marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Incentivo do líder

Um gesto que aquece o coração

download do ícone
ícone de compartilhamento

Carla Charlene Rocha de Almeida

21/09/2023

Um gesto que aquece o coração

Ikeda sensei cita no romance Nova Revolução Humana, volume 27:

Encontrar-se com as pessoas, estabelecer laços de vida a vida e ampliar o círculo de pessoas com correto entendimento dos ideais da Gakkai — a soma desses esforços é que cria o sólido alicerce do kosen-rufu local. Não há ampla propagação sem o estabelecimento de elos de amizade.1

Acredito que essa frase descreva o fim de semana de agosto em que saímos de Porto Alegre, RS, para nos reunir com os companheiros de Santa Maria, RS. Em agosto de 2023, mês que marca o encontro ideal, três líderes da Sub. Rio Grande do Sul e eu nos dirigimos para unir forças com os amigos da Área Centro Fronteira. Às 7h30 da manhã de sábado, pegamos um ônibus rumo a Santa Maria e percorremos cerca de 290 quilômetros (aproximadamente, quatro horas e trinta minutos de estrada) para apoiar e aprender.

Embora a temperatura marcasse 6 graus, meu coração estava aquecido para as atividades planejadas com carinho e dedicação pelos líderes locais; e eles até elaboraram uma programação específica para cada um de nós.

No meu caso, fui direcionada a fazer visitas nos alojamentos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), instituição na qual o responsável pela Divisão Masculina de Jovens (DMJ) de área estuda e mora. Chegando à universidade, ele comentou que haviam sido confirmadas quatro visitas para os jovens. Era um cronograma auspicioso e dinâmico: tínhamos visitas às 14h, 15h, 16h e 17h, e, logo após, às 18h, seria a reunião de palestra.

Quando ele me disse que alguém comentou sobre a quantidade de visitas, dei um sorriso, pois também me surpreendi com esse fato. E ele compartilhou a resposta que deu para essa pessoa: “Não sabemos quando a Carla virá aqui novamente, então vamos aproveitar ao máximo!”.

A frase dele me fez perceber a profunda conexão com Ikeda sensei. O objetivo do meu companheiro era se encontrar com o máximo de amigos e promover um diálogo. Naturalmente, lembrei-me de inúmeras passagens da Nova Revolução Humana, nas quais Ikeda sensei fala sobre encontrar o maior número de pessoas. Que grande responsabilidade tínhamos de ocupar o tempo de cada jovem de uma forma que ele pudesse se sentir mais feliz e conectado com o próprio potencial! A líder da Divisão Feminina (DF) de bloco apoiou nosso deslocamento e nos conduziu de carro a cada visita, pois nosso tempo era curto. Ela participou de algumas visitas e buscou lanches, oferecendo-nos proteção e cuidado.

A verdadeira união das cinco divisões promove ondas de avanço para o kosen-rufu! Dialogamos com três simpatizantes da Juventude Soka e com um jovem líder de bloco. Foram encontros que abriram as portas dos corações. Embora todos fossem jovens e estudantes, os contextos, as alegrias e os sofrimentos eram tão diversos como a essência da própria juventude. Alguns desafios se referiam a depressão, gravidez, gestão do tempo e sentimentos de solidão. De coração aberto e sincero, conseguimos ouvi-los e falar sobre esperança, família, Gakkai, daimoku e ilimitado potencial que temos.

Nesse movimento, dois visitados foram conosco à reunião de palestra. Minha grande alegria foi ver a alegria deles e a participação no diálogo; e um deles me disse que aquele dia foi muito importante e inesquecível na vida dele.

Recordei-me de outro trecho da Nova Revolução Humana, volume 21:

Quando o presidente Yamamoto pensou sobre seu objetivo de construir, por meio do diálogo, uma aliança de humanismo e paz ligando o mundo todo, desejou ter mais tempo para isso. A vida é curta. Perder tempo é o mesmo que perder a vida. Ele estava determinado a não desperdiçar nem um único momento.2

Eu me senti feliz e incentivada. A partir desse fim de semana, conectei-me muito mais com o coração do Mestre. Convido a todos a realizar vários diálogos de coração a coração, porque assim expandimos também nossa própria condição de vida. Para isso, vamos cuidar ainda mais da saúde física e mental.

Sejamos o Shin’ichi da localidade, colocando nossa vida a serviço de outras vidas!

Forte abraço!

Carla Charlene Rocha de Almeida

Coordenadora da Divisão Feminina de Jovens da CRE Sul

Notas:

1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 27, 2020.

2. Ibidem, v. 21, 2020.

Ilustração: GETTY IMAGES

Compartilhar nas