marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
ABC do Budismo

A importância da oração budista

Entenda por que fazemos gongyo e daimoku diariamente

download do ícone
ícone de compartilhamento

Dr. Daisaku Ikeda

01/07/2024

 A importância da oração budista

Chamamos de prática da fé a oração que fazemos todos os dias: o gongyo, que consiste na leitura do capítulo Hoben (Meios Apropriados) e de um trecho do capítulo Juryo (A Extensão da Vida), ambos do Sutra do Lótus, e o daimoku, que é a recitação do Nam-myoho-renge-kyo.

Dizemos que realizar a prática da fé é uma oportunidade para polir a vida e obter coragem, esperança e sabedoria para superar os obstáculos.

No livro Vozes para um Futuro Brilhante, o presidente Daisaku Ikeda nos encoraja da seguinte forma:

Orar estabelecendo metas. Orar e enfrentar os desafios — isso é algo maravilhoso. Nisso se encontra o verdadeiro resplendor da vida. Para começar, orar é um privilégio somente dos seres humanos. Também é a mais sublime das ações.
E vocês são aqueles que abraçaram ainda na juventude a grande lei do Universo que é a Lei Mística. Quão extraordinário é poder recitar este daimoku! Talvez ainda não consigam compreender agora, mas certamente chegará o momento em que sentirão profundamente essa verdade. (Vozes para um Futuro Brilhante, p. 144)

No mesmo livro, constam as seguintes palavras do nosso mestre:

Com a recitação do daimoku, é possível evidenciar em sua vida o extraordinário potencial da grandeza do Universo. Vocês poderão extrair e manifestar sua verdadeira força que sequer imaginavam possuir. E como farão de todas as forças do bem que existem no Universo suas aliadas, não existe nada que possa superá-los. Essa é a convicção da minha vida dedicada à propagação do budismo para o mundo como discípulo do professor Josei Toda. O fato de a rede de solidariedade Soka que recita o daimoku ter se expandido para 192 países e territórios é a prova incontestável da grandiosidade da Lei Mística. (Ibidem, p. 147)

undefined

O presidente Ikeda admirava Mahatma Gandhi, um grande defensor da paz. Certa vez, Gandhi disse que “não há retrocesso para alguém que ora”.1 Com base nessa fala, o presidente Ikeda nos incentiva: “Mesmo que fiquem desanimados ou preocupados, quem desafia a realização do gongyo e do daimoku, sem falta, consegue revitalizar sua energia vital”.2

Que incrível termos o presidente Ikeda como nosso mestre! Com essas palavras e com o incentivo da nossa família e dos nossos amigos da Soka Gakkai, vamos sempre nos lembrar que, com a prática da fé, nunca estamos sozinhos e podemos vencer e superar qualquer dificuldade na vida!

Notas:
1. IKEDA, Daisaku. Vozes para um Futuro Brilhante. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2023, p. 149.
2. Ibidem.

Compartilhar nas