marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Reunião de Palestra

A Estratégia do Sutra do Lótus - Parte 2 de 6

Este texto pode ser usado como complemento da explanação da matéria a ser estudada na reunião de palestra do mês de setembro

download do ícone
ícone de compartilhamento

01/09/2020

A Estratégia  do Sutra do Lótus - Parte 2 de 6

Trecho do Gosho

"Empregue a estratégia do Sutra do Lótus antes de qualquer outra. (...) A essência da estratégia do espadachim deriva da Lei Mística. Tenha uma profunda fé. Um covarde não obtém resposta a nenhuma de suas orações.”

(CEND, v. II, p. 267)

Vamos entender

Esta matéria é baseada na série “Budismo do Sol — Iluminando o Mundo”: “Ter os Escritos de Nichiren Daishonin como Base Eterna”.

Neste momento em que estamos fazendo tudo de casa, organizar as atividades é fundamental. Além de saber o que fazer, percebemos a importância de “quando” fazer; por exemplo, estudar a matéria do dia “antes” de brincar. 

Planejar, organizar‑se e pensar em estratégias são atitudes essenciais. Mas há algo ainda mais importante. Ficou curioso? Então partiu estudarmos juntos a carta A Estratégia do Sutra do Lótus! 

Cenário histórico

Essa carta foi escrita por Nichiren Daishonin após ele ler a mensagem de seu discípulo Shijo Kingo, um samurai versado tanto em medicina como em artes marciais. Kingo comunicava na carta que havia sobrevivido ao recente ataque de samurais inimigos. 

Em resposta, Daishonin o incentiva afirmando que, para vencer em qualquer questão, é preciso aplicar a “estratégia do Sutra do Lótus” antes de qualquer outra, e também o instrui a basear as ações em seus ensinamentos. 

O mais importante é dar o passo inicial

Ao ler um livro, você já deve ter vivido várias aventuras ao se imaginar um personagem da história. Sobre a leitura, nosso mestre, Daisaku Ikeda, diz: 

Creio que a leitura se assemelha à escalada de uma montanha porque avançamos à medida que folheamos página por página — esse processo se assemelha a trilhar passo a passo o caminho de uma montanha. Prossiga em seu ritmo apreciando a bela paisagem ao redor. Adiante, um panorama deslumbrante aguarda a sua chegada.

(Brasil Seikyo, ed. 2.205, 30 nov. 2013, p. B2) 

Que legal, não é mesmo?! Somos alpinistas da montanha do saber! Assim, para ler um livro em meio às várias atividades no dia a dia, precisamos nos planejar. E ainda mais importante que o planejamento é entrarmos em ação, mas sem nos esquecer que a “estratégia do Sutra do Lótus é agir com base nos escritos de Nichiren Daishonin”. Precisamos tirar os planos do papel e entrar em ação alinhados a essa incrível estratégia. 

Ter um mestre da vida

Em sua juventude, Ikeda sensei leu diversos livros, e em sua casa havia uma pequena biblioteca construída com muito esforço. Ao conhecer seu mestre, Josei Toda, aprendeu que, para se alcançar a vitória em qualquer empreendimento, era necessário decidir o que fazer e como agir, já visualizando os próximos passos. 

Como Sucessores Ikeda 2030, decidimos todos os dias nos dedicar aos estudos, cuidar da saúde e zelar pelos nossos pais. Da mesma forma que aprendemos com essa carta de Daishonin, a partir da fé e da decisão, o próximo passo é a ação com base em seus ensinamentos para fazer surgir coragem, energia e felicidade em nossa vida e em nosso ambiente! 

Gosho é ação!

O mais importante são nossas ações baseadas na prática da fé. Por isso, o que acham de agir sempre com o objetivo de ser filho(a), amigo(a) e aluno(a) dedicado(a)? Vamos pôr tudo em prática! 

Glossário

Shijo Kingo

(1230–1300)
Um dos principais discípulos de Nichiren Daishonin. Como samurai, serviu ao clã do governante Hojo. Era versado em medicina e nas artes marciais. Sabe-se que se converteu aos ensinamentos de Nichiren Daishonin em torno de 1256. Quando Daishonin foi levado a Tatsunokuchi para ser decapitado, em 1271, Kingo o acompanhou, decidido a morrer ao seu lado.  

Sutra do Lótus

Uma das escrituras budistas mais conhecidas, ensina que todas as pessoas podem atingir o estado de buda. Na China e no Japão, a denominação “Sutra do Lótus” com frequência indica a tradução feita por Kumarajiva. Nichiren Daishonin utiliza constantemente a expressão “Sutra do Lótus” em seus escritos como sinônimo de Nam-myoho-renge-kyo, a Lei Mística, a qual ele definiu como a essência deste ensinamento

Compartilhar nas