marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Artigos

Façam ressoar a alegre canção dos bodisatvas da terra

Orientação recente

download do ícone
ícone de compartilhamento

03/05/2021

Façam ressoar a  alegre canção dos bodisatvas da terra

Meu mestre, Josei Toda, declarou: “A razão pela qual nascemos neste mundo é para erguer altivamente o grandioso estandarte do kosen-rufu”. Essas são as palavras que encerram seu artigo intitulado O que é Convicção?, publicado na edição inaugural do Seikyo Shimbun [em 20 de abril de 1951].

Ao acreditar no potencial dos jovens, Toda sensei confiou à juventude a tarefa de preservar e defender o extraordinário estandarte da suprema convicção. Ele bradou: “Somos os bodisatvas da terra. Aparecemos neste mundo para hastear a bandeira da vitória do kosen-rufu em lugares escolhidos por nós para cumprir nossa missão de acordo com nosso juramento. Com essa convicção, podemos fazer o poder do buda surgir das profundezas da nossa vida”.

Ao recitarmos e propagarmos a Lei Mística com firme convicção em nossa missão como bodisatvas da terra, transformamos até as circunstâncias mais desanimadoras no drama da revolução humana. Independentemente dos desafios ou das adversidades que enfrentamos, podemos ultrapassá-los de forma comparável à performance de um talentoso ator.

Os locais em que você se dedica em prol do kosen-rufu foram escolhidos por você como resultado de profundas relações cármicas desde o infinito passado. Eles são o palco da realização de sua missão com base em seu juramento.

Por isso, espero que você faça de cada cena e ato em sua vida parte do desenrolar do drama da vitória, transmitindo esperança e coragem para aqueles que estão sofrendo e transformando o carma em missão.

Nichiren Daishonin estimava os locais com os quais ele possuía conexão e se importava com as pessoas de lá, acolhendo-as carinhosamente.

Em uma carta a um discípulo de Awa (atual região sul de Chiba), local de seu nascimento, Daishonin recorda-se com carinho dos habitantes da região que ele conhecia: “Jamais penso levianamente nas pessoas de minha província natal; também não deixo de me preocupar com elas, mesmo que tenham me causado sofrimento ou me tratado com crueldade”.1

Herdando esse espírito vasto e inclusivo de Nichiren Daishonin e acalentando um profundo amor por sua localidade, mestres e discípulos Soka fizeram do local em que estão o ponto primordial dos seus esforços sinceros e perseverantes para concretizar o ideal de Daishonin de “estabelecer o ensinamento para a pacificação da terra”.

Ao recitarmos firme e constantemente Nam-myoho-renge-kyo e dialogarmos desejando a profunda felicidade dos demais e um mundo pacífico para todos, criamos um porto seguro de esperança, renovação e boa sorte.

Daishonin escreve: “Onde quer que habitemos e pratiquemos o veículo único, esse lugar será a Capital da Luz Eternamente Tranquila”.2 Notem a ênfase no “onde quer que habitemos”.

Junto dos nossos companheiros de missão, continuemos a avançar alegremente, com o brilho do tempo sem início irradiando do nosso coração.

Semeando a paz da Lei Mística em nossa comunidade e ajudando outras pessoas a estabelecer uma ligação com o budismo em prol da felicidade delas, façamos ressoar a alegre canção dos bodisatvas da terra!

Lute energicamente

e triunfe alegremente,

porque tens esse poder!

Construa uma solidariedade invencível

no local de missão escolhido.

Notas:

1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Brasil Seikyo, v. I, p. 691, 2020.

2. Ibidem, p. 330.

Compartilhar nas