Especial
TC
Daisaku Ikeda
45 anos dedicados à promoção da filosofia do humanismo
01/05/2005

Com o falecimento de Toda em 2 de abril de 1958, Ikeda assumiu a responsabilidade pela Soka Gakkai, difundindo amplamente os ideais pela cultura de paz. Por meio do diálogo, discutiu importantes questões da humanidade com líderes de diversos campos de atuação de todo o mundo, resultando na publicação de livros em vários idiomas.
Durante a Guerra Fria, Ikeda se engajou em diálogos com líderes das nações envolvidas e, no início dos anos 70, por ocasião da tensão entre a China e a União Soviética, conduziu uma série de encontros com as autoridades desses países, com o propósito de amenizar a tensão que os dividia.
Ikeda também devotou esforços na restauração das relações diplomáticas entre a China e o Japão, assim como tem se empenhado pessoalmente a construir pontes de amizade com os demais países asiáticos.
Com a consciência de que a arte é uma expressão natural do humanismo e que a cultura possui a força e a empatia para vencer as barreiras étnicas e ideológicas, criou ainda várias instituições artístico-culturais.
Concretizando o sonho de seu mestre, estabeleceu um sistema educacional que eleva o potencial criativo do ser humano. Assim, revelou e enalteceu os ideais do educador e primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunessaburo Makiguti, e de Jossei Toda a toda a humanidade.
Em 26 de janeiro de 1975, a Soka Gakkai Internacional foi fundada e esse movimento ganhou ainda mais força. Por todos os esforços de Ikeda, muitas pessoas vêm descobrindo seu próprio valor e vencendo cada adversidade do dia-a-dia. Por tudo isso, a dedicação deste homem, que não mede esforços para levar a alegria onde ela parece não mais existir, vem sendo reconhecida e aplaudida mundialmente. Dessa forma, Ikeda vem demonstrando, com seu próprio exemplo, o potencial de uma única pessoa para criar uma nova era.
Veja nas próximas páginas todas as suas conquistas, o avanço da SGI sob sua liderança e a grande diferença que fez na vida de diversos companheiros das cinco regiões do Brasil.
Compartilhar nas