Encontro com o Mestre
BS
Coração iluminado pelo sol
27/02/2020
O Budismo de Nichiren Daishonin baseia-se na lei de causa e efeito. Assim, é lógico que os resultados refletidos na vida de alguém que se dedica ao desenvolvimento humano serão positivos. Os membros da Soka Gakkai entendem esse ponto de forma prática com a própria vida, superando cada intempérie que surge e seguindo em frente, ao mesmo tempo em que desenvolvem novas pessoas de nobre valor. O Encontro com o Mestre desta edição apresenta inspiradoras palavras do presidente Ikeda abordando o tema “criação de valores humanos”. Esta é a segunda parte do texto “Nova Partida para Nova Era”, que começou a ser publicado no BS, ed. 2.504, 15 fev. 2020.
A vida com um bom mestre é radiante
DR. DAISAKU IKEDA
O escritor japonês Chogyu Takayama (1871—1902) afirmou:
Se conseguirem encontrar um bom mestre vivo, devem se tornar discípulos dessa pessoa. Se encontrar uma pessoa digna e ideal que tenha vivido em épocas passadas e a quem considerem como modelo, devem fazer dessa pessoa seu mestre. Se, no entanto, não tiverem uma pessoa ideal e digna em quem confiem como uma luz direcionadora, isso seria como o céu sem sol nem lua e seu coração ficaria perdido na escuridão.1
Algumas pessoas pensam que não precisam de um mestre e preferem viver por si sós, sem apoio ou orientação. Mas, assim como diz Takayama, a vida sem um mestre é sombria e acaba sempre num beco sem saída.
Ele também escreveu as famosas palavras, que gravei na memória e sempre recitava para mim mesmo: “Ah! Que bom é ser como o sol da manhã na juventude e como o sol poente na velhice!”.2
Em outro trecho, ele escreveu:
Tudo o que desejo é triunfar nas batalhas da vida e depois me assentar como o sol no céu do Ocidente, envolto pelas nuvens da glória.3
Hachioji [onde está localizado o Auditório Memorial Makiguchi] é conhecida por seu belo pôr do sol, mas o alvorecer desta manhã foi também muito impressionante. Vamos viver com um espírito indomável, algumas vezes extraindo o forte impulso do sol nascente, outras, exibindo a grandiosidade do sol dourado se pondo no oeste.
Sigam avante não importa o que ocorra
Em outra passagem, Takayama escreveu: “Cave embaixo de seus pés e encontrará uma fonte”.4 Gosto muito dessas palavras. O local em que se encontram agora é de suma importância. Nunca tentem evitar aquilo que devem fazer. Desafiem suas circunstâncias e perseverem firmemente. Aos meus jovens sucessores, desejo que façam desabrochar a flor de sua missão onde se encontram agora! Decidam criar o seu próprio registro de vitórias!
Takayama fez ainda a seguinte observação: “As pessoas não existem simplesmente; elas existem para se desenvolver”.5 Desenvolver-se significa crescer. Refere-se a cultivar a capacidade, conquistar a vitória e criar pessoas valorosas. Sejam quais forem as dificuldades que enfrentarem, desafiem-nas com firme perseverança e não sejam derrotados. Avancem, passo a passo, rumo à vitória, à esperança e à felicidade. Sigam avante não importa o que aconteça — essa é a forma de criar valor. Nós estamos vivendo a filosofia Soka, de criação de valor.
Gostaria de compartilhar com vocês algumas orientações de Josei Toda [segundo presidente da Soka Gakkai]: “Em qualquer época, os protagonistas não são os idosos; as épocas são moldadas pelos jovens”. Toda sensei tinha grande convicção nisso.
Eu era jovem nessa ocasião. Era apenas um rapaz de 19 anos quando encontrei esse magnífico mestre, de quem recebi intenso treinamento. Aos 32 anos, tornei-me presidente da Soka Gakkai e, com o passar do tempo, transformei-a na organização global que é hoje. Tenho certeza de que tanto Tsunesaburo Makiguchi [primeiro presidente da Soka Gakkai] como Toda sensei estão na “terra pura do Pico da Águia”, orgulhosos e sinceramente me elogiando: “Este é o meu discípulo!”, “Meu discípulo triunfou!”.
Meu mestre, Josei Toda, foi o verdadeiro discípulo de Makiguchi sensei. Sou o verdadeiro discípulo de Josei Toda. A Soka Gakkai prosperou por causa dessa relação de mestre e discípulo forte e sólida como uma rocha, existente entre os três primeiros presidentes.
No budismo, os discípulos são o ponto essencial. A vitória do discípulo é também a do mestre. Somente quando os discípulos vencem, e de forma consistente, é que uma duradoura era Soka é criada. Por favor, nunca se esqueçam desse ponto fundamental.
Josei Toda declarou:
As nomeações de líderes na Soka Gakkai são de extrema importância. Sem líderes de determinação genuína, não poderíamos promover o kosen-rufu.
Para apoiar nossos muitos e preciosos membros, a liderança humanística é essencial. Meu venerável mestre, Josei Toda, enfatizava que nós devemos tomar bastante cuidado para não nomear pessoas irresponsáveis para essas posições.
Ele sempre falava sobre a necessidade de ter pessoas capazes, expressando seu desejo de formar uma firme corrente de indivíduos também capacitados e que entrassem em ação para concretizar o ideal do kosen-rufu. Esse era seu ardente desejo. Ele dizia: “Nós não podemos concretizar o kosen-rufu sem o espírito de ‘diferentes em corpo, unos em mente’ (itai doshin)” e também “Qualquer pessoa que se volte contra esse espírito está dando as costas para os ensinamentos de Daishonin”. Ele nos pediu para que expulsássemos essas pessoas da nossa organização. Essa foi a sabedoria que meu mestre adquiriu com muito suor, pois perseverou pelos mais amargos sofrimentos.
Quanto mais alta a função de liderança que a pessoa ocupa, mais perigoso fica para ela sucumbir à arrogância e esquecer a fé. Josei Toda nos ensinou que “A união é a chave para a vitória. Nunca formem panelas nem facções”. Devemos ter isso gravado na mente.
Em outra ocasião, ele ressaltou: “Em vez de ficarem esperando por instruções ‘de cima’, os jovens devem estimular os líderes a entrar em ação”. Devem expressar suas ideias e opiniões livremente para aqueles que estão na liderança, “de baixo para cima”, incluindo o presidente. É assim que os jovens conseguem fazer com que eles se movimentem. Não há necessidade de hesitarem nem de se conterem por causa da idade ou da função organizacional.
Quando Toda sensei era presidente da Soka Gakkai, havia muitos líderes mais veteranos que eu. No entanto, nunca me contive quando se tratava de pessoas que não seguiam as orientações do meu mestre ou que agiam sem responsabilidade. Eu os confrontava diretamente, e quando achava que havia algo errado, dizia logo, expressando claramente minha honesta opinião. Trabalhei extremamente duro para unir a todos a Toda sensei.
São dele as seguintes palavras:
Não dependa de seus veteranos. Os jovens devem assumir total responsabilidade pela criação de uma Soka Gakkai ideal.
Não dependi de nenhum dos meus veteranos. Seguindo as palavras do meu mestre, eu me esforcei desde a juventude para construir uma Soka Gakkai ideal por meio dos meus próprios esforços.
Notas:
1. TAKAYAMA, Chogyu. Chogyu Zenshu [Obras Completas de Chogyu Takayama]. Tóquio: Hakubunkan, v. V, p. 264–266, 1926.
2. Ibidem, p. 225.
3. Ibidem, p. 225–226.
4. Ibidem, v. IV, p. 1054.
5. Ibidem, p. 131.
Fonte
Este conteúdo é composto por partes do discurso do presidente da Soka Gakkai Internacional, Dr. Daisaku Ikeda, proferido na 1a Reunião Nacional de Líderes da Soka Gakkai, realizada em conjunto com a Convenção de Tóquio e a Convenção da Divisão dos Jovens de Tóquio, no Auditório Memorial Makiguchi em Hachioji, no dia 10 de novembro de 2006. Material originalmente publicado no BS, ed. 1.874, 1o jan. 2007.
Compartilhar nas