marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Imagem edicao

Conteúdo

Matéria da DE-Herdeiro

A diversidade e o budismo

ABC do Budismo

Bons e maus amigos

Trending Topics

É hora do show!

Matéria da DE-Esperança

Todos nós somos capazes de vencer!

Matéria da DE-Futuro

Brasil, o país do futebol

Faróis da Esperança

O poder para realizar sonhos

Construindo um Futuro Brilhante Baseado no Juramento

Perseverança é outro nome para determinação inabalável

Matéria do mês

Consciência financeira

Passatempo

Passatempo

ABC do Budismo

Bons e maus amigos

No decorrer da nossa existência, vamos nos deparar com pessoas com quem nos damos bem e outras nem tanto, mas, segundo o Budismo de Nichiren Daishonin, não é isso que define quem são nossos verdadeiros amigos

download do ícone
ícone de compartilhamento

Divisão dos Estudantes

14/06/2022

Bons e maus amigos
Explicando

Vocês já repararam que existem diversos tipos de pessoas? Tem aquelas que sempre nos elogiam e não se importam quando erramos; aquelas que chamam a nossa atenção, porém estão ao seu lado nos bons e nos maus momentos; aquelas que nos fazem sentir que não fazemos nada certo, entre outras.

O bom e o mau amigo

De acordo com o Budismo de Nichiren Daishonin, o bom amigo (zen-chishiki, em japonês) é aquele que guia os outros e os ensina a adquirir a sabedoria do buda e despertar para a iluminação. Já o mau amigo (aku-chishiki) é aquele que, intencionalmente ou não, impede ou dificulta a prática budista.

Na verdade, somos nós que determinamos se uma pessoa é um bom ou mau amigo. Tomemos como exemplo uma pessoa que nos critica e faz de tudo para impedir nossa prática budista. Se nos sentirmos desencorajados a ponto de abandonar o budismo, foi porque permitimos que ela agisse como um mau amigo. Mas, se apesar de irados, magoados e entristecidos, transformamos esses sentimentos em um ímpeto para aprofundar a fé no Gohonzon, foi porque enxergamos nessa pessoa um bom amigo.

É uma grande alegria criar laços de amizade com pessoas que nos conduzem à correta prática da fé, que nos incentiva quando estamos desanimados, que aponta nossas falhas quando necessário, compartilha suas experiências e possibilita-nos enxergar os fatos com uma visão mais ampla. Esses são os verdadeiros bons amigos.

ABC do Budismo, RDez 247, jul 22
Tão raro quanto o ouro mais puro!

Não é uma tarefa fácil encontrar um bom amigo. Nas escrituras, consta:

No entanto, não há nada mais difícil do que encontrar um bom amigo. Por essa razão, o Buda comparou essa dificuldade à de uma tartaruga de um único olho que precisa encontrar um tronco flutuante com uma cavidade do tamanho exato para se encaixar, ou à de tentar descer uma linha do céu de Brahma até a terra, e aí passá-la através do orifício de uma agulha. Além disso, nesta última era maléfica, as más companhias são mais numerosas do que as partículas de pó que formam a terra, ao passo que os bons amigos são tão escassos quanto as partículas de pó que se pode juntar sobre uma unha.
(CEND, v. I, p. 625)

Quem já tem bons amigos deve prezá-los ao máximo, agora quem ainda não os encontrou não deve ficar preocupado, pois, com a prática budista, eles surgirão infalivelmente!

A amizade é algo importante, principalmente na juventude, mas não adianta abrir mão da autenticidade e ir na onda dos outros só para fazer parte de um grupo. É preciso fazer daimoku para ter sabedoria e, assim, discernir os bons dos maus amigos. Vale lembrar que um amigo de verdade não é aquele que só elogia ou passa a mão na sua cabeça, mas, sim, aquele que adverte rigorosamente com o intuito de ajudar e quer sempre a sua felicidade.

Vamos considerar tudo o que acontece, de bom e de ruim, como um motivo para aprofundar a fé e criar bons amigos. E devemos nos empenhar para sermos bons amigos de outras pessoas também. Esse é o caminho para atingir o estado de buda.

Dicas de filmes e séries sobre amizade:
  •  Friends (1993) – HBO Max (12 anos)
  •  Quatro Amigas e um Jeans Viajante (2005) – Globoplay (Livre)
  •  Missão Madrinha de Casamento (2001) – Netflix (14 anos)

Saiba mais:

Cf. Os Fundamentos do Budismo Nichiren para a Nova Era do Kosen-rufu Mundial. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 2, 2017.

https://www.brasilseikyo.com.br/home/bs-digital/edicao/2529/artigo/999558304

https://www.brasilseikyo.com.br/home/terceira-civilizacao/edicao/403/artigo/6570

https://app.brasilseikyo.com.br/podcast/3/48/bons-amigos-e-maus-amigos

Compartilhar nas