Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
ABC do Budismo

O retorno do budismo para o Oeste

ícone de compartilhamento

Divisão dos Estudantes

21/10/2024

O retorno do budismo para o Oeste

Certa vez, o buda Nichiren Daishonin escreveu:

A Lua surge no Oeste e ilumina o lado leste, enquanto o Sol nasce no Leste e irradia seus raios para o oeste. Isso também se aplica ao budismo. Nos Primeiros e nos Médios Dias da Lei, o budismo propagou-se do Oeste para o Leste, mas, nos Últimos Dias da Lei, percorrerá do Leste para o Oeste.1 (CEND, v. I, p. 420, 2019)

Para simplificar

Lua: representação do budismo propagado por Shakyamuni

Sol: representação do budismo propagado por Nichiren Daishonin

Do Oeste para o Leste: propagação do Budismo de Shakyamuni da Índia, conhecida como a terra da lua, para o Japão, no Leste, conhecido como a terra do sol.

Do Leste para o Oeste: propagação do Nam-myoho-renge-kyo ensinado por Nichiren Daishonin a partir do Japão, país localizado no leste em direção a oeste, ou seja, o mundo todo.

Sobre esse trecho, Ikeda sensei explicou:2

Talvez vocês estejam pensando: “Tanto a Lua como o Sol não nascem no Leste e se põem no Oeste?” Embora isso seja verdade, a afirmação de Nichiren Daishonin reflete as ideias do seu tempo. Uma teoria, por exemplo, dizia que, como a Lua parece se mover para o leste pouco a pouco e a cada dia a partir de onde ela surge, considerava-se que ela nascesse no Oeste e iluminasse o Leste.
Do mesmo modo que a Lua, o Budismo de Shakyamuni se propagou do Oeste, Índia, conhecida como a terra da lua, para o Japão, no Leste. E, assim como o Sol nasce no lado leste e se move para o Oeste, o grandioso ensinamento de Nichiren Daishonin, o Nam-myoho-renge-kyo, se propagará a partir do Japão para o restante do mundo.

Em A Profecia do Buda, Daishonin afirma: “Digo que o budismo infalivelmente se levantará e se propagará a partir do leste, das terras do Japão” (CEND, v. I, p. 421). Esse fato é denominado retorno do budismo para o Oeste. Significa conduzir todas as pessoas dos Últimos Dias da Lei à felicidade por meio dos ensinamentos universais do Budismo Nichiren, ou seja, concretizar o kosen-rufu na Ásia e no mundo inteiro.

Foi a Soka Gakkai que tornou realidade “o retorno do budismo para o Oeste”

Desde o presidente Josei Toda, passando por Daisaku Ikeda e por nós, seus discípulos, viemos colocando em prática e concretizando a profecia do “retorno do budismo para o Oeste”. Essa realização significa incentivar as pessoas ao redor e os amigos a partir dos ensinamentos budistas. Ikeda sensei ensinou isso com a própria vida:3

Com essa passagem de A Profecia do Buda gravada em meu coração e Toda sensei em meu pensamento, plantei as sementes da Lei Mística e incentivei pessoas em diversos países.

Também falei aos membros da Divisão dos Estudantes sobre a questão do retorno do budismo para o Oeste.

Na primeira convenção da DE-Herdeiro, realizada em agosto de 1968, com a participação de representantes de todo o Japão, mencionei essa passagem de A Profecia do Buda. Então, incentivei-os a tentar, em primeiro lugar, dominar um idioma estrangeiro. Estava convicto de que essa habilidade seria essencial para cultivar líderes capazes de assumir a responsabilidade pela nova era e cidadãos do mundo que edificassem a paz na sociedade global.

Os jovens presentes naquele dia são, hoje, atuantes em muitas áreas em vários países.

Meu maior desejo é que todos vocês, jovens que estão vivendo nesta nova era global, tenham sonhos, esperanças e ideais ainda mais grandiosos; que façam do estudo prioridade máxima e aprendam tudo o que puderem; e que desenvolvam seu potencial, alçando voo livremente na sociedade e no mundo.

Nosso desafio como pessoas que abraçam os ideais do humanismo Soka é conseguir empregar nossa sabedoria e criatividade para estabelecer laços de coração a coração entre os indivíduos, independentemente de quais sejam as circunstâncias ou a distância que possa nos separar, e criar novos valores para a paz, a dignidade humana e a felicidade.

Como jovens fênix de uma nova era, alcem voos repletos de alegria e de dinamismo, numa magnífica jornada pela concretização da paz mundial.

Notas:

1. Refere-se ao “retorno do budismo para o Oeste”.

2. Trecho adaptado do Estudo publicado na revista Terceira Civilização de novembro de 2023. https://www.brasilseikyo.com.br/home/terceira-civilizacao/edicao/663/artigo/64-a-profecia-do-buda-jovens-fenix-alcem-voo-para-uma-nova-era/999561942

3. Trecho adaptado do Estudo publicado na revista Terceira Civilização de novembro de 2023. https://www.brasilseikyo.com.br/home/terceira-civilizacao/edicao/663/artigo/64-a-profecia-do-buda-jovens-fenix-alcem-voo-para-uma-nova-era/999561942

Compartilhar nas