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Cultive a sabedoria
Coragem é fator imprescindível para aqueles que desejam vencer em todos os aspectos da vida superando os “três obstáculos e quatro maldades”
11/03/2021
REDAÇÃO
Escolha e plante as sementes
Uma verdade inexorável é que, em algum momento da vida, as pessoas atravessarão momentos cruciais. Mesmo os praticantes do Budismo de Nichiren Daishonin não estão livres das provações oriundas do carma formado tanto nesta como em existências passadas. Muitas vezes as situações são realmente desafiadoras e para vencê-las é necessário ter coragem. Essa bravura é a semente que deve ser plantada e cultivada até brotar em nossa vida uma condição de felicidade absoluta inquestionável. Manifestar essa coragem é o que nos garante superar a manifestação dos “três obstáculos e quatro maldades”.
Estudando o solo
“Três obstáculos e quatro maldades” (sansho-shima) são funções ou impedimentos que surgem para atrapalhar a vida dos que acreditam e praticam a Lei Mística da causalidade budista (Nam-myoho-renge-kyo) e que buscam aprofundar o conhecimento para fortalecer a fé com o intuito de se desenvolver com base no ensinamento do Sutra do Lótus. Em um dos seus escritos, o buda Nichiren Daishonin contextualiza esse princípio:
Em um trecho desse mesmo volume1 consta: “À medida que a prática avança e a compreensão aumenta, os três obstáculos e as quatro maldades surgem de forma desconcertante disputando entre si para interferir... Uma pessoa não deve ser influenciada nem amedrontada por essas ações. Aquela que cai na influência dessas ações é desviada para os maus caminhos. E aquela que as teme será impedida de praticar o ensinamento correto”.2
“Três obstáculos”
Forças ou funções que surgem para impedir o avanço da prática budista.3 São eles:
1. Obstáculo dos desejos mundanos, são impedimentos à prática budista, que têm origem nos próprios desejos oriundos da avareza, ira e estupidez.
2. Obstáculo do carma, que pode se manifestar na forma de oposição do cônjuge ou dos filhos.
3. Obstáculo da retribuição, também interpretado como obstáculos causados pelas pessoas às quais o praticante deve obediência, como governantes e pais.
“Quatro maldades”
Forças ou funções que usurpam da vida da pessoa que pratica o budismo o brilho da vida como entidade da Lei Mística.4 São elas:
1. Maldade dos cinco componentes: surgem para impedir a prática budista afetando questões físicas e mentais [cinco componentes da vida: forma, percepção, concepção, volição e consciência].5
2. Maldade dos desejos mundanos: corresponde às manifestações dos desejos mundanos, originados da avareza, ira e estupidez, destruindo a fé no Gohonzon.
3. Maldade da morte: indica tentativa de interrupção da prática em decorrência da própria morte. A dúvida na fé em decorrência da morte de outro praticante também pode ser vista como aspecto dessa maldade.
4. Maldade celestial: refere-se aos impedimentos causados pela ação do “rei demônio do sexto céu” ou, mais claramente, pela manifestação da escuridão fundamental da vida da própria pessoa.
Compartilhando conhecimento
Na explanação do escrito de Nichiren Daishonin Os Três Obstáculos e as Quatro Maldades, o Dr. Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), revela uma das maneiras que Toda sensei descrevia esse tema:
Meu mestre, segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, falou muitas vezes sobre os três obstáculos e as quatro maldades. Disse que eles representam os vales de treinamento e desenvolvimento da vida que surgem quando escalamos a mais alta montanha do estado de buda partindo das pequenas colinas de benefícios.6
Retire as ervas daninhas
Conforme vimos anteriormente nas palavras de Nichiren Daishonin, não devemos nos permitir ser influenciados nem temer os obstáculos e as maldades. O que faz a diferença é a maneira como os encaramos no momento em que surgem. A única forma de vencer tudo isso é manifestar forte fé no Gohonzon e coragem oriunda do daimoku. Ikeda sensei orienta:
Precisamos “tomar conta” deles, conscientizando-nos de que nós mesmos os provocamos. Pode parecer que estamos sendo atacados por três obstáculos e quatro maldades, mas sua verdadeira natureza é exatamente o oposto. Por termos nos proposto voluntariamente à tarefa de escalar o pico do estado de buda, eles surgiram. O fato de nos depararmos com esses obstáculos e funções malignas é a prova de que estamos defendendo o ensinamento correto e avançando na direção certa. Nós somos os responsáveis; somos os protagonistas. Os três obstáculos e as quatro maldades são experiências que devemos superar para alcançar a felicidade duradoura imbuída das nobres virtudes do Buda. Quando atingir essa consciência, então a luta contra os três obstáculos e as quatro maldades certamente será uma grande alegria.7
Desfrute maravilhosa colheita
Ao compreender e pôr em prática o princípio “três obstáculos e quatro maldades”, é impossível não prosperar na vida. Considerando que já sabemos que essas condições negativas são impedimentos que surgem na vida dos praticantes do Budismo de Nichiren Daishonin, desafiando sua prática e seu avanço, precisamos ter genuína coragem para colher os frutos desse dedicado esforço, o kosen-rufu, e da nossa fé.
Essas funções não surgem furtivamente; são manifestações do carma que brotam em nossa vida no momento em que decidimos nos dedicar corretamente à prática budista. Mas como encaramos tudo isso? Com alegria e coragem, resultantes de persistirmos na fé. Em outro trecho da explanação do escrito Os Três Obstáculos e as Quatro Maldades,8 Ikeda sensei enfatiza: “Superando as íngremes montanhas dos obstáculos é que podemos fortalecer nossa vida e atingir o estado do buda, e assim apreciar a sublime vista da eternidade, felicidade, verdadeiro eu e pureza”.9
Se provocamos o surgimento desses impedimentos, também é certo que temos a força para vencê-los. E quando isso acontece, conquistamos infalivelmente a condição de buda, basta nos encher de coragem e de convicção, assim como Nichiren Daishonin nos encoraja: “Nesse momento, os três obstáculos e as quatro maldades aparecem infalivelmente; e quando isso ocorre, o sábio se alegra, ao passo que o tolo recua”.10
Notas:
1. Refere-se ao quinto volume da obra Grande Concentração e Discernimento, de Tiantai.
2. Carta para os Irmãos. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 524, 2014.
3. Os Fundamentos do Budismo Nichiren para a Nova Era do Kosen-rufu Mundial. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, 2016. p. 45.
4. Ibidem.
5. Cinco componentes da vida: Elementos que se unem temporariamente para formar um ser vivo. São eles: forma, percepção, concepção, volição e consciência.
6. Terceira Civilização, ed. 563, jul. 2015.
7. Ibidem.
8. Ibidem.
9. Eternidade, felicidade, verdadeiro eu e pureza são conhecidas como as “quatro virtudes”. Descrevendo a verdadeira natureza da vida de um buda, as quatro são explicadas como segue: “eternidade” significa imutável e eterno; “felicidade” indica tranquilidade que transcende todo o sofrimento; “verdadeiro eu” refere-se à natureza intrínseca; e “pureza” significa livre de ilusão ou conduta equivocada.
10. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 666, 2014.
Fontes:
∙ Brasil Seikyo, ed. 2.414, 7 abr. 2018.
∙ Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, 2014.
∙ Os Fundamentos do Budismo Nichiren para a Nova Era do Kosen-rufu Mundial. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, 2016. p. 45.
∙ Terceira Civilização, ed. 563, jul. 2015.
∙ IKEDA, Daisaku. Felicidade. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2017.
Leia mais no BS:
sobre “três obstáculos e quatro maldades” no Brasil Seikyo, ed. 2.302, 5 dez. 2015.
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