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Conheça o Budismo

Vida ativa e transformadora

Se há uma meta para a qual vale a pena se dedicar é a de manifestar o estado de buda. Na SGI, nosso objetivo todas as manhãs e noites é a revolução humana, ou seja, tornar o estado de buda uma realidade em nosso cotidiano e em nosso caráter. Ao agirmos assim, temos “uma vida plena e feliz a cada instante, como se estivéssemos vivendo a plenitude por toda a eternidade”, afirma o presidente Ikeda no livro Vida, um Enigma, uma Joia Preciosa. Conheça mais sobre o “mundo dos budas”, o décimo estado de vida descrito no budismo.

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11/03/2017

Vida ativa e transformadora

“Dez mundos”: a incrível dinâmica da vida

A vida é incrivelmente dinâmica e o melhor dela é que tudo pode ser transformado. A teoria budista dos “dez mundos” e sua “possessão mútua” explica que conseguimos aqui e agora recriar nosso destino e viver plenamente felizes.

Dentro da teoria dos “dez mundos”, o “mundo dos budas” se refere à condição do estado de buda, uma felicidade absoluta que não se abala por nada. É essa condição que todos nós da SGI buscamos.

No livro Vida, um Enigma, uma Joia Preciosa, o presidente Ikeda explica que os dez mundos ou os dez estados da vida não são lineares, circulares, quadrados nem esféricos. Não há descrição visual que consiga representar como eles são. O que mais se aproxima são as ondas de rádio que podem ocupar o mesmo espaço e se sintonizar (manifestar) a qualquer momento. Mas ainda assim é parcial.

A cada momento vivemos imersos num fluxo vital dinâmico com potencial imenso de manifestar nova energia e possibilidades. Cada pessoa é, aqui e agora, dotada do potencial máximo da vida: “A mudança constante de um estado para outro é causada por nossa energia vital fundamental, que torna possível a fusão e a interação dos vários estados” (Ibidem, p. 182).

Manifestar o “mundo dos budas” significa compreender por completo essa dinâmica na qual a totalidade da vida nunca é estática e a cada instante tudo pode mudar. Um buda tem a “visão integral e clara da vida” (Ibidem, p. 183) e utiliza de todo o potencial dos dez mundos para viver a mais rica existência de forma plena.

No estado de buda a pessoa desfruta a felicidade autêntica, duradoura e ampla. Portanto, vale a pena compreender como é essa condição e lutar com “unhas e dentes” para atingi-la.

A meta número um na SGI

Revolução humana é o nome moderno para a condição do estado de buda. Por meio do conceito da revolução humana, os Três Mestres da Soka Gakkai revitalizaram e modernizaram o budismo tornando-o praticável novamente por todas as pessoas.

Qual é a meta maior de um associado da SGI? É a revolução humana — uma mudança drástica interior que impacta na sociedade e no mundo. A base teórica desse conceito está conectada com a “possessão mútua dos dez mundos”:

“Quando estabelecemos o estado de buda como base de nossa vida e reconhecemos que todos os outros nove mundos estão contidos no estado de buda, então, cada um desses mundos, do mais inferior até o mais elevado, se torna um impulso para a revolução humana. Por outro lado, será impossível tornar o estado de buda a base de nossa vida rejeitando as tempestades violentas dos outros nove mundos, pois todos coexistem com o estado de buda” (Ibidem, p. 188).

No estado de buda, experimentamos a vida ao máximo, usufruindo dos benefícios e transformando com pulso firme as dificuldades. Não há espaço para desperdiçar nem um segundo sequer: tudo o que se manifesta do nosso interior e tudo o que aparece no mundo exterior é vivenciado com entusiasmo, alegria, gratidão, coragem, sabedoria. No “mundo dos budas” a vida é desfrutada com o máximo de prazer, seja na calmaria, seja na tempestade. Revolução humana é trazer à tona a força espiritual para transformar tudo em vitória e inspiração.

Viver ao máximo sem medo nem arrependimentos

Vida plena

Qual a melhor forma de instituir o estado de buda como nossa tendência diária? “O caminho fundamental para isso é simplesmente aplicar o budismo no comportamento e na vida diária”, responde o presidente Ikeda (Ibidem, p. 189).

O budismo, do começo ao fim, explica as maravilhas do estado mental em que vive o Buda e explicita que todos conseguem viver na mesma condição sem perder a individualidade. E ainda revela os caminhos mais curtos para pôr em prática essa condição arrebatadora.

O Nam-myoho-renge-kyo é, em si, o estado de buda; e a pura fé no Gohonzon manifesta essa condição extraordinária em toda pessoa que ora e propaga com entusiasmo a Lei Mística. É por isso que na SGI o estado de buda — a felicidade absoluta — é o ponto de partida. A pessoa começa a prática aprendendo a recitar e a propagar o daimoku, recebendo o Gohonzon e adotando Ikeda sensei como mestre. Ao fazer isso, o indivíduo está desde o início estabelecendo o estado de buda como solo fértil para viver o cotidiano dos “nove mundos”.

Por meio da prática budista, os “nove mundos” (a vida diária) são enriquecidos com vontade de viver e os problemas são coloridos com força vital e encarados como devem ser: por pior que sejam, serão superados e transformados em experiência, incentivos, relatos, benefícios.

Deixa comigo!

Ao manifestar o estado de buda, a pessoa não tem mais medo de nada: ela chama para si a solução dos problemas e ainda tem energia de sobra para incentivar as pessoas. Ela transforma dramas pessoais em energia vital e tem tanta força que promove mudanças ao seu redor com impacto social e até mundial.

Autonomia, realização pessoal, independência e felicidade só existem por completo quando se vive no estado de buda. Por quê? Nesta condição todas as coisas são vividas ao máximo, até os sofrimentos: “Aquele que encara sofrimentos por vontade própria está manifestando o estado de buda. Enquanto o estado de buda existir na vida da pessoa ela desfruta a felicidade, a independência e a realização em qualquer um dos dez mundos” (Ibidem, p. 191).

Quando passa por perdas difíceis, a pessoa nesta condição se humaniza ainda mais; ela se cura de uma doença e pensa: “agora consigo entender como um doente sofre”; ao mudar sua situação financeira afirma: “a miséria humana é terrível, vou me dedicar até o fim para extrair a infelicidade deste mundo”. Tudo se torna motivo para desenvolvimento, entusiasmo e gratidão.

A maior motivação

Adote o estado de buda e a revolução humana como meta primordial, como propósito de vida. E pratique o budismo na SGI se dedicando com sinceridade visando a mudança de si e do mundo conforme o presidente Ikeda orienta. Viver assim garante a melhor existência possível.

Ao manifestar a força do estado de buda a pessoa passa a ter forte bom senso, fé sólida, senso de responsabilidade, é gentil com os outros e raciocina de modo flexível. Possui compaixão, sabedoria e criatividade imensas. É um estilo de vida muito rico no qual o indíviduo, não importa em que momento da existência esteja, começa a produzir mudanças em si e no ambiente de forma extraordinária. A forma prática de viver assim está em sincronizar o cotidiano às atividades da SGI tais como gongyo e daimoku ao Gohonzon, visitas, diálogos, shakubuku e reunião de palestra.

O Mestre conclui: “A maior motivação na vida é a aspiração ao estado de buda, ou seja, o forte desejo de se unir à energia cósmica e retornar à sua essência” (Ibidem, p. 171).

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