ABC do Budismo
RD
Simultaneidade de causa e efeito
Redação
17/10/2022
No QG dos Sucessores Unidos...
Oi, gente. Eu sou a Oli, superagitada, sonho em conhecer o mundo e um dos meus maiores desejos é fazer com que as pessoas saibam que elas têm superpoderes e que podem conseguir tudo o que desejam a partir das próprias ações. Eu também faço parte da Liga dos Sucessores Unidos.
Hoje, nós vamos ter um papo-reto sobre o princípio da simultaneidade de causa e efeito.
Entendendo melhor
O Budismo de Nichiren Daishonin se baseia na simultaneidade de causa e efeito. Esse princípio expõe que a causa e o efeito existem de forma simultânea em todos os momentos das nossas vidas, ou seja, todas as ações que realizamos correspondem a uma reação. Se a ação for negativa, a consequência será negativa. Da mesma forma, se a ação for positiva, o efeito na nossa vida e na das pessoas que convivemos será positivo.
Todos nós somos responsáveis pela nossa vida e pela forma como a conduzimos. Isso é uma grande responsabilidade, mas, uma vez que nos conscientizamos disso, podemos conquistar muitos benefícios!
Uma das lições que podemos tirar é que, se as nossas causas criam efeitos a todo momento, então, nosso futuro depende das causas que estamos realizando agora.
Ainda está confuso? Então, vamos raciocinar juntos!
Meu amigo foi bem na prova porque ele estudou toda a matéria.
O que seria a causa? Estudou toda a matéria.
E o que seria o efeito? Foi bem na prova.
Segundo o budismo, a causa é o exercício que fazemos para atingir o estado de buda (para saber mais, clique aqui) e o efeito são os benefícios que conquistamos a partir dessas causas.
Ou seja: tudo se resume ao que você quer na vida e o que está fazendo para conseguir. Indo um pouco mais além, na busca pela sua revolução humana para atingir o estado de buda, você garante como a sua vida vai ser. 😉
Recapitulando
Então, pessoal, façam causas positivas!
Lembrem-se que, para poder desfrutar dos efeitos positivos, tudo depende das suas ações. Vocês possuem este potencial. Mesmo que neste momento estejam sofrendo ou não consigam ver os benefícios, acreditem! No momento certo, os efeitos surgirão.
Ativando o efeito
Mais uma dica valiosa da Oli: treine sua habilidade para ficar bom no que deseja e faça daimoku. Por meio da recitação do daimoku, você fará com que os efeitos das suas causas se manifestem no exato momento que a sua vida precisar.
A causa precisa ser feita agora. E vocês precisam acreditar! Vocês podem tudo o que quiserem!
E sobre isso, nós temos um aliado: nosso mestre da vida, o presidente Ikeda. Ele diz:
Vamos dar novos passos com uma fé poderosa e dinâmica. Com jovial e vibrante energia, vamos expandir nosso estado de vida e a órbita da vitória, felicidade e justiça.
(Terceira Civilização, ed. 547, mar. 2014, p. 44)
Oli dá o exemplo
Vocês sabiam que o meu maior desafio era me comunicar com as pessoas? Sempre tive muita vergonha e dificuldade para falar em público, por isso, desafiava daimoku antes de participar das atividades e me esforçava para não perder nenhuma.
Com o estudo do budismo e o treinamento dentro da Soka Gakkai, eu me tornei especialista em desenvolvimento humano e relacionamento. Hoje sou analista corporal e falo todos os dias com pessoas sobre como se desenvolver, falar, realizar sonhos, acreditar em si mesmo e ocupar seu espaço no mundo. Não é demais?!
Saiba mais:
Diálogo Sobre Religião Humanística. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 2, 2018.
BSGI: Por uma Sociedade de Paz.
Os Fundamentos do Budismo Nichiren para a Nova Era do Kosen-rufu Mundial. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 2, 2017.
Compartilhar nas