Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Proposta de Paz

Proposta de Paz: principais ideias

Rumo ao Futuro Compartilhado: Construindo uma Era de Solidariedade Humana

ícone de compartilhamento

05/05/2020

Proposta de Paz: principais ideias

Na Proposta de Paz 2020, o Dr. Daisaku Ikeda discute temas atuais com foco nas mudanças climáticas e seus impactos no ambiente, na sociedade e na economia globais, ressaltando a importância de considerar a proporção de tais efeitos também nas parcelas mais vulneráveis da população, como mulheres, idosos, crianças e pessoas com deficiência. E dá um passo além, ao analisar tais questões de uma perspectiva otimista, encarando-as como oportunidades de fazer as vozes de todos serem ouvidas e iniciar uma “era de solidariedade humana”. Para isso, ele propõe três compromissos:

1. “Não deixar ninguém para trás”: lembrar que, por trás dos números existem histórias e pessoas, e quanto mais vulneráveis elas são, mais expostas estão às mudanças climáticas e aos demais perigos e tragédias atuais.

2. “O desafio da construção”: em vez de focar apenas nos problemas e na crise, construir modelos possíveis de um futuro melhor e planejar caminhos práticos de ação conjunta para se chegar a tal futuro.

3. “Ação pelo clima liderada pelos jovens”: ao apresentar os jovens como força propulsora da época e do futuro, é reforçada a importância não só de incluí-los em todos os processos de diálogo nas Nações Unidas, mas como permitir que eles tomem a dianteira na proposição e realização de projetos locais e globais.

Além dos compromissos, o Dr. Ikeda apresenta quatro propostas concretas para a criação de uma sociedade global sustentável:

1. “Construir apoio para o TPAN”, com foco na ratificação do tratado por parte tanto dos países signatários como dos que ainda não o assinaram, para finalmente pôr um fim à era nuclear.

2. “Negociações multilaterais pelo desarmamento nuclear”, considerando a ameaça apresentada pela atual situação dos tratados em vigor e o perigo cada vez maior do uso de novas tecnologias, incluindo a inteligência artificial (IA) aliada aos arsenais nucleares.

3. “Tornando visível o invisível”, a partir da realização de fóruns que deem visibilidade a ações e vozes locais, e que levem ao estabelecimento de medidas práticas para combater cada um dos desafios atuais. Aqui, o Dr. Ikeda ressalta com ênfase ainda maior o papel crucial das mulheres, das situações normais às épocas de grandes calamidades.

4. “Educação para crianças em situação de crise”, retomando a importância de olhar para cada história por trás dos números, e assegurar, com isso, o futuro da própria humanidade.

Compartilhar nas