Conheça o Budismo
BS
Agora é a hora de ser feliz
O Budismo de Nichiren Daishonin ensina que podemos transformar nossas circunstâncias no momento presente ao nos levantar para cumprir a missão pelo kosen-rufu
11/11/2021
REDAÇÃO
A questão do tempo é algo complexo e essencial dentro da perspectiva da vida. Sabemos que tudo tem seu devido tempo. Existe o período que passamos dentro da barriga de nossa mãe, a época de crescimento na infância e na adolescência, a de estudar, de se formar, de trabalhar e assim por diante. Não podemos obrigar uma criança recém-nascida a se formar imediatamente na faculdade, assim como não podemos exigir que uma árvore já dê frutos amadurecidos. Tudo depende da época e das condições propícias.
No budismo acontece algo muito parecido, pois um buda somente pode expor a Lei quando reúne quatro condições: tempo, resposta, capacidade e Lei. Tempo, no budismo, indica aquele em que o Buda aparece para expor a Lei em resposta à capacidade das pessoas que buscam seu ensinamento. Em outras palavras, é o tempo em que o Buda e as pessoas se encontram.
O levantar do Buda
O termo “neste momento” (niji) abre o capítulo “Meios Apropriados” (Hoben), do Sutra do Lótus, que recitamos em nosso gongyo diário. Sobre ele, o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, explicou:
“Neste momento” refere-se ao conceito de tempo empregado no budismo. Difere do tempo no sentido que costumamos usar para indicar as horas, as estações do ano ou para especificar uma época. Nem é comparável à típica introdução dos contos infantis “Era uma vez...”. O tempo, no sentido aqui expresso, corresponde ao momento em que um buda, percebendo a ansiedade das pessoas em ouvi-lo, aparece a fim de expor seu ensinamento.1
Do ponto de vista do Budismo de Nichiren Daishonin, podemos interpretar “neste momento” como indicativo do tempo em que o buda iniciou seu empenho para salvar a humanidade com a propagação da Lei Mística. Além disso, podemos dizer que “neste momento” indica o tempo em que seus discípulos se levantam unidos ao mestre para realizar o kosen-rufu, que é o movimento praticado pelos membros da Soka Gakkai para edificar uma vida de felicidade, inspirando os outros a fazer o mesmo.
Niji em nosso dia a dia
Se analisarmos nossa prática, entendemos que “neste momento” existe somente quando oramos ao Gohonzon e manifestamos determinação e consciência de nossa missão pelo kosen-rufu. É preciso determinar, orar e agir. Se não o fizermos, nosso ambiente em nada mudará. Mesmo que decorram cinco ou dez anos, “este momento” jamais chegará. Somente nossa sincera determinação pelo kosen-rufu cria o “tempo”.
Em conclusão, é o momento em que nós, espontaneamente, determinamos realizar algo pelo kosen-rufu e não quando é solicitado que o façamos. Refere-se a “este momento”, o tempo de sua missão. O presidente Ikeda enfatiza:
“O que importa é o coração.”2 Nisso se encontra a essência da vida. Nosso coração e nossa mente envolvem toda a sociedade, o mundo e o universo. Tudo se decide pela determinação em nosso coração neste exato momento.3
O grande escritor Romain Rolland (1866–1944) disse: “Viva o presente. Reverencie cada dia. Ame o presente, respeite o presente...”.4 Nichiren Daishonin nos ensina a grande alegria de viver o “agora” — o momento presente, que abarca tanto o passado eterno como o futuro infinito.
Todo dia é Ano-Novo
Independentemente da situação em que se encontra, quando uma pessoa se dedica seriamente à prática budista, é sua fé no presente, e não seu carma do passado, que exerce influência determinante em sua vida. Assim, com esse grande poder da fé, podemos “começar a partir de agora”, em qualquer momento que determinarmos. É esse ponto que Nichiren Daishonin enfatiza no escrito Carta de Ano Novo, por meio da qual nos ensina que celebrar esse dia fazendo oferecimentos ao Gohonzon é fonte de imensa boa sorte. Naturalmente, essa atitude é válida não somente no Ano-Novo, como na partida de cada novo dia. Daishonin também exalta o desenvolvimento que uma pessoa alcança por manter essa atitude na vida diária, tornando-se mais virtuosa e amada por todos.
“Neste momento” refere-se ao instante em que criamos a seguinte determinação do fundo do coração: “Hei de me levantar agora e lutar!”. É a partir desse instante que o destino começa a mudar, a vida começa a se desenvolver e a história tem início. Dessa forma, o niji da transformação da nossa vida é definido pela qualidade da nossa determinação individual com que nos levantamos em prol da realização do kosen-rufu, conforme Ikeda sensei afirma:
Fazendo uma reflexão, a vida nada mais é do que o acúmulo de cada momento presente. Se não for capaz de tornar o dia de hoje gratificante, não colherá nenhum resultado positivo amanhã. Pode fazer os maiores planos em longo prazo, mas se não valorizar cada momento, esses planos terminarão apenas como sonhos vazios. Causas passadas e resultados futuros estão todos contidos no “verdadeiro aspecto de todos os fenômenos” no presente momento, e a transformação de um único momento da vida pode extinguir os impedimentos cármicos do passado distante e também assegurar a boa sorte que se estenderá pelo eterno futuro.6
Notas:
1. Brasil Seikyo, ed. 1.876, 10 jan. 2007, p. A5.
2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 267, 2019.
3. Brasil Seikyo, ed. 1.906, 8 set. 2007, p. A8.
4. Idem, ed. 2.315, 12 mar. 2016, p. C4.
5. Idem, ed. 1.617, 25 ago. 2001, p. A3.
6. Idem, ed. 2.314, 5 mar. 2016, p. B3.
Fonte:
Brasil Seikyo, ed. 1.782, 5 fev. 2005, p. A5.
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