marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Imagem edicao

Conteúdo

Matéria da DE-Futuro

Valores Soka nos estudos

Construindo um Futuro Brilhante Baseado no Juramento

Dedicar nossa vida ao grande juramento pelo kosen-rufu

Trending Topics

Leitura on-line

Matéria da DE-Esperança

Ser e ter bons amigos

Matéria do mês

Sinfonia da vida

Conheça a Turma do Dai

Dora

Passatempo

Passatempo

ABC do Budismo

Transformação do destino

download do ícone
ícone de compartilhamento

Divisão dos Estudantes

18/10/2021

Transformação do destino

Explicando

Você sabia que todos nós nascemos dotados de um carma? A palavra "carma" tem sua origem no sânscrito karma e significa "ação". O Budismo de Nichiren Daishonin explica que as circunstâncias nas quais vivemos são consequências dos nossos pensamentos, palavras e ações.

Os problemas, os sofrimentos e as dificuldades da vida são os mais variados. Alguns deles são manifestações de ações que realizamos em existências passadas.

O carma é composto pelo "bom carma" e pelo "mau carma", mas, na sociedade, ele quase sempre é associado apenas ao "mau carma" e à causa dos sofrimentos nesta existência.

Já o Budismo de Nichiren Daishonin ensina sobre a lei de causa e efeito, que abrange o passado, o presente e o futuro, ou seja, as ações do passado são a causa que se manifesta no presente, e as ações do presente são a causa que se manifestará como efeito no futuro. Além disso, com a prática da fé, podemos transformar qualquer tipo de carma e desfrutar de uma vida plena e feliz.

Eu posso transformar meu destino?

O Budismo de Nichiren Daishonin afirma que cada pessoa é protagonista da sua vida e pode mudar completamente a realidade em que vive. Essa mudança começa com a transformação do carma em missão. Ikeda sensei diz:

Todos nós temos nosso próprio carma ou destino. Mas quando olhamos de frente e compreendemos seu verdadeiro significado, todas as dificuldades podem servir para nos ajudar a construir uma vida mais rica e profunda. E nossas ações na batalha contra o nosso destino tornam-se um exemplo e inspiração para inumeráveis pessoas. Em outras palavras, quando transformamos nosso carma em missão transformamos o nosso destino.
(Terceira Civilização, ed. 433, set. 2004)

Assim, quando se deixa de encarar as dificuldades e os problemas como sofrimentos e passa a enxergá-los como oportunidades para evidenciar a força ilimitada que existe em todos nós (estado de buda), cria-se a condição para transformar o carma, ultrapassar quaisquer adversidades e conquistar todos os sonhos.

ABC do Budismo nov. 2021 ed. 239 1

Quem sou eu?

Que tal um jogo para ilustrar pessoas que transformaram seu destino? Preparado? Vamos lá! Tente adivinhar quem é cada uma:

1. Ela nasceu no Quênia e, quando criança, enfrentou um leopardo. Estudou biologia nos EUA e foi a primeira mulher em todo o Oeste da África e da África Central a ter um PhD na sua formação educacional. Criou o movimento Cinturão Verde, em que foram plantadas mais de 40 milhões de árvores, e foi a primeira mulher africana a ganhar o Prêmio Nobel da Paz.

2. Nasceu em Kamata, no Japão, em 1928, como o quinto de oito filhos. Passou a infância lutando contra a saúde frágil em meio à Segunda Guerra Mundial. Acometido pela tuberculose, os médicos diziam que não chegaria aos 30 anos. Aos 19, conheceu seu mestre da vida e, desde então, vem se esforçando para realizar todos os sonhos dele. Propagou o budismo para 192 países e territórios. Fundou também instituições de ensino em diversos países com base na educação Soka, desde a educação infantil até a universidade.

3. Nascida no Paquistão em 1997, aos 11 anos já defendia o direito de as meninas frequentarem a escola, algo que contrariava os hábitos locais. Em 2012, com 15 anos, em razão do seu ativismo, sofreu um atentado do grupo extremista Talibã que quase ceifou sua vida. Ela sobreviveu e se transformou na porta-voz mundial do direito à educação. Ao receber o Prêmio Nobel da Paz, tornou-se a mais jovem ganhadora dessa premiação.

***

Respostas

1: Wangari Maathai

2: Daisaku Ikeda

3: Malala Yousafzai

E aí, o que você está esperando?

Em todas as histórias do jogo, há um ponto em comum: eles se tornaram protagonistas de suas vidas e mudaram a realidade. Ikeda sensei incentiva: "O ser humano cria a história. Você é o protagonista. Levante-se com bravura!". (RDez, ed. 136, abr. 2013)

O momento de construir o alicerce da vida é agora, principalmente, porque temos a grandiosa oportunidade de ter um excelente Mestre e saber como transformar o carma pelos próprios esforços.

No livro Be Brave, nosso mestre enfatiza:

Estou orando com todo o meu coração pelo desenvolvimento e felicidade de cada um de vocês. [...] Meu coração está sempre junto de vocês.
[...] Meu maior sonho é que cada um se torne um grande leão e concretize todos os seus sonhos enquanto desempenham um papel ativo pelo bem do mundo.
(Be Brave, p. 145)

Vendo esses exemplos, a gente percebe que vale a pena ser o protagonista que transforma a realidade e o mundo a partir da recitação do daimoku, das boas ações, dos diálogos sinceros e do espírito de mestre e discípulo.

Mas não se esqueça: como falado no início desta matéria, há também o “bom carma”, por isso é sempre importante manifestar gratidão. E por que não agradecer pela oportunidade de transformar o “mau carma” nesta existência? Bora vencer!

Compartilhar nas