marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Imagem edicao

Conteúdo

Especial

Reação Dez

Trending Topics

De olho nas novidades

Matéria da DE-Herdeiro

Construindo o futuro neste instante

Matéria da DE-Esperança

Zelar pela família

Matéria da DE-Futuro

A importância de se organizar

Faróis da Esperança

Acenda a sua coragem!

Construindo um Futuro Brilhante Baseado no Juramento

Forjando um inabalável eu

Matéria do mês

Conexão com o Mestre

Passatempo

Passatempo

Entrevista

Profissão maquiadora

Melissa, que já produziu cantores famosos para clipes musicais, conta como é o seu dia a dia no trabalho

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

14/07/2022

Profissão maquiadora
Perfil
  • Melissa Gloria dos Santos Tostes
  • 29 anos
  • Mora no Rio de Janeiro (RJ)
  • Vice-responsável da Divisão dos Jovens da subcoordenadoria Tijuca
  • Formação: faculdade de jornalismo, curso profissionalizante de maquiagem pelo Senac e especialização em maquiagem HD, efeitos especiais e caracterização pelo Centro de Arte para Maquiadores e Profissionais Inovadores (Campi).
Pode nos contar um pouco sobre você?

Minha família foi apresentada ao budismo pela minha tia em 1989, mas só nos convertemos no ano 2000. Desde que eu era criança, minha mãe enfrentava a depressão e a síndrome do pânico, o que a impedia de ter uma vida plena. Quanto ao meu pai, precisou ser internado em uma clínica para tratar o alcoolismo. Em meio a isso, o budismo nos possibilitou enxergar que aquela circunstância não nos definia e começamos a orar com o objetivo de ter harmonia familiar, estabilidade financeira e boa saúde.

Após anos de empenho na prática da fé, meu pai parou de beber, converteu-se ao budismo e se tornou um líder de bloco apaixonado. Minha mãe venceu a síndrome do pânico e conseguiu realizar seu sonho de fazer uma faculdade. Eu e minha irmã também nos formamos, ela em direito e eu, jornalismo.

Faço parte do grupo Cerejeira desde 2007. Foi ali que entendi o meu valor e passei a agir com responsabilidade e dinamismo no dia a dia.

Qual é a sua história com a maquiagem?

Na época do ensino médio, tive uma amiga que revendia produtos de maquiagem e sempre aplicava um ou outro em mim. Foi assim que comecei a me interessar. Assistia aos tutoriais na internet e tentava reproduzi-los em mim. Um dia, no estágio, minha chefe me pediu para maquiá-la para um evento. Ela gostou tanto do resultado que se ofereceu para pagar um curso de maquiagem e o material para mim, pois achava que eu tinha talento. Foi assim, em 2012, que fiz meu primeiro curso de maquiagem, apaixonei-me pela profissão e não parei mais.

Entrevista, RDez 248, ago. 22, 1

Melissa maquia modelo (abr. 2022)

Como começou sua carreira como maquiadora?

O início foi complicado, pois fazia faculdade ao mesmo tempo que tentava entrar no mercado de beleza. Pensava que poderia misturar esses dois universos fazendo reportagens sobre maquiagem, porém, quando recebi meu diploma de jornalismo, senti que minha caminhada não era aquela. Então, em 2016, trabalhei como maquiadora na abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro e, em 2017, cuidei do visual de um clipe musical. Depois desse, fiz mais de dez, que juntos beiram 500 milhões de visualizações no YouTube, como o clipe da música Jenifer, do Gabriel Diniz.

Como é o seu dia a dia no trabalho?

Tudo é definido dias antes do trabalho acontecer, desde o tipo de maquiagem até a parte financeira. Alinhamos sobre as horas trabalhadas e se vou precisar de um ajudante. No dia da maquiagem, o foco é rapidez, educação e atenção. Nesse trabalho, tudo é muito dinâmico e requer paciência, pois, muitas vezes, o ambiente é estressante.

Teve algum momento na carreira que te marcou?

Há dois momentos: quando fiz meu primeiro trabalho audiovisual e quando integrei uma equipe de maquiadores para um desfile de moda. Sonhei muito com esse momento!

Entrevista , RDez 248, ago. 22, 2

Maquiagens feitas por Melissa

Qual é a parte mais legal do seu trabalho? E a mais desafiadora?

O mais bacana é trabalhar com o que se gosta, assim, até a pressão é prazerosa. A mais desafiadora é não desistir no percurso e se manter produtivo, pois as coisas não são fáceis. Geralmente, demora para as pessoas conhecerem seu trabalho. Essa área exige que sejamos inovadores, por isso temos que exercer a criatividade.

Existe algum trabalho que você gosta mais de fazer?

Eu amo trabalhar com maquiagem, então, se eu estiver maquiando, estarei feliz. Mas se isso acontecer num ambiente de moda com celebridade e publicidade, a alegria é maior!

Quais dicas daria para os Estudantes que querem seguir a carreira de maquiador(a)?

Não desistir em meio às incertezas, dedicar-se e estudar para criar algo diferente. Mostrar-se nas redes sociais também dá visibilidade. Ofereça seu tempo livre para maquiadores que admira e preste assistência. Seja discreto, proativo, pontual, atento aos detalhes e tenha disposição para aprender.

Tem alguma frase do Mestre que goste?
Em vez de desculpas, a postura ideal é assumir a responsabilidade por nossa vida e determinar vencer as circunstâncias. Quando perdemos o espírito de lutar, mesmo que tenhamos a desculpa mais bonita, a derrota continua sendo derrota. Não há justificativa. Em qualquer situação, nunca devemos fugir. O caminho da felicidade é vencer agora, no lugar em que estamos.
(Terceira Civilização, ed. 536, abr. 2013, p. 16)

Fotos: Arquivo pessoal

Compartilhar nas