marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
ABC do Budismo

A chave para a felicidade

download do ícone
ícone de compartilhamento

Divisão dos Estudantes

01/02/2023

A chave para a felicidade
Missão RJ

Fala, pessoal! Eu sou Namy, uma jovem forte, determinada e que não tem medo de nada. Meu maior objetivo é que todas as pessoas possam transformar sua vida e viver com coragem e alegria. Pertenço à Liga dos Sucessores Unidos e eu estou aqui no Rio de Janeiro para uma missão superespecial: apresentar a chave da felicidade para todas as pessoas. Vocês sabem de qual chave estou falando?

Manifestando o máximo potencial

Nichiren Daishonin estabeleceu uma maneira simples, porém profunda, de prática budista que permite a todos os seres humanos manifestar o estado de buda. Consiste na recitação do Nam-myoho-renge-kyo diante do Gohonzon com a “voz da fé inabalável e de espírito de procura que dissipa a escuridão interior da ignorância e da ilusão e vence os obstáculos e as funções maléficas”.1

Significado do Nam-myoho-renge-kyo

Nam – Devotar a própria vida

Myoho – Lei Mística, a realidade imutável e essencial de todos os fenômenos

Renge – Simultaneidade de causa e efeito, simbolizada pela flor de lótus

Kyo – Sutra ou ensinamento do Buda, que é eterno.

Nichiren Daishonin recitou pela primeira vez o Nam-myoho-renge-kyo, que abrange todas as leis, todas as matérias e todas as formas de vida existentes no universo, no dia 28 de abril de 1253.

A máquina que move o universo

Ao perguntar aos pais ou veteranos como ultrapassar um problema, eles muitas vezes respondem: “Faça daimoku” ou “Recite Nam-myoho-renge-kyo”. Pois é, esse é o segredo! Quando recitamos daimoku, nossa vida e o universo entram em sintonia com o Gohonzon, assim como as engrenagens de uma máquina, e passamos a nos mover na direção da felicidade e da realização. Dessa forma, manifestamos vigor, sabedoria e boa sorte, que nos capacitam a superar quaisquer problemas ou sofrimentos. Quando oramos conscientes disso, experimentamos a maior das alegrias e desfrutamos ao máximo a infinita força da vida. Maravilhoso, não é?

A chave para a felicidade

Na prática

Minha missão agora é fazer com que as pessoas compreendam essa verdade mística que cada uma tem dentro de si e, principalmente, coloquem em prática para manifestar seu verdadeiro potencial.

E vocês: estão conseguindo fazer daimoku? Saibam que cada dia é uma nova oportunidade de nos desafiarmos na recitação do Nam-myoho-renge-kyo, pois, como vimos, é a chave para a nossa felicidade. E quanto mais recitamos, mais boa sorte acumulamos para nossa vida.

Uma dica para manter o foco durante a oração é visualizar seus objetivos. 

Cada vez que conseguirem se desafiar, vocês se fortalecerão e sentirão uma grande alegria, afinal, recitar daimoku é a melhor coisa que pode acontecer na vida de uma pessoa! E ao fazer a oração consciente disso, desfrutamos ao máximo a infinita força da vida.

Portanto, a chave da felicidade está com vocês. Vamos, no “Ano dos Jovens e do Triunfo”, abrir as portas para uma vida plenamente feliz e realizada.

Agora preciso ir ao encontro das pessoas para apresentar esta maravilhosa Lei Mística. Ah, não percam os próximos episódios com nossos outros amigos da Liga dos Sucessores Unidos. Cidade Maravilhosa, aí vou eu!

Nota:
1. IKEDA, Daisaku. Sobre Atingir o Estado de Buda nesta Existência. Editora Brasil Seikyo: São Paulo, 2022, p. 39.

Saiba mais:
Brasil Seikyo, ed. 2.276, 23 maio 2015, p. C2.
Brasil Seikyo, ed. 2.279, 13 jun. 2015, p. A3.
Terceira Civilização, ed. 600, 11 ago. 2018, p. 32-38.

Compartilhar nas