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Exame

Três Mil Mundos num Único Momento da Vida

Princípios básicos e personagens do Budismo

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21/06/2013

Três Mil Mundos num Único Momento da Vida

O princípio budista Três Mil Mundos num Único Momento da Vida (Itinen Sanzen) revela que um único momento da vida (itinen) contém três mil mundos (sanzen). Itinen refere-se ao estado interior momentâneo da vida, e sanzen, ao universo produzido pela interação entre os Dez Estados de Vida (ou Dez Mundos), os Dez Fatores, e os Três Domínios da Individualização, que compreendem os cinco componentes da vida (forma, percepção, concepção, volição e consciên­cia), o ambiente social (ambiente coletivo) e o ambiente natural (ambiente individual). 

Literalmente, itinen significa “uma mente”, “um momento da vida” ou “essência da vida”, e sanzen quer dizer “três mil” ou “o fenômeno que a vida manifesta”. 

A teoria de Itinen Sanzen foi sistematizada por Tient’ai, Buda dos Médios Dias da Lei, na China, com base no Sutra de Lótus de Sakyamuni. Em Grande Concentração e Discernimento (Maka Shikan), Tient’ai descreve que cada momento da vida é dotado dos Dez Mundos, e que cada um desses mundos é dotado desses mesmos Dez Mundos, dando origem ao princípio de Possessão Mútua dos Dez Mundos, formando cem mundos. Cada um desses cem mundos é dotado de Dez Fatores, totalizando mil mundos. Cada um desses mil mundos contém ainda os Três Domínios da Individualização, totalizando três mil mundos. 

Assim, cada instante da vida (itinen) incorpora os três mil mundos (sanzen), formando uma relação indivisível entre a vida e o universo. Com esse princípio, Tient’ai quis mostrar que todos os fenômenos — corpo e mente, ser vivo e ambiente, causa e efeito — estão integrados em um simples momento da vida das pessoas. Isto quer dizer que são três mil condições pelas quais a vida pode manifestar-se como fenômeno. 

Porém, o conceito explicado por ele descreve apenas o processo teórico da iluminação, pois a lei básica desse processo não havia sido revelada. Por isso, este ensinamento pode ser compreendido como Itinen Sanzen teórico. Somente com a revelação do Nam-myoho-rengue-kyo por Nitiren Daishonin, a Lei fundamental que engloba tanto a vida como o universo, a consecução real e efetiva da iluminação tornou-se possível — Itinen Sanzen prático ou real. E essa Lei foi incorporada na forma de Gohonzon para que todas as pessoas tivessem acesso à finalidade básica da prática do Budismo. 

Na escritura “Tratamento da doença”, Nitiren Daishonin escreveu: “No que se refere ao Itinen Sanzen, existem duas espécies de prática. Uma é teórica e a outra, real. A prática de Tient’ai e Dengyo é teórica, mas a de Nitiren é real. Como a prática real é superior, as dificuldades que a acompanham são muito maiores. A prática deles é o Itinen Sanzen do ensinamento teórico, e a de Nitiren é a do ensinamento essencial. As duas diferem entre si tanto quanto o céu da terra. O senhor deve manter isso guardado nas profundezas da mente no momento da morte”.1

Essa doutrina dos Três Mil Mundos num Único Momento da Vida está implícita no 16o capítulo do Sutra de Lótus, “Revelação da Vida Eterna do Buda” (Juryo), e, em síntese, representa “a Possessão Mútua dos Dez Mundos e os Três Mil Mundos num Único Momento da Vida” vista como o ensinamento supremo para a consecução do estado de Buda por parte das pessoas comuns. 

Ao se analisar o conceito dos Três Mil Mundos num Único Momento da Vida, as pessoas tendem a se fixar no número “três mil”, mas a essência desse princípio, na realidade, está na Possessão Mútua dos Dez Mundos, ou seja, nos cem mundos ou estados. Por isso, Nitiren Daishonin declara: “A doutrina dos Três Mil Mundos num Único Momento da Vida inicia-se pelo conceito da Possessão Mútua dos Dez Estados”.2

A Possessão Mútua dos Dez Mundos contém os princípios da “inclusão do estado de Buda nos nove mundos” e a “inclusão dos nove mundos no estado de Buda”. Na escritura “A Seleção do Tempo”, Daishonin afirma: “E ele também expôs a doutrina de Itinen Sanzen (Três Mil Mundos num Único Momento da Vida), explanando que os nove mundos possuem o potencial para o estado de Buda, e que o estado de Buda retém os nove mundos”.3 A inclusão mútua entre os nove mundos e o estado de Buda é extremamente importante porque estabelece o meio para se atingir o estado de Buda sem deixar de ter a forma física que possui, isto é, atingir a iluminação como pessoa comum dos nove mundos. A fé na Lei Mística, assim como a oração e as ações embasadas nessa fé são a chave para transformar a condição de vida em qualquer um dos nove mundos — ou seja, sujeita aos desejos mundanos, ao carma e sofrimento — em estado de Buda. 

De forma simplificada, a palavra itinen é comumente expressa como “determinação”. A determinação de uma pessoa em um único instante é o que definirá o rumo de sua vida. Uma forte determinação, portanto, tem o poder tanto para a construção como para a destruição. Todavia, uma mente determinada ou imbuída de forte itinen difere da ideia de pensamento positivo. Para a consecução de um objetivo, por exemplo, não basta simplesmente pensar positivamente, é preciso expressar-se e agir de acordo. Dessa forma, quando uma pessoa manifesta esse tipo de determinação, todo o seu ser participa, ou seja, há uma interação entre os Dez Mundos, os Dez Fatores e os Três Domínios da Individualização. Em outras palavras, a vida é a entidade do universo e está dotada com o potencial de Buda (estado de Buda). Quando se recita o Nam-myoho-rengue-kyo ao Gohonzon para manifestar o potencial de Buda, a vida e, consequentemente, seu ambiente alcançam a iluminação.

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