Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Conheça o Budismo

“Levantar-se só” é a chave para a verdadeira união

Estabelecer a condição de “diferentes em corpo, unos em mente” (itai doshin) começa com a determinação e as ações de um único indivíduo com base no juramento seigan e na unicidade de mestre e discípulo

ícone de compartilhamento

Redação

20/02/2025

“Levantar-se só” é a chave para a verdadeira união

Ilustração — Getty Images

Itai doshin é um princípio budista e, de forma básica, significa “diferentes em corpo, unos em mente”.

Itai (“diferentes em corpo”) refere-se à individualidade. As pessoas diferem em caráter, capacidade, experiência de vida, valores e em muitos outros aspectos. Nenhum ser humano é exatamente igual a outro. O Budismo de Nichiren Daishonin preza profundamente as diferenças individuais e ensina que todas as pessoas podem atingir o estado de buda sem mudar suas características.

Doshin (“unos em mente” ou ter um único objetivo) não significa que todos devem ter as mesmas opiniões, os mesmos pensamentos e gostos, mas corresponde à fé comum no Gohonzon e ao compromisso com a realização do kosen-rufu (juramento seigan), tarefa esta legada pelo próprio buda Nichiren Daishonin aos seus discípulos. Essa não é uma união temporária e superficial, pois se baseia na Lei Mística. Nada poderá obstruir ou dividir as pessoas unidas por esse vínculo. Quando cada um acalentar o ideal do kosen-rufu e orar sinceramente para a sua realização, as grandes virtudes se manifestarão. O ritmo da vida de cada pessoa se entrelaça com o de outras formando uma harmoniosa sinfonia, com seus ricos e diferentes acordes. Numa orquestra, cada instrumento tem sua característica. Pela determinação do maestro e dos músicos de levar a melhor música aos ouvintes, todos aqueles equipamentos se harmonizam. Cada um em sua melhor performance e, no conjunto, uma bela música.

Um mesmo ideal

Em essência, o princípio de itai doshin ensina que diferentes pessoas profundamente relacionadas por um mesmo ideal podem realizar muito mais que o mesmo número de indivíduos trabalhando separadamente para fins puramente particulares.

O conceito de dotai ishin é o oposto de itai doshin. Ele indica a diferença de objetivos e intenções das pessoas, embora aparentemente demonstrem estar unidas. Aplica-se a um grupo de pessoas e a um indivíduo também. Por exemplo, uma pessoa indecisa, com pensamentos contraditórios e cheia de dúvidas encontra-se em dotai ishin consigo mesma e jamais conseguirá concretizar seus objetivos.

Harmonia e felicidade

Eliminar a miséria deste planeta e conduzir as pessoas à felicidade com base na recitação do Nam-myoho-renge-kyo é realizar o “desejo do Buda”. É uma tarefa gigantesca, mas, pelo princípio budista de “diferentes em corpo, unos em mente”, se torna realidade. E tudo começa quando uma única pessoa “levanta-se só”.

Se um líder, por exemplo, deseja que todos recitem daimoku, deve ser o primeiro a recitar, a manifestar em si mesmo a alegria da prática budista. Se ele apenas disser para as pessoas se reunirem para orar, não estará criando itai doshin. Mas, se esse líder iniciar imediatamente uma mudança radical em sua condição de vida, levantando cedo para recitar firmemente daimoku, desejando a felicidade e a harmonia de todos, essa mudança interna será percebida pelos demais. Ele não precisa que outros tomem a iniciativa, basta deixar que sua enorme alegria e esforço concentrado emanem da sua vida. Esse mesmo conceito pode ser aplicado ao ambiente familiar, ao trabalho e a outros.

“Todos os discípulos e seguidores leigos de Nichiren devem recitar Nam-myoho-renge-kyo com o espírito de diferentes em corpo, unos em mente, transcendendo todas as diferenças que possam haver entre si, tornando-se inseparáveis como o peixe e a água. Esse laço espiritual é a base para a transmissão universal da Lei suprema da vida e da morte [Nam-myoho-renge-kyo]. Aqui reside o verdadeiro objetivo da propagação de Nichiren. Quando estiverem unidos assim, até o grande desejo da ampla propagação [kosen-rufu] poderá ser concretizado. Porém, se um único discípulo de Nichiren destruir essa união de diferentes em corpo, unos em mente, ele será como um guerreiro que destrói o próprio castelo a partir do interior”
Nichiren Daishonin
A Herança da Suprema Lei da Vida1

Começa comigo

O presidente Ikeda tomou a iniciativa de criar uma enorme onda pela paz, dando o primeiro passo para a propagação do Budismo de Nichiren Daishonin fora do Japão, com o desejo sincero de corresponder aos ideais do seu mestre, Josei Toda. Dessa forma, também inspirou e direcionou inúmeros companheiros pelo mundo a se levantar com a decisão de se dedicar à nobre missão de concretizar o kosen-rufu.

O que provoca a verdadeira união entre pessoas é a existência de um senso de propósito definido. A Soka Gakkai é uma organização de pessoas unidas com o objetivo claro de manifestar o estado de buda, em si e naqueles ao seu redor, ou seja, baseia-se em algo imutável: a Lei Mística. Na Soka Gakkai, essa união acontece em torno da fé no Gohonzon. Ela ocorre quando um único indivíduo “levanta-se só” — incorpora no caráter o mesmo comprometimento do Mestre: garantir que todas as pessoas sejam plenamente felizes.

Se você quer a união, levante-se só. Ikeda sensei incentiva: “Onde quer que seja e em qualquer época, se ‘uma única pessoa’ ligada a Nichiren Daishonin se levantar, a Lei Mística sem falta se propagará”.2 Isso não quer dizer que essa pessoa fará tudo sozinha. Mas, sim, que ela tem ânimo suficiente para realizar o que for preciso. Esse “estado” de total liberdade, coragem, entusiasmo e forte disposição contagia a todos e provoca a união. O “levantar-se só” é como uma pedra grande jogada num lago que cria ondas; é uma reação em cadeia de felicidade que provoca naturalmente a verdadeira união.

A oração eleva a condição de vida

A raiz da boa convivência é florescer em si o princípio de itai doshin, a energia universal que harmoniza qualquer ambiente. A vida de uma pessoa que recita daimoku seriamente disposta a se doar pelo kosen-rufu altera o fluxo coletivo e se harmoniza com outras que também desejam e agem da mesma maneira — isso é o shakubuku, a forma mais abrangente e eficaz de harmonia humana.

Na Soka Gakkai, cada indivíduo é diferente de outro; porém eles se apoiam, respeitam-se, tratam-se como amigos preciosos e insubstituíveis. Não é algo forçado e sim fruto do levantar sincero de cada um deles desejando, mais que tudo, cumprir o juramento feito a Ikeda sensei de ser feliz e fazer cada pessoa feliz.

Momento para avançar

A união é, portanto, o objetivo, não o meio. Pessoas diferentes se encorajando e trabalhando pela paz mundial são, em si, a própria paz mundial. O itai doshin se manifesta com a unicidade de propósito entre o mestre e o discípulo, conforme o presidente Ikeda afirma:

O grande compromisso de realizar o kosen-rufu é o ponto fundamental do espírito de mestre e discípulo compartilhado entre Makiguchi sensei, Toda sensei e eu, que herdamos esse juramento diretamente de Nichiren Daishonin. Nós três nos devotamos à concretização deste ideal com incansável dedicação e esforços abnegados. Esta é a essência do espírito de “diferentes em corpo, unos em mente”.3

Dica de leitura

Veja sobre o tema “Diferentes em Corpo, Unos em Mente” no Guia para a Vitória que acompanha esta edição do Brasil Seikyo.

Fontes:

Brasil Seikyo, ed. 2.375, 10 jun. 2017, p. C2-C3.

Idem, ed. 2.313, 27 fev. 2016, p. C2-C3.

Terceira Civilização, ed. 399, nov. 2001, p. 12.

Notas:

1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 226, 2017.

2. Brasil Seikyo, ed. 2.311, 20 fev. 2016, p. 1.

3. Idem, ed. 2.372, 20 maio 2017, p. B2.

Compartilhar nas