marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Conheça o Budismo

Ação para uma vida deliciosa

REDAÇÃO As vitrines de uma confeitaria estão sempre repletas de bolos incríveis. Além de bonitos, cada um guarda um sabor característico, resultado de seguir uma receita que requer atenção e disciplina. No Conheça o Budismo desta edição, utilizamos como metáfora o preparo de um bolo maravilhoso, os ingredientes, o modo de fazer e o esforço para chegar ao resultado final — tudo isso para explicar o princípio budista de “consistência do início ao fim”.

download do ícone
ícone de compartilhamento

12/10/2019

Ação para uma vida deliciosa

Vamos começar?

Antes de tudo, vamos entender a origem desse importante princípio budista. Comecemos com “a essência real de todos os fenômenos”. No segundo capítulo “Meios Apropriados” do Sutra do Lótus consta uma explicação teórica para o princípio de “transformação da realidade”, de que a sabedoria do buda constitui a percepção e a compreensão completa da essência real de todos os fenômenos, por meio dos “dez fatores da vida”. De maneira prática, atinge-se a felicidade absoluta ao manifestar a “condição de buda”, que interfere diretamente em cada momento da vida. Os “dez fatores” são: aparência, natureza, entidade, poder, influência, causa interna, relação, efeito latente, efeito manifesto, consistência do início ao fim.

Ingredientes

 

Mas quais seriam os ingredientes para conseguir manifestar elevada condição de vida e triunfar diante das adversidades?

Oração e ação — recitar Nam-myoho-renge-kyo desafiando a própria circunstância e agir com foco no objetivo.

Estudo para fortalecer a fé — aprender sobre o budismo de maneira diligente. Uma boa dica é se reunir em pequenos grupos para estudar o Gosho e as explanações do pre­sidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda.

Unicidade de mestre e discípulo — aproximar nosso coração ao do Mestre, unindo-nos ao propósito de levar felicidade às outras pessoas.

Determinação — impulso que move nossas atitudes até o momento da conquista do objetivo; convicção da vitória.

 

Modo de preparo

A forma mais comum de tratar o princípio de “consistência do início ao fim” revela-se na atitude diante dos objetivos —  não desistir até conquistar, orar até conseguir. Essa consistência na determinação e na oração é o que transforma a realidade. Há uma frase do buda Nichiren Daishonin que ilustra esse sentimento: “Por exemplo, a jornada de Kamakura a Kyoto leva doze dias. Se viajar onze dias e parar quando estiver faltando apenas um dia, como poderá admirar a Lua sobre a capital?”.1 No exemplo do bolo seria seguir a receita sem pular nenhuma etapa, garantindo a qualidade total.

 

Mão na massa

O princípio de “consistência do início ao fim” tem o fator unificador, o que denota que os nove demais fatores estão em total coerência com a condição de vida manifestada pelo indivíduo. Como isso ocorre? Vamos tomar como exemplo uma pessoa na condição de alegria, típica do “mundo dos seres celestiais” (leia mais sobre os “dez mundos” no BS, ed. 2.431, 11 ago. 2018). A pessoa manifestará essa característica nos “dez fatores”, ou seja, percebemos que ela é alegre na sua aparência e por natureza, na forma como vê a si mesma (poder) e como age com o mundo exterior (influência) etc., criando assim a causa para a vi­tória absoluta.

 

A cereja do bolo

Compreender todos esses conceitos e principalmente transformá-los em realidade só será possível com a correta prática budista, mantida sem interrupções (o toque final do nosso bolo), assim como o presidente Ikeda orienta:

Com o contínuo esforço na prática budista, elevamos gradualmente nossas tendências básicas até estabelecermos a suprema condição de buda como base. Ela não é uma ideia abstrata; revela-se tangivelmente em nosso comportamento diário como seres humanos. Na verdade, a condição de buda é a nossa natureza original, que, de acordo com Nichiren Daishonin, conseguimos ativar com a recitação do Nam-myoho-renge-kyo. (BS, ed. 1.352, 27 jan. 1996, p. 4)

 

Para degustar diariamente

Reforçamos que “consistência do início ao fim” indica a perfeita integração ou a coerência que existe entre esses nove fatores em cada momento da vida.  O que importa então é decidir neste momento que conduziremos nossa vida agindo efetivamente pela nossa felicidade e pela felicidade dos outros. A determinação do “agora” define tudo. Isso ocorre quando compreendemos que temos total condição de manifestar a máxima felicidade e, no caso dos membros da Soka Gakkai, seguir até o fim pelo cumprimento da nossa missão.

Como representação da Lei Mística, todos possuem o elevado potencial para sustentar consistentemente a condição de buda. É preciso decidir que viverá de forma corajosa, feliz e vigorosa. Além disso desfrutará uma existência inspiradora, tão extraordinária como aquele bolo que vimos na confeitaria, mas agora podendo degustar e compartilhar um farto pedaço com todos à nossa volta.

Compartilhar nas