Conheça o Budismo
BS
Agir por uma sociedade melhor
O kosen-rufu é o grande movimento que interconecta tudo e todos à órbita da vitória absoluta e direciona a humanidade rumo à paz e à felicidade. E começa com uma única pessoa consciente de sua responsabilidade
31/03/2018
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Uma prática para a suprema felicidade
Muito mais pessoas estão conhecendo o Budismo de Nichiren Daishonin da Soka Gakkai e uma das primeiras palavras que ouvem é kosen-rufu.
O presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, explica no livro Diálogo sobre a Juventude: “kosen significa ‘declarar amplamente’, e rufu por sua vez significa ‘fluir livremente, abrangendo tudo ao seu redor’” (p. 177).
A paz mundial não é utopia, pois ela começa com as ações de cada pessoa que desafia e vence a própria realidade com base na prática da fé e se torna uma referência positiva em seu meio. Parece pouco, mas os esforços de uma única pessoa são capazes de motivar inúmeras outras.
O kosen-rufu foi o objetivo primordial do buda Nichiren Daishonin para estabelecer seu ensinamento, e também dos presidentes da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, Josei Toda e Daisaku Ikeda, para torná-lo realidade. E assim, como praticantes dos ensinamentos de Nichiren Daishonin, é nossa missão para edificar a tão sonhada paz mundial.
A missão dos bodisatvas da terra
Outra expressão muito comum que se ouve nas atividades ou se lê nas publicações é “bodisatva da terra”. O termo tem origem na Índia antiga, bodi indica a “sabedoria do buda”, e satva significa “seres sensíveis”, ou ainda, “valor”. Bodisatva é um dos “dez mundos”, e corresponde àquele estado de vida movido por ações altruísticas e pelo desejo de libertar as pessoas de seus sofrimentos. Portanto, aquele que visa conquistar a própria felicidade e a dos que estão ao redor é um bodisatva.
No capítulo “Emergindo da Terra” (15o) do Sutra do Lótus é descrito o surgimento dos bodisatvas da terra. No momento chamado Cerimônia no Ar, Shakyamuni pergunta se haveria alguém que propagaria o Sutra do Lótus neste mundo saha após sua morte. Muitos dos seus discípulos afirmaram que certamente propagariam. No entanto, o Buda diz que eles não teriam condições, mas que surgiriam outros capazes de realizar essa tarefa.
Repentinamente, a terra treme e se abre, e inumeráveis bodisatvas da terra liderados pelo bodisatva Práticas Superiores emergem e se apresentam diante de Shakyamuni. A eles, o buda Shakyamuni confiou a missão de propagar a Lei no distante futuro.
A identidade de bodisatva da terra é assumida por aqueles que no infinito passado participaram da Cerimônia no Ar e realizaram o juramento de nascer da forma como são no lugar em que se encontram para vencer os desafios, comprovar a grandiosidade do budismo e, com base na prática da fé, incentivar outros a serem vitoriosos também.
A diferença entre o bodisatva e o bodisatva da terra é que este último realiza ações altruísticas por meio da propagação do Budismo de Nichiren Daishonin, pois a forma essencial de transformar a sociedade é pelo coração das pessoas.
O “emergir da terra” representa nosso próprio despertar para a missão de bodisatva da terra. Significa abraçar, recitar e propagar a Lei Mística fazendo shakubuku, isto é, compartilhando a grandiosidade do budismo com as pessoas ao ensinar a recitação do Nam- myoho-renge-kyo.
Levantar-se só
Nichiren Daishonin considerou o sofrimento de todas as pessoas como o seu próprio e buscou um caminho para solucionar essa questão. Jurou herdar e transmitir o budismo para a concretização da felicidade e dignidade do mundo inteiro.
Estudou documentos budistas e considerou o Sutra do Lótus o mais importante, pois ensina as pessoas a manifestar seu ilimitado potencial e colocá-lo em prática.
Com base nos princípios do Sutra do Lótus, Nichiren Daishonin decidiu estabelecer a genuína felicidade e dignidade na vida das pessoas e proporcionar paz e segurança à sociedade. Ele sofreu forte oposição e perseguições das autoridades, as quais puseram em risco a sua vida, em decorrência da falta de compreensão sobre o seu ensinamento. Entretanto, continuou encorajando e revitalizando as pessoas.
Também estabeleceu a prática da recitação do Nam-myoho-renge-kyo e inscreveu o Gohonzon como objeto de fé e de devoção. Revelou o ensinamento que é a essência do Sutra do Lótus, abrindo assim o caminho concreto para todos atingirem o estado de buda.
No tratado Estabelecer o Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra, afirmou que a paz e a prosperidade social eram indispensáveis para se construir a felicidade individual: “Se a nação for arruinada e os lares destruídos, para onde as pessoas fugirão em busca de segurança? Se o senhor se importa realmente com a segurança pessoal, deve primeiro orar pela paz e segurança nos quatro quadrantes da Terra, não é verdade?” (CEND, v. I, p. 24).
Daishonin fez do princípio de “estabelecer o ensinamento correto para a pacificação da terra” o alicerce de suas ações. “Estabelecer o ensinamento correto para a pacificação da terra” significa fazer da filosofia de respeito à dignidade da vida o princípio fundamental a sustentar a comunidade social para, assim, construir um local em que as pessoas possam viver em paz e tranquilidade.
Os três primeiros presidentes da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, Josei Toda e Daisaku Ikeda, por meio de seus incansáveis esforços reviveram a filosofia e as ações de Nichiren Daishonin nos tempos modernos. Com base em suas orientações, os membros da SGI dedicam-se a várias atividades, como diálogos e encontros em que também aprofundam a compreensão nos escritos de Nichiren Daishonin e nas orientações do presidente Ikeda, compartilhando experiências da prática da fé, encorajando-se e apoiando-se uns aos outros.
O Budismo Nichiren capacita as pessoas a concretizar a felicidade de si e das demais. Além disso, valoriza a contribuição de cada indivíduo em suas respectivas comunidades como bons cidadãos, de confiança e indispensáveis no lar, no trabalho e na sociedade.
É nas relações de vida a vida e diálogos que expandimos a rede de pessoas que atuam com o mesmo objetivo.
Concluindo, kosen-rufu é o grandioso movimento promovido pela SGI que herdou a essência do espírito de Shakyamuni e visa a paz mundial neste momento.
Juramento de Hipócrates
Muitas profissões possuem sua atuação baseada em um código de ética.
O juramento de Hipócrates é um juramento solene efetuado pelos médicos, tradicionalmente por ocasião de sua formatura, no qual juram praticar a medicina honestamente.
Hipócrates é considerado o “pai da medicina”. Ele nasceu na Grécia, em Cós, ilha grega do Dodecaneso, em torno de 460 a.C. Dentre os textos atribuídos a ele, o mais famoso da Grécia antiga é o juramento que leva seu nome.
Em termos gerais, por meio desse juramento o médico se compromete a ser um bom profissional prezando ao máximo cada vida humana. Todavia, cabe a cada um seguir ou não o seu próprio juramento.
Da mesma forma acontece com o compromisso que assumimos em prol do kosen-rufu. É uma escolha que cabe a cada um realizar.
Com o exemplo de Nichiren Daishonin e dos Três Mestres, entendemos com a vida deles, que não pouparam esforços para que hoje desfrutássemos a boa sorte de praticar este grandioso ensinamento e comprovássemos grandes vitórias na vida, a importância do juramento.
Quando assumimos o compromisso de realizar um nobre ideal, isso nos motiva a vencer qualquer impasse, nos fortalece e nos engrandece. Assim é viver na órbita do kosen-rufu. Isso nos possibilita a conquistar uma vida grandiosa, repleta de boa sorte e felicidade.
Compromisso com a vitória
A seguir, palavras do presidente Ikeda sobre o juramento dos bodisatvas da terra publicadas no caderno Encontro com o Mestre (BS, ed. 2.342, 8 out. 2016, p. B2).
Dr. Daisaku Ikeda
Aprofundando-se na verdadeira natureza dos bodisatvas da terra, ele [Shin’ichi] disse: “A característica que define os bodisatvas é o seu juramento. O juramento dos bodisatvas da terra é propagar o Sutra do Lótus. Por isso, para nós é importante recitarmos daimoku com esse juramento pelo kosen-rufu determinando com todo o nosso ser ajudar àqueles ao redor a serem genuinamente felizes. Recitar Nam- myoho-renge-kyo sem esse juramento não é fazer a oração dos bodisatvas da terra”.
O juramento pelo kosen- rufu está repleto da poderosa energia vital de um buda capaz de extinguir todas as influências negativas.
Shin’ichi queria que cada membro, sem exceção, pudesse desfrutar grandes benefícios. Desejava que vencesse doenças, dificuldades financeiras e todos os tipos de adversidades e que se tornasse feliz de verdade. Para suplantar os obstáculos, a oração precisava estar imbuída do juramento de concretizar o kosen-rufu.
Todos nós temos nossos problemas e sofrimentos. Para ultrapassá-los, é importante ter a determinação de que faremos isso para contribuir para o kosen-rufu. Se estivermos sofrendo em decorrência de doenças, por exemplo, então, jurar vencer essa doença e obter força e energia vital necessárias para poder agir livremente pelo kosen-rufu e demonstrar a validade do Budismo de Nichiren Daishonin às pessoas se transformarão num impulso para nossa recuperação.
A recitação do Nam-myoho-renge-kyo, em si, certamente nos traz benefícios. Mas quando nossa oração para vencer a doença se une a um profundo senso de missão pelo kosen-rufu, isso põe em movimento as engrenagens da mudança direcionando-a para uma transformação interior fundamental, a transformação do nosso estado de vida e do nosso destino. Quando oramos sinceramente com base no juramento de realizar o kosen-rufu, a nobre condição de vida dos bodisatvas da terra surge dentro de nós, o estado de vida iluminado de Nichiren Daishonin começa a pulsar em nosso ser e somos capazes de manifestar nosso estado de buda inerente. Esta é a revolução de nosso estado interior que torna possível uma transformação drástica em nosso destino.
Além disso, quando nos empenhamos e oramos pensando em como compartilhar o budismo com as pessoas e concretizar nossos objetivos referentes ao kosen-rufu, já estamos expressando o estado de vida dos bodisatvas da terra. Portanto, mediante tais esforços também podemos ultrapassar e solucionar nossos problemas pessoais.
Quando o radiante sol do estado de vida dos bodisatvas da terra se levanta em nós, a escuridão dos sofrimentos se dissipa e podemos trilhar brava e intrepidamente o caminho seguro rumo à felicidade.
Depoimentos
“Para mim, kosen-rufu é propagar amplamente o Budismo Nichiren. Junto com os amigos da família Soka decidimos realizar amplo movimento de shakubuku com atividades de diálogo e estudo. Assim compartilhamos felicidade, ampliamos os laços de amizade na sociedade e passamos o legado deste grandioso ensinamento às futuras gerações.”
Valdinei Ferreira Araújo
Resp. pela DS de distrito, RM Augusto Montenegro, CRE Oeste
“Sei o que devo fazer para contribuir para o kosen-rufu. Na escola, quero me esforçar mais e assim conquistar meus sonhos. Na família, estamos comprovando muitos benefícios e nossa decisão é levar a felicidade a todos. Danço no grupo Taiga, e a dança ajuda a levar alegria às pessoas.”
Maria Eduarda Braga da Silva Conceição
DE-Esperança (13 anos), RM Angra, CCSF
“Jamais podemos permitir que uma pessoa que está sofrendo fique sem conhecer o budismo e fique sem recitar Nam-myoho-renge-kyo. Todas as atividades da organização são fundamentais para a realização do kosen-rufu, mas de todas, a doação da nossa voz com a convicção para propagar esse maravilhoso ensinamento é a mais importante.”
Lourdes Helena Camargo Oliveira
Resp. pela DF comunidade, RM Desbravador Sul, CRE Sul
“O kosen-rufu começa no local em que estou, neste exato momento! Realizo o kosen-rufu quando me preocupo com cada pessoa, ouço o que ela tem a dizer, eliminando preconceito e egoísmo. Meu juramento é cumprir a missão pelo kosen-rufu empenhando-me pela minha revolução humana e a felicidade das pessoas!”
Luis Paulo Pereira Santos
Resp. pela DMJ de distrito, Área Piauí, CRE Leste
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