Mensagem
RD
Ser forte significa ser feliz! Ser forte significa vitória!
Mensagem comemorativa do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, para os 15 anos da RDez
16/01/2017

Queridos Estudantes do Brasil, feliz Ano-Novo!
Soube que esta edição de janeiro é comemorativa dos 15 anos da RDez, publicação pioneira do mundo dirigida à Divisão dos Estudantes. Sinceras congratulações!
Este é o “Ano da Expansão dos Jovens da Nova Era do Kosen-rufu Mundial”. E no próximo dia 19 será inaugurado o tão aguardado Colégio Soka do Brasil, com sua primeira turma do ensino médio. Peço para que, neste ano em que a geração jovem será, mais do que nunca, o centro das atenções, vocês vivam cada dia se empenhando ao máximo para estudar e se fortalecer, e registrem alegremente o diário dourado de sua vida.
Com o profundo desejo de que principalmente os jovens sucessores, a começar pelos Estudantes, pudessem aprender a honrosa e verdadeira história da Soka Gakkai, tenho escrito os romances Revolução Humana e a Nova Revolução Humana e publicado no jornal Seikyo Shimbun do Japão. E nesta época tão importante, comecei a escrever o primeiro capítulo do 30o volume da Nova Revolução Humana intitulado “Grandiosa Montanha”.
A publicação de cada parte de uma novela em série no jornal é uma batalha decisiva. De fato, o acúmulo de um contínuo e persistente esforço é o caminho para construir a mais sublime história.
Lembro-me de que quem gentilmente escreveu o prefácio da versão em inglês do romance Revolução Humana foi o Dr. Arnold Toynbee, o maior historiador do século 20. Embasado na verdade de que o primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, faleceu na prisão combatendo veementemente a opressão do governo militar japonês durante a Segunda Guerra Mundial, e o segundo presidente, Josei Toda, também foi encarcerado, o Dr. Toynbee externou sua expectativa pelo movimento da revolução humana promovido por nossa organização budista. Ele também foi alguém que fez dos intensos esforços acumulados na idade de vocês a força para a vida toda.
O Dr. Toynbee disse: “Para mim, as coisas que aprendi na época do ensino fundamental foram muito mais importantes do que as que estudei na faculdade”. Ele contou que os estudos para os quais se dedicou com toda a seriedade nessa fase, como redação e idiomas estrangeiros, se tornaram os alicerces mais importantes para ele ser um grande intelectual. Em nosso diálogo, ressaltou ainda que “uma única prova não pode mensurar a verdadeira capacidade de uma pessoa”, e citou que mesmo o famoso estadista britânico Winston Churchill, na sua infância, era notadamente mais lento que os demais, mas que por volta de seus 60 anos ele era sem dúvida uma pessoa grandiosa e admirável. Talvez vocês ainda não compreendam isso agora, mas todos possuem um infinito potencial inerente.
Os Jogos Olímpicos realizados no Rio de Janeiro no ano passado emocionaram o mundo inteiro. Atletas são, todos, pessoas que empreenderam árduos e contínuos esforços para vencerem a si próprios. Existe uma famosa frase atribuída a um esportista que conquistou medalha de ouro numa Olimpíada: “O treino nunca mente, e os esforços nunca nos traem”.
Dentre vocês também existirão aqueles que evidenciarão sua força mais cedo e outros que demorarão um pouco mais, contudo, sem falta todos mostrarão o seu melhor, cada um no seu tempo e à sua maneira. Mesmo que neste momento suas notas não sejam boas ou que tenham dificuldades em algumas matérias, o importante e continuar a se esforçar e desafiar. E isso não significa fazer algo extraordinário demais. Por exemplo: acordar cinco minutos antes que o normal até agora e fazer o gongyo; permanecer cinco minutos a mais na escrivaninha para estudar; perseverar na prática de exercícios físicos e de esportes; cumprimentar o papai e a mamãe com uma voz e um sorriso ainda mais radiantes etc. É a partir desses pequenos desafios que vocês conseguirão revolucionar a própria vida, fortalecendo o coração, o corpo e também a mente.
Como é mística e profunda a missão e a boa sorte de vocês, bodisatvas da terra, que se encontraram com a Lei Mística em tão tenra idade!
O Budismo de Nichiren Daishonin é a grande filosofia da dignidade da vida que a humanidade — diante da escuridão do caos — mais anseia e procura neste momento. Vocês são justamente a luz da esperança do futuro.
O “kosen-rufu mundial”, o grande objetivo da Soka Gakkai, é o ideal sublime de edificar a paz perene e indestrutível sobre a Terra por meio da propagação do majestoso budismo conduzindo cada pessoa em direção à felicidade. E não existem laços de amizade e de solidariedade mais nobres e preciosos que estes, unidos por esse maravilhoso ideal. Peço que tenham forte orgulho disso.
Existe uma frase dos escritos de Nichiren Daishonin que gostaria de dedicar a vocês, meus sucessores, a quem mais confio e alvo de minhas maiores expectativas. É uma frase declarada resolutamente por Daishonin quando ele se via em meio a uma grande perseguição na qual sua vida estava em perigo: “Ainda não fui desencorajado” (WND, v. I, p. 748). Aqueles que herdaram esse “espírito do rei leão” de Daishonin e lutaram até hoje são os mestres e discípulos Soka — os pais e mães de vocês.
Solicito que, independentemente do quão tristes e angustiantes forem as adversidades que venham a enfrentar, recitem daimoku do rugido do leão e continuem a avançar com o espírito intrépido e invencível de “Ainda não fui desencorajado”. Quem recita daimoku consegue manifestar a suprema vida do Buda que existe dentro de si. Por isso, consegue desafiar quaisquer tipos de dificuldades e provações com coragem, e assim supera e vence a tudo.
Peço também que mantenham a fé por toda a vida sem jamais se afastarem da Gakkai e que cada um se desenvolva como um extraordinário líder do kosen-rufu e da sociedade.
Concluo esta mensagem clamando a vocês: “Sejam fortes! Sejam fortes! Sejam absolutamente fortes! Ser forte significa ser feliz. Ser forte significa vitória”.
Estou orando do fundo do coração pela saúde e pelo grande desenvolvimento de cada um de vocês da Divisão dos Estudantes do Brasil! Tornem-se todos, sem exceção, “doutores da vitória” e “doutores da felicidade” da juventude e brilhem de forma resplandecente!
Em janeiro de 2017
Daisaku Ikeda
Presidente da Soka Gakkai Internacional
Compartilhar nas