marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Crônica

Feliz minuto-novo!

download do ícone
ícone de compartilhamento

18/01/2014

Feliz minuto-novo!
“Não importa ao tempo o minuto que passa, mas o minuto que vem”.

Fim de um ano, início de outro. É hora de organizar a “pastinha” com os recortes das “orientações do coração”. Nesse momento, deparo-me com um jornal Brasil Seikyo de 1o de janeiro de 2013, no qual Ikeda Sensei menciona em seu discurso justamente essa célebre frase do imortal Machado de Assis.

Essa expressão nos mostra que devemos seguir sempre em frente, buscando fazer ao máximo o que podemos e necessitamos fazer, sem jogar a responsabilidade para os outros ou para as circunstâncias presentes ou passadas, e que a verdadeira e decisiva batalha é “a partir de agora”.

E vem bem a calhar, pois iniciamos o Ano do Descortinar da Nova Era do Kossen-rufu Mundial. Para um ano ser realmente novo, é preciso ter coragem para realizar algo novo no “minuto que vem”.

É verdade que essa sentença, citada com otimismo pelo presidente Ikeda, foi extraída do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas — uma história contada pelo autor-personagem Brás Cubas que em vida fora um tanto amargurado em todos os aspectos. Já morto, narra sua trajetória de trás para a frente, sem o poder de mudar ou influenciar qualquer fato.

Mas isto não se aplica a nós, que somos praticantes do Budismo Nitiren e estamos recebendo essa nova era de esperança, incentivados pelas calorosas palavras do Sensei, em especial na Mensagem de Ano-Novo.

Neste ano novinho em folha que está bem diante de nós, devemos vencer a cada minuto, sempre com renovada disposição.

Ótimo 2014 a todos!

Mariana Ballestero Sales Vieira

Redação

Compartilhar nas