Conheça o Budismo
BS
Uma nova estrutura de pensamentos e crenças
A estratégia utilizada na SGI é infalível e transforma o destino
11/11/2017
O desafio é ter uma forma prática de se manter feliz. Na SGI, a temos e está ao nosso alcance.
A satisfação e o contentamento ininterruptos são definidos na filosofia da SGI como felicidade absoluta, estado de buda e revolução humana — é um júbilo que vem de dentro e não se abala nem depende de fatores externos. É uma força vital que incita as demais pessoas à plenitude, provoca mudanças familiares e sociais e impacta o mundo. É um amplo estado de vida que gera uma espiral de felicidade.
A estratégia para viver assim e vencer em todos os momentos é fazer a felicidade ser contínua em sua mente. Já a estratégia para arruinar a vida e deslizar nos mesmos pontos é se basear numa estrutura de pensamentos e crenças que o afastem da felicidade e o conduzam ao egoísmo e à tendência de desrespeitar as pessoas provocando desunião e a discórdia.
Para decifrar a estratégia infalível do triunfo utilizada na SGI, nós nos baseamos na explanação de Ikeda sensei do escrito O Presente de Arroz, publicada na revista Terceira Civilização de outubro de 2017.
1 - O poder da mente
Ikeda sensei abre a matéria com afirmação genial: “Nada é mais maravilhoso que a mente humana. Ela é fonte de infinita esperança. É um reservatório de ilimitados benefícios e boa sorte. Pode manifestar energia e força infinitas” (Terceira Civilização, ed. 590, out. 2017, p. 50).
A mente é incrível e devemos acreditar na plasticidade dela — a tristeza pode num estalar de dedos dar lugar ao êxtase, o desânimo existe e sabemos como ele é ruim, mas um sorriso amigo é capaz de imediatamente torná-lo esperança. Ao se tratar da mente, é fundamental depositar fé que tudo pode mudar a qualquer momento.
“Transformação do destino de um indivíduo, concretização da felicidade para toda a humanidade e criação de uma sociedade pacífica — tudo se inicia com uma mudança em nosso coração” (Ibidem), continua o Mestre se embasando em duas afirmações de Nichiren Daishonin segundo o qual todo o budismo está fundamentado nas “ações maravilhosas da mente” que estão “além da compreensão” (Ibidem). Então, mudemos nossa mente criando uma nova estrutura de reação diante da vida!
A famosa frase “o que importa é o coração” (Ibidem) significa batalha contínua para que nossa mente tenha o mesmo propósito do buda, ou seja, desejar a felicidade das pessoas o tempo todo.
2 - Como você percebe as coisas faz toda a diferença
“A determinação resoluta, isto é, a intenção contida no coração, estabelece tudo” (Ibidem), enfatiza Ikeda sensei. A prática budista na SGI ajusta nosso coração e enriquece nossa mente com propósitos e intenções que garantem a felicidade frequente.
Ao se adotar o juramento do mestre como o próprio juramento, como a base do querer, manifesta-se imediatamente a felicidade absoluta e sua consequente lista de benefícios.
É vantajoso que troquemos intenções e ambições às vezes egoístas pela intenção igual à do Mestre: ser feliz junto com as pessoas. Praticar o budismo é resolver cada assunto pessoal com a mesma intenção do Buda. Isso acontece quando nossa mente adota o Gohonzon como foco da tomada de decisões. Uma vez que o Gohonzon é o juramento do Buda de elevar o estado de vida de todas as pessoas, ao fazermos vibrante gongyo matinal e recitarmos Nam-myoho-renge-kyo inspirados no juramento seigan visando o shakubuku, impulsionamos nosso dia com força máxima. A prática budista na SGI garante a mudança mental no nível mais profundo e como consequência nossas intenções ganham o brilho do estado de buda, o que proporciona não só bem-estar como altera radicalmente o curso da própria vida e de todos ao redor.
Mudar a forma de perceber as coisas é a estratégia para a vitória: “Alcançamos resultados completamente diferentes, dependendo de como nossa mente percebe as coisas, do que ela decide e do que nos induz a fazer a cada momento, a cada instante” (Ibidem).
3 - Qual sua real intenção?
Analise seu íntimo e responda com clareza: com qual intenção você está fazendo a tarefa atual?
Utilizar a “estratégia do Sutra do Lótus” é executar a tarefa atual como um buda a executaria, ou seja, realizar a empreitada diante de você focando a mente no grande desejo de conduzir as pessoas ao bem-estar e realização.
O que o buda mais almeja no Sutra do Lótus? Garantir a felicidade absoluta de todos, sem deixar ninguém para trás. Cada ação de um buda é um ato de incentivo.
Ikeda sensei sempre vence porque a todo momento está motivado pela ideia mais correta: “Todas as minhas ações são motivadas pela determinação de saldar minha dívida de gratidão com Toda sensei. Ciente de que a vitória do discípulo é a vitória do mestre, devo dedicar minha vida a tornar a existência e as conquistas do meu grandioso mestre conhecidas em todo o mundo” (Ibidem, p. 51).
A estratégia dele é realizar as incumbências diárias com a mente transbordando de entusiasmo porque cada encontro, cada diálogo é a chance de honrar seu mestre Josei Toda uma vez que a maior aspiração dele era ver todos felizes.
4 - Não dependa do externo
Sua mente pode pregar uma peça em você. Se sua estrutura de pensamento e crenças tenta induzi-lo a pensar que as coisas nunca mudam ou que a felicidade absoluta é uma verdade para quem tem mais sorte, acredite, está sendo enganado pela própria inteligência.
Qualquer crença egoísta e autodepreciativa deve ser descartada; preocupações e medos também. Preconceitos e lógicas derrotistas cármicas mais ainda. Só permita em seu coração a riqueza espiritual oriunda de sentimentos e intenções nobres tais como as ensinadas nas atividades da SGI.
Mesmo diante de turbulências é possível manter intacta a intenção de ser feliz junto com as pessoas? Sim! E Ikeda sensei reitera: “Ser feliz ou infeliz não é decidido por outras pessoas nem pelo ambiente, mas sim pela própria determinação e intenção contida no coração” (Ibidem, p. 51). Diante de qualquer dilema, aja com gratidão, sinceridade, coragem, lealdade, esperança, generosidade, paciência com as pessoas e consigo. Jamais há impasse em quem vive assim.
5 - A gente não se aguenta!
Um membro da SGI não consegue ficar quieto diante do sofrimento alheio.
Nossa estrutura de crenças nos impele a agir rápido quando alguém está sofrendo. Felicidade para nós é proporcionar felicidade aos demais.
“Quando eles [os membros da SGI] veem alguém passando por dificuldades ou angústias, deixam suas próprias necessidades de lado e se aproximam do outro para ajudá-lo. Ao saberem de alguém que está com um problema, imediatamente se apressam em auxiliá-lo. Não importa quanto estejam ocupados, eles participam animadamente das reuniões de palestra, mesmo num local distante” (Ibidem, p. 55).
Todo membro da SGI é um buda porque em sua mente ele nutre essa forma notável de viver descrita por Ikeda sensei. É uma estrutura de pensamento focadíssima: “Se é pelo kosen-rufu, estou sempre pronto a agir com a rapidez de um raio”.
E, se por acaso as coisas não estiverem suaves nem agradáveis, apenas persista, tenha paciência consigo e coragem de manter continuamente o foco da sua mente no Gohonzon e no Mestre. O êxito é uma certeza!
Quando se está apaixonado pela ideia de extrair o melhor de si para instigar as pessoas a jamais serem derrotadas; quando se está enamorado pela alegria de recitar Nam-myoho-renge-kyo desejando ser feliz e levar todos juntos; quando o prazer maior na vida é promover diálogos e praticar o shakubuku em pequenas reuniões nos blocos; quando tudo o que você faz visa produzir resultados positivos para expandir o kosen-rufu e com isso comunicar vitórias ao Ikeda sensei, então, tenha certeza, já está se utilizando da estratégia infalível Sutra do Lótus. Você vencerá em tudo, triunfará pela eternidade.
Compartilhar nas