Grupo Coração do Rei-Leão
RD
Construindo o Futuro – presidente Ikeda e a Divisão dos Estudantes
03/06/2017

Um sonho concretizado
Em 9 de novembro de 1975, foi realizado um evento alusivo aos 30 anos desde o bombardeio em Hiroshima no Ginásio de Esportes da prefeitura local. O presidente Ikeda era o palestrante convidado e discursou para as 10 mil pessoas presentes durante 1 hora e 20 minutos.
Logo após, ele dialogou com representantes e autoridades que também estavam no evento e se dirigiu ao Centro Cultural de Hiroshima para participar da formação da segunda turma do Grupo da Divisão dos Estudantes de Hiroshima. Tomado pelo ânimo dos integrantes da DE, o presidente Ikeda incentivou os presentes com o mesmo vigor, registrando um precioso momento da história do kosen-rufu da organização local. Todos imaginavam que assim se encerraria aquela atividade.
No entanto, de forma inesperada e sem serem anunciados, 63 integrantes masculino e feminino, do Coral Wakatake da DE-Futuro de Hiroshima entraram na sala. Todos estavam de camisa branca com um lenço verde no pescoço.
O fundo de cena é que os componentes do coral cultivavam o sonho de um dia poder se apresentar para o presidente Ikeda; por isso ensaiavam, dedicavam-se aos estudos e se esforçavam para recitar daimoku a fim de concretizarem este sonho.
Ansiosos pelo momento tão aguardado, eles se reuniram no Centro Cultural logo cedo, mas, devido à superlotação da sala, a apresentação a princípio foi cancelada e todos foram orientados a ir embora para casa. Ao saber que os Estudantes ainda estavam por perto, o presidente Ikeda solicitou que os chamassem, pois queria encontrá-los. Todos correram de volta para o loc al da atividade.
Os Estudantes, com o coração transbordando de alegria, se posicionaram em frente ao Mestre. Um dos meninos, em nome do grupo, disse: “Ikeda sensei, gostaríamos de entoar a nossa canção Somos Filhos do Rei leão”.
O presidente Ikeda então respondeu: “Muito obrigado, apreciarei com todo o carinho”.
O sonho de se apresentar ao Mestre havia se tornado realidade, fazendo o coral cantar com todo o ânimo e vigor.
“Como vocês cantam bem! Será que conseguem cantar mais uma?” — disse o presidente Ikeda.
As canções Haru ga kita (A Primavera Chegou), Makka na Aki (Outono Avermelhado), Momiji (As Cores de Outono) foram entoadas em sequência, registrando assim um grande momento entre Ikeda sensei e os Estudantes.
Ao tirarem a foto comemorativa no fim do evento, o Mestre afirmou a eles: “Gostaria que colocassem esta foto que tiramos agora exposta nesta sala [do Centro Cultural] até o dia em que se formarem da universidade”. Esse gesto de carinho de grande expectativa pelo futuro daqueles jovens tocou profundamente o coração de todos os presentes.
Muitos desses Estudantes que participaram daquele momento histórico são atualmente líderes da Soka Gakkai que estão atuando em diversas frentes da luta do kosen-rufu. Este fato é um dos maiores orgulhos para os companheiros de Hiroshima.
O presidente Ikeda diz: “Para mim, todo instante é uma batalha decisiva”. Por isso, mesmo que seja um rápido encontro, o momento com os membros é precioso para ele e para a história do kosen-rufu.
Corais da Divisão dos Estudantes
Desde os anos 1960, quando Ikeda sensei assumiu como terceiro presidente da Soka Gakkai e visitava as localidades de norte a sul do Japão para se encontrar com os membros, Estudantes ensaiavam canções para recepcioná-lo. Nesses encontros, o presidente Ikeda apreciava as apresentações e, como um incentivo e compromisso de que observaria o seu desenvolvimento ao longo dos anos, dava denominações a eles, formando assim um coral oficial da DE daquela localidade.
Coral Fuji (DE-Futuro), Coral Fuji Kibou (DE‑Esperança) e Coral Justiça (DE-Herdeiros) são grupos de coro da DE de Tóquio criados pelo presidente Ikeda há mais de 50 anos.
Compartilhar nas