui, agora, como emissários de Nichiren Daishonin. E é missão de um bodisatva da terra se levantar e agir em seu respectivo campo. Nunca se esqueçam de que esse é o único meio de alcançar o kosen-rufu.
Propagar a filosofia do Budismo de Nichiren Daishonin no ambiente que nos cerca é um empreendimento inglório e extremamente desafiador. Pelo fato de as pessoas ao nosso redor nos conhecerem tão bem, fingimento não funciona. A saída é continuar no esforço para melhorar e, ao mesmo tempo, agir com sinceridade, integridade, perseverança e grande entusiasmo, demonstrando a prova real da fé. A verdadeira essência da prática budista reside nesses esforços.
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