marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
ABC do Budismo

Como as nossas orações são respondidas?

download do ícone
ícone de compartilhamento

Divisão dos Estudantes

09/02/2023

Como as nossas orações são respondidas?
No QG dos Sucessores Unidos...

O alarme começa a soar e o painel de controle das missões mostra um novo desafio para os Sucessores Unidos.

Lia Tekiô se prepara para a sua primeira jornada como integrante da liga de super-heróis. Ela consegue aprender e se adaptar a qualquer cultura e ambiente e faz amigos por onde passa.

Lia Tekiô: O que está acontecendo? O painel mostra inúmeras missões em diferentes pontos da cidade!

Dai: Parece que são vários Estudantes com dificuldade para fazer daimoku e que têm dúvidas sobre como as orações são respondidas. Como vamos atender a todos?

Lia Tekiô: Que tal reuni-los num encontro dos Sucessores Ikeda 2030?

Dai: Boa ideia, mana, assim conversamos com todos e compartilhamos nossas experiências. Vou soltar um comunicado agora.

Lia Tekiô: E eu vou pedir apoio para a Super Família Soka.

No dia seguinte, vários Estudantes se reuniram no horário e no local combinados. Muitos vieram de cidades distantes e conseguiram chegar graças à Super Família Soka, que cuidou do transporte.

Dai: E aí, pessoal! Como estão? Vimos que vocês estão com dúvidas sobre como as nossas orações são respondidas. Então, vamos bater um papo sobre isso. Até porque o daimoku é um tema superimportante para nós, Sucessores Ikeda 2030.

Lia Tekiô: Eu também já me vi na mesma situação de vocês. Foi aí que um amigo da Divisão dos Estudantes me enviou um trecho bem legal de uma carta escrita por Nichiren Daishonin que me tranquilizou:

Apesar disso, mesmo que alguém errasse ao apontar para a terra ou fosse capaz de atar o firmamento; mesmo que o fluxo e o refluxo da maré cessassem; e o Sol nascesse no Oeste, jamais ocorreria de as orações do devoto do Sutra do Lótus ficarem sem resposta. (CEND, v.1, p.362)

Dai: Quem já ouviu a frase “Não existe oração sem resposta”? Quando acreditamos sinceramente e oramos daimoku com forte convicção de que não há oração sem resposta, nossos sentimentos são convertidos em energia vital que nos impulsiona a agir em prol daquilo que desejamos.

Um Estudante que ouvia atento a explicação se levantou e perguntou:

Estudante: Por que ter convicção é importante?

Lia Tekiô: Ela é fundamental. Nosso mestre Daisaku Ikeda incentiva:

Assim como existem o “poder da fé” e o “poder da prática”, podemos dizer que a convicção é um tipo de força. Quanto mais manifestar a convicção de que não há oração sem resposta, mais o Gohonzon responderá a este forte poder da fé. O “poder da prática” abarca a força do seu daimoku e da energia com que se dedica ao kosen-rufu pela felicidade de todas as pessoas e pela prosperidade social. Quanto mais forte for a prática para si e para os outros, maiores serão o poder do Buda e o poder da Lei que provêm do Gohonzon. (Juventude — Sonhos e Esperanças, v. 2, p.163)

Estudante: Entendi, mas, às vezes, aquilo que objetivei não sai do jeito que eu esperava e acabo desanimando...

Dai: O ponto chave é não desanimar e orar até conseguir. Manter a prática até a vitória total nos torna ainda mais fortes. Sobre isso, sensei orienta:

O mais importante é que a luta que empreendemos para que nossas orações sejam respondidas nos torna ainda mais fortes. Se todas as nossas orações fossem imediatamente respondidas, acabaríamos ficando mimados e decadentes e passaríamos a viver de forma indolente, evitando esforço e trabalho árduo. Nós nos tornaríamos frívolos. Qual seria, então, a questão da fé? A vida é uma sucessão de acontecimentos. Enfrentamos todos os tipos de dificuldades. Assim é a vida. É graças a essa variedade que podemos conduzir uma existência realizada e feliz. Isso nos dá condições de crescer e desenvolver um estado de vida amplo e forte. (Brasil Seikyo, ed. 2.039, 12 jun. 2010, p. A3)

Lia Tekiô: Sensacional essa orientação do Mestre! Partiu firmar um desafio de realizar daimoku para vencermos juntos? Assim, um ajuda o outro para que nossas orações sejam respondidas e todos saiam vitoriosos!

Todos responderam positivamente, pois compreenderam que, ao orar com convicção e entrar em ação sem jamais desanimar, nossas orações são respondidas e alcançamos nossos objetivos.

E assim termina mais uma missão especial dos Sucessores Unidos.

Mais aventuras estão por vir, não perca as próximas edições!

Compartilhar nas