Encontro com o Mestre
BS
Bailem com grande alegria pela sua revolução humana!
O Encontro com o Mestre desta edição traz a mensagem do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, para a 43a Reunião Nacional de Líderes da Nova Era do Kosen-rufu Mundial e Convenção de Okinawa, realizadas no dia 6 de outubro de 2019, publicada no jornal Seikyo Shimbun do dia 7 de outubro de 2019. Nela, ele fala sobre desenvolver pessoas valorosas e sobre a importância da coragem e do diálogo. Nessa ocasião, foi apresentada a significativa denominação para o ano de 2020: “Ano do Avanço e dos Valores Humanos”.
19/10/2019

Uma vida dedicada ao kosen-rufu é extraordinária
DR. DAISAKU IKEDA
Quando meu mestre, Josei Toda, se tornou o segundo presidente da Soka Gakkai, dedicou-me os seguintes versos:
Agora
e também no futuro,
juntos, compartilhamos
as alegrias
e os sofrimentos —
que maravilhosa nossa ligação!
O kosen-rufu de Okinawa é o juramento seigan confiado diretamente pelo meu venerado mestre. Por isso, logo depois de tomar posse como terceiro presidente da Soka Gakkai, viajei em primeiro lugar para Okinawa (em julho de 1960). Então, ao longo dos anos, criei, aprofundei e expandi “a maravilhosa ligação, compartilhando alegrias e sofrimentos” com cada um dos membros de Okinawa que tanto amo.
Hoje, passadas quase seis décadas, nada me deixa mais feliz que ver o aspecto radiante de glórias e de triunfos da minha família Okinawa. Sinceras felicitações pela esplêndida e alegre Convenção de Okinawa, realizada junto com a Reunião Nacional de Líderes da Nova Era do Kosen-rufu Mundial, interligando dez locais da província, incluindo o Centro Cultural de Miyako e o de Yaeyama.
Aos companheiros da SGI que vieram de locais tão distantes, sejam todos bem-vindos. A boa sorte e os benefícios acumulados são imensuráveis. Com certeza, mais que ninguém, o buda Nichiren Daishonin está louvando a todos, assim como afirma em seu escrito: “Sua devoção resoluta é mais profunda que o oceano, suas raízes da bondade são mais espessas que o grande solo” (WND, v. II, p. 975). Muito obrigado pelos esforços!
Nossa Soka Gakkai sempre se baseará no Gosho, os escritos de Nichiren Daishonin. Por isso mesmo, não haverá impasse e, aconteça o que acontecer, avançará sem limites.
Gostaria de me referir a uma passagem de O Verdadeiro Aspecto de Todos os Fenômenos, escrito por Daishonin em meio à grande perseguição na Ilha de Sado, no qual afirma:
Não obstante, o buda Shakyamuni envolverá com seu manto aqueles que, apesar das adversidades, perseverarem na propagação [da Lei Mística]. As divindades celestiais vão fazer-lhes oferecimentos, sustentá-los nos ombros e carregá-los nas costas. Essas pessoas possuem profundas raízes de bondade e são dignas de se tornarem grandes líderes de todos os seres vivos. (CEND, v. I, p. 404)
Os mestres e discípulos Soka, legítimos seguidores de Nichiren Daishonin, além de propagarem a Lei Mística, lutam contra os “três poderosos inimigos”,1 perseveram e suportam todo tipo de dificuldades e de obstáculos. Por essa razão, os budas e bodisatvas das dez direções e das três existências, como também as divindades celestiais e divindades benevolentes não deixarão de nos proteger resolutamente.
No curso desse grandioso e incessante avanço pelo kosen-rufu, convocamos as sucessivas pessoas valorosas emergidas da terra, as incentivamos e as desenvolvemos pelo bem dos seres vivos, enviando-as para a comunidade local, para a sociedade e para o mundo. Quero declarar orgulhosamente que a nossa Soka Gakkai de Okinawa é o modelo de todos os modelos e a esperança de todas as esperanças dessa dedicação.
Dirigir-se à natureza de buda da pessoa
Os honrosos companheiros Soka do Brasil, Taiwan, Índia, Singapura e Coreia do Sul, cujos representantes estão participando hoje, vieram incorporando profundamente a passagem do Sutra do Lótus “Gentileza e paciência” (cf. LSOC, p. 205). Quanto maiores as adversidades, mais se lançaram às ações de fé e à convicção, com forte coragem, sinceridade e perseverança, exatamente de acordo com o trecho dos escritos de Nichiren Daishonin “Ainda não fui desencorajado” (CEND, v. II, p. 5).
Em Estabelecer o Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra, Nichiren Daishonin indica pontos essenciais do diálogo de vários ângulos. Trata-se de uma conversa sobre como superar as sucessivas tragédias que pareciam não ter fim. Nesse tratado, há uma cena em que o anfitrião, Daishonin, corrige a visão equivocada do viajante sobre o budismo. Então, o viajante, enrubescido, manifesta toda a sua raiva e começa a se levantar para se retirar do local, pegando sua bengala. Nesse momento, “O anfitrião deteve o viajante e argumentou sorrindo” (CEND, v. I, p. 16). Ou seja, de imediato, o anfitrião abre um sorriso no rosto, detém o viajante, e o envolve calorosamente. Então, prossegue novamente o diálogo com paciência, e no final, o viajante e o anfitrião compartilham um juramento e iniciam juntos ações para “estabelecer o ensinamento correto para a pacificação da terra”.
Quando nos engajamos em um diálogo, como budistas, não há necessidade de sermos hesitantes, covardes, ou tentarmos ser alguém que não somos. Basta continuarmos a falar sempre com calma e radiantes, a transmitir a mensagem da justiça e da verdade ao direcionarmos as palavras à natureza de buda da pessoa, e a revelar uma vida verdadeiramente autêntica conforme afirma Daishonin “...algo que não foi trabalhado, não foi aprimorado, mas sempre existiu” (OTT, p. 141).
Quem expande o bailar da paz, da felicidade e da amizade, repletos de alegria, demonstrando de forma vibrante a força desse diálogo com um sorriso, são de fato os nobres pais e mães, a base do kosen-rufu de Okinawa, e os avós, pioneiros da grandiosa família Soka.
Nichiren Daishonin incentivou uma admirável mãe, a monja leiga Myoshin, que perdeu o esposo e persistiu na fé carregando sozinha uma criança pequena:
Esse ideograma myo é em si o Buda. Além disso, o ideograma myo [de myoho, Lei Mística] são a Lua, o Sol, as estrelas, um espelho, as roupas, o alimento, as flores, e também o grande solo e o majestoso oceano. Todos os benefícios agrupados compõem o ideograma myo. E ainda, é a joia da realização dos desejos. (WND, v. II, p. 879-880)
Quem recita a Lei Mística e vive pelo kosen-rufu jamais se torna infeliz. São pessoas que atingirão uma condição de vida tão radiante como o sol, tão rica como o grande solo e tão ampla como o majestoso oceano. Elas criarão livremente o precioso e essencial valor, fazendo desabrochar as flores da felicidade na vida diária, no seu ambiente e no seu futuro.
Podemos transformar nossa realidade infalivelmente e tornar todas as pessoas felizes, sem falta.
Essa é a absoluta promessa do buda Nichiren Daishonin. Nosso poder da fé e o poder da prática fazem emergir os poderes imensuráveis e infindáveis do Buda e da Lei.
Mudança da determinação num único momento
No dia 2 de dezembro de 1964, a inesquecível data em que comecei a escrever o romance Revolução Humana, aqui em Okinawa, troquei cumprimentos com um grupo de jovens com quem me encontrei, e disse:
— A partir da mudança da determinação num único momento da vida, pode-se mudar o destino do próprio país. Vamos provocar ondas de paz e brisas da felicidade daqui de Okinawa! Vamos criar extraordinárias pessoas valorosas capazes de se encarregar do futuro do Japão e do mundo!
Não é que hoje isso está se comprovando brilhantemente e de forma incalculável? Esse Centro de Treinamento de Okinawa [construído sobre uma antiga base americana de lançamento de mísseis] também é um foco de grande esperança em que os intelectuais do mundo o consideram como “o local símbolo de que o ser humano é capaz de criar a paz”.
Na base do altar budista do Auditório Genron (Debate de Palavras) do Centro Mundial Seikyo da Soka Gakkai, em Tóquio, que recentemente ficou pronto, foi enterrada a pedra deste Centro de Treinamento de Okinawa, junto com as pedras de todas as províncias e regiões do Japão, como também dos cinco continentes, incorporando a profunda oração pela paz, segurança e prosperidade de cada localidade.
E de forma apropriada com a denominação Centro Mundial Seikyo da Soka Gakkai, foram utilizadas belas pedras e materiais do mundo inteiro, tais como do Brasil e da Índia, em todos os cantos da construção.
Hoje, quero mais uma vez trocar fortes cumprimentos, de coração, com cada um dos jovens sucessores de Okinawa e do mundo a quem tanto confio. Entoando juntos a minha adorada Okinawa Kenji no Uta (Canção dos Heróis de Okinawa), vamos iniciar novamente um extraordinário avanço da nossa revolução humana, como se bailássemos juntos a alegre dança kachashi de Okinawa! Dessa forma, concluo minha mensagem.
Compartilhar nas