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Encontro com o Mestre
26.8 — Cristalizando os ideais do primeiro e do segundo presidentes da Soka Gakkai
Encontro com o Mestre
BS
26.7 — A luta imortal dos presidentes Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda
25/11/2017

INTRODUÇÃO
A fonte do nobre espírito da Soka Gakkai remonta à morte do presidente Makiguchi na prisão em defesa de suas convicções e à determinação do presidente Josei Toda de provar a retidão do seu mestre, bem como aos seus incansáveis esforços para concretizar o kosen-rufu após ser libertado da prisão.
Discurso do presidente Ikeda
Proferido numa convenção em Tóquio, no dia 24 de agosto de 1989.
A luta heroica travada por Makiguchi sensei e Toda sensei no cárcere, posicionando-se firmemente contra o militarismo japonês, revela que eram pessoas de caráter excepcional.
Quando os promotores o interrogaram, o presidente Makiguchi mantinha sua postura digna e resoluta, como se estivesse lhes ensinando o Budismo Nichiren. Declarou bravamente o que ninguém mais na época ousava dizer e se expressou com convicção e franqueza, explicando sua posição com objetividade fundamentado em princípios. Aproveitava os intervalos entre os ásperos interrogatórios para apresentar o Budismo Nichiren aos carcereiros e explicar sua teoria de valor aos promotores. Seus dias eram dedicados a citar e a ler o Gosho.
Ele nos proporciona um modelo de integridade impecável e de fé imperturbável. É um enorme orgulho e honra para a Soka Gakkai ter como fundador alguém tão admirável. Tenho firme convicção de que o espírito de Makiguchi sensei de trabalhar incansavelmente para propagar a Lei Mística, sem jamais condescender a nenhum poder ou autoridade, continua vivo como uma sólida tradição da organização.
Na prisão, o presidente Makiguchi conservou a calma e a compostura. Numa carta endereçada à família (datada de 17 de janeiro de 1944), ele descreveu sua disposição emocional: “Concentrar-me inteiramente na fé é meu trabalho neste momento. Contanto que o faça, não há com o que me preocupar. Dependendo do estado de espírito, é possível permanecer totalmente seguro até no inferno” [os censores da prisão apagaram a palavra “inferno”].6
Makiguchi sensei foi mantido numa solitária de cerca de 5 metros quadrados, com chão de madeira, coberto apenas parcialmente com uma única esteira de palha dura. Naturalmente não contava com aquecimento e, no inverno, as condições eram glaciais, com o frio penetrando na pele como agulhada em seu corpo. Entretanto, em meio a tudo isso e apesar da idade, ele escreveu que não possuía a menor preocupação ou inquietação.
Podemos perceber nele a figura de um herói, um campeão de fé invencível e indestrutível. Em sua última carta à família (datada de 13 de outubro de 1944), ele escreveu:
Estou lendo avidamente a filosofia de Kant. Ao refletir sobre como pude produzir minha teoria de valor — algo que eruditos buscaram em vão nos últimos cem anos — e, além disso, conectá-la à fé no Sutra do Lótus e possibilitar que milhares de pessoas consolidem uma prova real, surpreendo-me mesmo que não queira. Portanto, é mais do que natural que os “três obstáculos e quatro maldades” me ataquem; é exatamente como o sutra afirma.7
Hoje o kosen-rufu está avançando de forma dinâmica, numa escala exponencialmente maior do que na época de Makiguchi sensei. À luz dos escritos de Nichiren Daishonin e do Sutra do Lótus, é previsível que enfrentemos obstáculos e funções demoníacas. É tolice reclamar de trivialidades que ocorrem ou permitir que perturbem nossa fé. É nossa missão assegurar que a penetrante fé, a inabalável decisão, o transbordante senso de justiça e paixão do presidente Makiguchi sejam transmitidos às futuras gerações como o eterno espírito da Soka Gakkai.
Toda sensei, que também foi preso por suas crenças, passava os dias preocupado com o bem-estar do seu idoso mestre. Certa vez, ele comentou sobre o período que antecedeu à prisão deles: “Apoiava Makiguchi sensei com tamanha devoção que, quando não o via durante três dias, tinha a impressão de que ficáramos separados por um ano”.
O presidente Josei Toda auxiliou o presidente Tsunesaburo Makiguchi e trabalhou ao lado dele dos 21 aos 45 anos. Podemos imaginar, portanto, a dor, a ira e a tristeza que deve ter sentido ao saber da morte do seu mestre. Ele se ergueu corajosamente das profundezas do mais indescritível sofrimento como o único legítimo discípulo de Makiguchi sensei.
Conforme relatou, após ser informado de que seu mestre morrera na prisão, ele jurou: “Simplesmente aguardem! Provarei se Makiguchi sensei estava certo ou não! Se fosse para adotar um pseudônimo, assumiria o nome Conde de Monte Cristo para realizar algo grandioso e saldar a dívida de gratidão que tenho com ele”.8
Na cerimônia memorial do décimo aniversário da morte de Tsunesaburo Makiguchi, realizada em novembro de 1954, referindo-se àquele juramento, ele disse: “Ainda não fiz o que devo fazer pelo meu mestre, mas estou disposto a dedicar o restante da minha vida para provar a retidão dos atos dele”.9
Essas palavras constituem o ardente juramento de um discípulo eternamente leal a seu mestre. E, fiel à sua promessa, Josei Toda travou uma luta incansável para demonstrar a honradez de Tsunesaburo Makiguchi e obteve brilhante êxito nessa empreitada.
Considero esse sincero espírito e prática a verdadeira essência da sublime relação de mestre e discípulo. Por essa razão, assumi como meu o objetivo de vida de Toda sensei e me devotei de corpo e alma para concretizá-lo.
Na mesma cerimônia, o presidente Josei Toda afirmou: “Concebo a relação que compartilhei com Makiguchi sensei como a de pai e filho. Quero dizer com isso que sou herdeiro do legado espiritual dele. (...) Herdei esse legado espiritual e, ao mesmo tempo, fui incumbido de uma grande missão — tornar sua teoria de valor conhecida no mundo todo. Ao herdar o legado dele, também foi-me confiada uma grandiosa tarefa”.10
Toda sensei passou a dedicar a vida ao cumprimento do seu juramento. Ele também falava com frequência sobre a estrutura teórica fundamental para a paz, cultura e educação baseada no Budismo Nichiren.
Jamais devemos permitir que algo destrua a Soka Gakkai — a fortaleza espiritual do kosen-rufu e o nobre legado construído e transferido a nós por Makiguchi sensei — que deu a vida para protegê-la. Devemos empreender esforços ainda maiores para fortificá-la e protegê-la.
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